tag:blogger.com,1999:blog-9061421563479394568.post7626761517912525072..comments2023-10-14T12:11:27.808-03:00Comments on Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian: A Apartheid do Futebol e a TV por AsssinaturaRaphael Tsavkko Garciahttp://www.blogger.com/profile/03874671400132156374noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-9061421563479394568.post-61180076149841854582009-10-23T15:37:01.686-02:002009-10-23T15:37:01.686-02:00Adamatti, quanto tempo!=)
Em parte o consumismo é...Adamatti, quanto tempo!=)<br /><br />Em parte o consumismo é propagado pela própria classe média, ela não apenas sofre a lavagem cerebral como também a reproduz. E, não nos esqueçamos, a elite é a responsável pelo direcionamento, veja que marquei bem a diferença entre a elite pura e a classe média. A elite que domina os meios de comunicação é a criadora desses ideáis e padrões de consumo absurdos, prontamente absorvidos pela classe média em geral que quer se diferenciar dos pobres - muitas vezes da classe de onde saiu e não quer mais voltar.<br /><br />MAs sua análise está perfeita, existe realmente a situação do refém e de propagandas irreais e consumismo desenfreado.<br /><br />Meu caso, assino a TTD da Telecômica, eu não assisto a nenhum canal do plano básico praticamente, mas sou obrigado a tê-lo, já para ter acesso à TeleSur e BBC, os canais que mais assisto, tenho que ter outro pacote mais caro, para assistir a filmes é outro parto e por aí vai... PAgamos pelo que não queremos e muito caro pelo que queremos.Raphael Tsavkko Garciahttps://www.blogger.com/profile/03874671400132156374noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9061421563479394568.post-74664113635974814172009-10-23T15:12:48.234-02:002009-10-23T15:12:48.234-02:00Meu amigo Garcia, gostei muito do que você disse. ...Meu amigo Garcia, gostei muito do que você disse. Entretanto a culpa do consumismo em nossa sociedade não é da Classe Média e sim daqueles que controlam a mídia e dos publicitários. O mundo que vemos nas propagandas é irreal e estimula o consumo absurdo de coisas sem utilidade real ou conforto garantido, onde uma marca vale muito mais do que um tecido ou fabricação de boa qualidade. A Classe Média, assim como a Classe Trabalhadora é refém deste comportamento imposto pela mídia em novelas, filmes, sitcoms e propagandas nacionais, seguindo um modelo que existe de forma muito mais moderada lá fora do que aqui. Finalmente, sua opinião toca em um ponto interessante sobre programação segmentada para certos nichos da sociedade que existe na TV paga. Eu por exemplo só porque quero assistir um único canal de ficção científica sou obrigado a ter o plano de assinatura mais caro para tê-lo, e isso tanto na NET como na SKY, sem outras alternativas. Um conteúdo tão específico que não justifica ir para TV aberta, mas não tão valioso para custar tão caro. E como o futebol tem um público fiel, apesar de bem menor, em todas as classes sociais.Jorge Adamattihttp://twitter.com/jorgeadamattinoreply@blogger.com