sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DENÚNCIA: Campanha difamatória anti-PT da Prefeitura de São Paulo

Pin It
Chegou até minhas mãos um clipping de notícias de circulação restrita aos funcionários da SEHAB, a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo.

Até aí nada demais. Mas uma leitura rápida nas manchetes selecionadas pela "equipe de comunicação" são de assustar. São simplesmente absurdas e denunciam um criminoso uso da máquina pública para fazer propaganda negativa contra a campanha de Dilma e ajudar a campanha do Serra.

Não surpreende que o prefeito, logo, o responsável direto pela SEHAB, seja Gilberto Kassab, poste de Serra.

Vejam o início do clipping, o que foi selecionado para a leitura dos funcionários subordinados ao prefeito do DEMO:
Fácil verificar que a seleção de notícias privilegiou as denúncias de fraude na Receita, com o claro objetivo de atingir a candidatura petista.

Alguns poderiam dizer que não passa de conspiração, que as notícias foram escolhidas por serem teoricamente relevantes e, efetivamente, as manchetes dos jornais do dia. E eu até estaria inclinado a concordar se este informe, da SEHAB, não estivesse também sendo distribuído entre os funcionários da COHAB, um outro órgão que, antes, não o receberia.

Deixemos as coisas mais claras: Um informe exclusivo para funcionários da SEHAB passou a ser distribuído - por e-mail - também entre os funcionários da COHAB exatamente quando as principais manchetes buscam difamar a candidatura de oposição ao da prefeitura e governo paulista.

Não é preciso fazer um grande exercício mental para notar que 2+2 são 4 e que aí tem coisa.

Segundo minha fonte, os clippings da SEHAB ficavam disponíveis na Intranet, mas passaram a ser enviados por e-mail aos funcionários da COHAB na época eleitoral  (o modelo acima teria sido o segundo enviado). 
Pior ainda, os clippings antigos não tinham as "capas, manchetes" dos jornais, apenas matérias relevantes à SEHAB, mas agora colocam em destaque o caso da filha do Serra e toda esta palhaçada em torno da suposta quebra de sigilo.

O modelo tradicional é o de clippings relacionados à questão de habitação, mas agora notícias relacionadas ao sigilo e à assuntos pertinentes ao Serra estão invadindo o espaço.

A crítica ao aparelhamento da COHAB também constava da denúncia que recebi. O que não é de surpreender. Desde o fim do governo Marta que a COHAB se tornou quase inútil e que os movimentos sociais se tornaram não gratos na instituição. Perderam totalmente o espaço à medida em que o PSDB/DEM foi aparelhando suas estruturas. Não que não houvesse algum aparelhamento antes, mas a coisa tomou proporções dantescas.

No dia 8 de setembro, chegou até mim outro dos clippings suspeitos:
Seleção feita a dedo das manchetes mais interessantes para fazer o máximo de propaganda anti-PT possível.

Novamente, a grande questão aqui não é a simples escolha das manchetes, dos jornais mais interessados em difamar o PT, mas no fato de que a COHAB NUNCA recebia estes informes por e-mail - estavam só disponíveis na intranet - e, além disso, que o clipping costumava se limitar às notícias relevantes para a área e não contava com uma seção para capas de jornais da forma como existe hoje.
------