quinta-feira, 26 de março de 2009

Autodeterminação de Papua Ocidental

Pin It

A Indonésia de novo sofre com movimentos de autodeterminação em territórios ocupados por lea, antes era o Timor, agora é Papua Ocidental (ou Nova Guiné Ocidental), região ocupada pela Indonésia desde 1963.

Milhares de Papuas foram às ruas protestar e exigir um referendo pela independência da região, em uma demonstração que coincidiu com o retorno, depois de 40 anos, do líder independentista e fundador do Movimento Papua Livre (Organisasi Papua Merdeka), Nicholas Jouwe, de 85 anos, 40 destes exilado de Papua Ocidental na Holanda.

Acredita-se que a volta de Jouwe abra uma nova frente de negociação entre os Independentistas e o governo da Indonésia que, ainda hoje, prende todo e qualquer manifestante que levante a bandeira estrelada de Papua.

O govenro indonésio espera que a solução para Papua seja a mesma de Aceh, onde os guerrilheiros depuseram suas armas e entrarma em acordo com a Indonésia logo depois do Tsunami que matou milhares de pessoas na região.

Ataques contra policiais e o exército na região são constantes desde que, em 1969, em uma votação fraudada pela Indonésia, a região, através de seus líderes, "aprovou" sua submissão ao governo de Jakarta.


Jouwe, de chapéu, chegando a Papua Ocidental
------