segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nassif, Feminazis, Nassifetes e o limite da responsabilidade

Pin It
Estourou, no Twitter e na blogosfera, uma polêmica em torno do uso do termo "Feminazi" para designar feministas radicais e impossíveis de lidar.

Barbara O. do Blog Paisagem Estripada fala sobre o começo da crise:
Anteontem, coincidência ou não, irrompeu entre mim e o André (apenas assim) uma longa discussão sobre o termo 'feminazi' no blog do Nassif. Durante a minha ausência umas tantas mulheres e alguns homens vieram ao meu socorro, outros tantos se posicionaram a favor do André, e portanto deste malfadado termo. O que pode ser conferido aqui .

Coincidência mesmo, meu namorado e eu ontem traduzimos um texto em inglês escrito por Assange poucas horas antes de sua prisão, com o intuito de divulgar no blog do Nassif as idéias desta figura que agora acompanhamos com muito interesse, e eu em particular, já que sou crítica aos abusos das grandes máquinas estatais, que não cansam de matar milhares em nome de interesses duvidosos. O texto pode ser lido aqui

Coincidência ou não, hoje vem à tona (pelo menos para meu conhecimento, e dos leitores do blog do NAssif), o conteúdo das acusações das duas mulheres suecas contra Assange. Gostaria de lembrar que, mesmo que Che Guevara, Zapatero, Lula ou insira aqui o nome que você acredita poderia ser considerado um ícone da esquerda, fosse de fato responsável por um crime contra a mulher, eu jamais hesitaria em condená-lo pelo que ele realmente fez. No caso que envolve Assange e as suecas, aparentemente a questão está sendo usada para incriminar o fundador do Wikileaks.
O post que causou a crise é este aqui, "o poder das mulheres. Vejam um pedaço da pérola:

Minha cara, meu medo em relação às feminazis (sempre lembrando que este é apenas e tão somente um termo que ganhou popularidade por sua eficiência em resumir feministas radicais) é justamente pelo fato de elas me verem como um inimigo a ser exterminado, sendo que nada fiz a elas para merecer isso (ainda que elas me achem um estuprador e todo aquele blablablá que conhecemos). Não somente eu, mas qualquer homem é visto por elas como algo a ser exterminado e que só não o fazem porque não lhes foi dado poder substancial para irem adiante em seus propósitos.
A Cynthia Semíramis e a Lola Aronovith responderam à altura. A Semíramis definiu o termo Feminazi e a Lola disse:
Não sei como o Nassif foi publicar o post de um rapaz que defende o uso do termo feminazi (aliás, tenho uma vaga ideia de que sei, sim. Todos eles quando falam de feminismo derrapam feio, não sabem do que estão falando, e obviamente não demonstram nenhuma vontade de aprender.
A Semíramis, ainda, reuniu uma série de tuítes ofensivos e jocosos do Nassif, que não via problema algum na história toda.
 No Twitter a reação foi imensa. A tag #FeministaSimFeminaziNao foi  usada durante toda a crise que, aparentemente, o Nassif tem intenção de ampliar. Gosta de polêmica, só pode.

Nassif diz  que não publicou, foi um(a) ajudante. Tudo bem, mas então porque não criticar o post, não pedir desculpas? O blog é do Nassif, a responsabilidade é dele.


Enquanto todos esperavam que, passado um dia, ele iria se desculpar, que nada! Mais ataques!
O problema é que, devido às corridas da semana, não tive oportunidade de ler os comentários. Tivesse lido e captado o potencial ofensivo do termo, certamente publicaria um comentário se contrapondo ao seu uso.
Três dias depois, pelo Twitter, em vez de um alerta civilizado sobre o post, passei a sofrer patrulhamento de algumas feministas.
Ele se faz de vítima.

De quebra, logo depois, publicou post, de autoria de Elizeth Franco - mais uma Nassifete, penso - criticando mais uma vez as feministas, dizendo que se dividem em "facções", como criminosos e descendo lenha na Marcha Mundial das Mulheres.

Eis o que comentei no post:

Impressionante... Não satisfeito em permitir a disseminação do preconceito ao liberar post sobre "Feminazis", fez uma mea culpa ridícula, se colocando como vítima. Não importa que importantes feministas tenham criticado sua atitude, tenham dado as razões pelas quais "Feminazi" é ofensivo...
É o dono da verdade. Que provavelmente também censurará este meu post, como já fez antes, como vem bloqueando quem discorda no Twitter... É mesmo um democrata!
Não satisfeito, ainda começou uma cruzada contra as feministas, usando Nassifetes para atacar a Marcha Mundial!
A busca pelo ibope parece ter inebriado. Coisa mais ridícula e lamentável!
Se censurar o comentário, não será a primeira vez.

Há algum tempo o mesmo Nassif publicou post rasgando seda para o Romeu Tuma, que finalmente havia morrido e ido abraçar o capeta. Comentei no blog da figura, discordando de seus argumentos e não só fui censurado como ridicularizado depois.

É o modus operandi de um "progressista" que comparte mais semelhanças com o progressismo (sic) do PP do que o dos Blogueiros em geral. E tem que ache lindo, quem queira colocar panos quentes...  Qual é o limite?

Aliás, apenas pra encerrar, direita tem TODO espaço que ela "precisa" no PIG. Tem Folha, Estadão, Globo e por aí vai, todos os grandes meios de comunicação. Não precisa de espaço em blogs de esquerda, nos únicos polos de resistência. Se a desculpa do Nassif pra publicar posts fascistas e preconceituosos é a de "dar espaço", então só posso lamentar.
A direita agora tem TODA a mídia e também alguns blogs ditos progressistas....

Alguns tuítes relevantes ao debate:





------