Blog de comentários sobre política, relações internacionais, direitos humanos, nacionalismo basco e divagações em geral... Nome descaradamente baseado no The Angry Arab
quinta-feira, 26 de março de 2009
Autodeterminação de Papua Ocidental
A Indonésia de novo sofre com movimentos de autodeterminação em territórios ocupados por lea, antes era o Timor, agora é Papua Ocidental (ou Nova Guiné Ocidental), região ocupada pela Indonésia desde 1963.
Milhares de Papuas foram às ruas protestar e exigir um referendo pela independência da região, em uma demonstração que coincidiu com o retorno, depois de 40 anos, do líder independentista e fundador do Movimento Papua Livre (Organisasi Papua Merdeka), Nicholas Jouwe, de 85 anos, 40 destes exilado de Papua Ocidental na Holanda.
Acredita-se que a volta de Jouwe abra uma nova frente de negociação entre os Independentistas e o governo da Indonésia que, ainda hoje, prende todo e qualquer manifestante que levante a bandeira estrelada de Papua.
O govenro indonésio espera que a solução para Papua seja a mesma de Aceh, onde os guerrilheiros depuseram suas armas e entrarma em acordo com a Indonésia logo depois do Tsunami que matou milhares de pessoas na região.
Ataques contra policiais e o exército na região são constantes desde que, em 1969, em uma votação fraudada pela Indonésia, a região, através de seus líderes, "aprovou" sua submissão ao governo de Jakarta.
Jouwe, de chapéu, chegando a Papua Ocidental
------
Marcadores:
Independência,
indonésia,
Nacionalismo,
Papua Ocidental,
Política
Autodeterminação de Papua Ocidental
2009-03-26T20:45:00-03:00
Raphael Tsavkko Garcia
Independência|indonésia|Nacionalismo|Papua Ocidental|Política|
Assinar:
Postar comentários (Atom)