quarta-feira, 10 de junho de 2009

USP Invadida: Brutalidade Policial [2] [Update]

Pin It

Mais uma depoimento de quem esteve lá, com vários links de referência (recebido por e-mail):

"Olá,


Peço que percam o tempo de vocês vendo cada uma dessas coisas.
Eu estava lá, mas não me machuquei. Já o Bruno está com um pequeno hematoma na perna, estilhaço de uma granada de borracha, que eles insistem em chamar de bomba de efeito MORAL.
Recolhemos estilhaços da granada, vou fotografá-los e mando em seguida.


Não consegui tirar fotos na hora do confronto (tirei muitas antes e algumas depois; em breve estarão todas aqui: http://www.picasa.google.com.br/uspsitiada), porque evidentemente estava assustada e tentando me proteger.


Outras pessoas, porém, fotografaram; para ver, cliquem nesses dois links abaixo.
http://midiaindependente.org/pt/blue/2009/06/448626.shtml
http://midiaindependente.org/pt/blue/2009/06/448641.shtml


Abaixo, há dois vídeos da Globo. O que os apresentadores dizem é criminoso, pra sustentar sua posição contrária a nós e favorável à polícia, eles mentem mesmo, dão informações factuais erradas (explico pra vocês depois). Mas mesmo assim, VALE VER, porque tem imagens aéreas.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1055012-7823-PROTESTO+NA+USP+PROFESSORES+ESTUDANTES+E+FUNCIONARIOS+ENFRENTAM+POLICIA,00.html


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1055244-7823-SEGURANCA+E+REFORCADA+DA+USP,00.html


Aqui, um vídeo feito por algum estudante, mostra bem a coisa toda.
http://www.youtube.com/watch?v=SF71x_cMWy0


Aqui, um vídeo feito DE DENTRO DO PRÉDIO DA FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA. Vejam que eles jogaram as bombas na entrada do prédio e o gás lacrimogênio entrou; muitas pessoas passaram mal. Inalei bastante gás nessa hora (e em outras também), mas estou bem. Nessa hora também, nossos professores estavam com a gente; alguns desceram pra tentar conversar com os policiais, que jogaram granadas nos pés deles; uma funcionária que também tentou recebeu spray de pimenta no rosto.


http://www.youtube.com/watch?v=deUf8An9Q1o


A Folha de S.Paulo fez a cobertura mais decente que li até agora -- um fotógrafo deles fotografou um estudante apanhando com cassetete e também ele levou porrada:


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200901.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200902.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200903.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200904.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200905.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200906.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1006200907.htm


POR FAVOR ENCAMINHEM PRA SUAS LISTAS DE E-MAIL.
O que fizeram ontem na USP é inadmissível, trataram quem luta pela universidade pública como criminosos. Estamos todos desolados, mas os fascistas NÃO PASSARÃO!


Beijos,
--
Daniela Alarcon!"

--------------------------------------------

Do blog do professor Hariovaldo Prado:

Debelado foco guerrilheiro na USP

Em primeiro plano: guerrilheiro comunista se prepara para desferir um ataque cruel contra os soldados da Força Pública.

Em primeiro plano: guerrilheiro comunista se prepara para desferir um ataque cruel contra os soldados.

A Força Pública de São Paulo em um ato de bravura e dedicação ímpar a Pátria, venceu com brilhantismo e galhardia a feroz batalha contra os guerrilheiros comunistas que haviam tomado de assalto a USP e lá estabelecido um núcleo guerrilheiro em pleno território da prosperidade e do altivo progresso econômico que é essa verdadeira Suíça brasileira.

Combatente comunista desfere cabeçadas covardemente contras as mãos do soldado quase lhe causando fraturas no pulso.

Combatente comunista desferindo cabeçadas covardemente contra as mãos dos soldados quase lhes causando fraturas no pulso.

A ação comunista começou quando um grupo de guerrilheiros fortemente armados tentou emboscar alguns soldados que apesar de estarem em menor número resistiram bravamente, impondo forte baixas aos inimigos vermelhos.

Guerrilheiro armado com um caderno recheado de explosivo plástico se prepara para atirá-la nos PMs.

Guerrilheiro pesadamente armado com um caderno recheado de explosivo plástico se prepara para atirá-lo nos PMs.

Logo, voluntários patriotas da Força Pública que defende São Paulo cerraram fileiras na luta contra os combatentes marxistas e mesmo com seu armamento modesto, mas com muita bravura, fora derrotando pouco a pouco os subversivos e graças a sagacidade de seus comandantes, os policiais lograram êxito em capturar um dos líderes de guerrilha, elemento extremamente perigoso.

Um dos princípais líderes da guerrilha capturado pelas forças de segurança sendo levado para interrogatório.

Um dos principais líderes da guerrilha capturado pelas forças de seguranças sendo levado para interrogatório. A CIA já enviou um representante para obter mais informações sobre o grupo.

Com muita tenacidade, os representantes da Lei e da Ordem, foram conseguindo virar o jogo, apesar de terem começado o combate em situação inferior.

Já desesperados, os comunistas atiraram flores envenenadas na tentativa de matarem os soldados de alergia ou choque anafilático.

Desesperados, os comunistas arremessavam flores envenenadas na tentativa de matarem os soldados de alergia ou choque anafilático.

Já em fuga, os combatentes ilegais marxistas tentaram se refugiar na FFLCH mas foram sitiados e derrotados e o triunfo coube aos leais defensores dos homens bons aos quais parabenizamos e emocionados agradecemos.

Além de perigosos os comunistas são mal educados e soltavam pum em grande quantidades obrigando os soldados e espargirem Bom Ar no ambiente para poderem respirar.

Além de perigosos os comunistas eram mal educados e soltavam pum em grande quantidades obrigando os soldados e espargirem Bom Ar no ambiente para poderem respirar melhor.

Avantes irmãos soldados do bem com fé suprema em São Serapião, aqui não há quem vos derrote e nem quem desafie vossa galhardia! Alvíssaras!!!

--------------------------

Update:

Via UOL, professores exigem a saída da Reitora da USP!

Professores da USP pedem saída da reitora

Ana Okada
Em São Paulo
A assembleia de professores da USP (Universidade de São Paulo) decidiu, no início da tarde desta quarta-feira (10), pedir a saída da reitora da instituição, Suely Vilela. A medida ocorre um dia após o conflito da PM (Polícia Militar) com estudantes, funcionários e professores.

A assessoria de imprensa da universidade informou que a reitora não se manifestou sobre o assunto. Até o momento, apesar de pedidos do UOL Educação, a reitora não concedeu entrevistas.

A Adusp (Associação dos Docentes da USP) ainda deixou em aberto a reivindicação da saída da equipe de Suely Vilela. Outra reunião, a ser realizada na segunda-feira (15), às 16h, deverá definir a questão.

Além da saída da reitora, os cerca de 200 docentes presentes na assembleia no prédio da Faculdade de História e Geografia decidiram manter a greve, iniciada no dia 5 de junho; e exigiram a retirada imediata da PM no campus.

A nova pauta de reivindicações dos docentes da USP inclui também:
  • reabertura de negociações do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) com o Fórum das Seis - entidade que congrega funcionários e professores da USP, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);
  • instituição de uma estatuinte livre, democrática e soberana;
  • eleições diretas para reitor na USP;
  • revogação da deliberação do Conselho Universitário que autoriza a reitoria a chamar a PM em casos de piquetes e ocupações.


  • "Neonazismo" na USPFalas de professores criticaram a omissão de colegas e alunos sobre o conflito ocorrido nesta terça-feira (9). "O mais chocante foi voltar para a letras e ver os professores aplicando provas. Não chamo de conservadores, chamo de nazistas. Neonazistas aqui não", disse a docente da letras Adma Fadul Muhana.

    Outro professor, da EACH (Escola de Artes e Ciências Humanas), Pablo Ortellado, afirmou: "O que é mais chocante, era ver que, enquanto manifestantes levavam bombas, havia gente fazendo cooper e alunos fazendo atividades de aula", disse.




    ------