segunda-feira, 16 de março de 2009

Golpe de Estado em curso?

Pin It
Aparentemente os militares de Madagascar resolveram se voltar contra seu presidente, Rovalomanana teve seu palácio invadido e, até o que se sabe, fugiu para outro palácio e ainda é, em teoria o presidente.

Tanques estão nas ruas e o exército declarou apoio ao opositor Rajoelina em 99%!

""Estamos aquí por los malgaches. Si Andry Rajoelina puede resolver los problemas, lo respaldamos", ha dicho Andre Ndriarijaona, líder de una revuelta que la semana pasada destronó al antiguo jefe del Ejército para ocupar su lugar."

Fonte: El País

A União Européia afirmam que não vai reconhecer um novo governo imposto pela força das armas.

Convenhamos, sabemos que isso é balela. Caso o novo presidente assuma - e vale lembrar que será preciso mudar a constituição de Madagascar pois Rajoelina não tem a idade necessária apra assumir o cargo, que é de 40 anos - e resolva vender terra, riquezas e empresas para o estrangeiro os países da Europa e África vão adorar e fingir que todo o processo foi democrático.

Já a União Africana condenou o Golpe de Estado em curso

Video de tanques nas ruas.

Rovalomanana afirma que continuará em Madagascar e lutará.

Mas o mais provável é que junte suas trouxas e migre para algum paísque lhe dê asilo e viva até o fim de sua vida com as riquezas que acumulou, como todo "presidente" africano costuma fazer ao ser derrubado.

Vale um resumo da situação: Um país que, por aqui no Brasil, só se conehce através de uma marchinha de carnaval, enfrenta uma crise, que é comum a todo e qualquer país da África.

Após conflitos, exército matando civis e batalhas nas ruas, o exército pensou melhor e resolveu mudar de lado. Depôs - ou está no processo - o presidente e agora é esperar para ver se vai ser formada uma junta militar ou se Rajoelina, o opositor, vai assumir com o apoio do exército e estuprando a cosntituição do país que, em se falando de áfrica, vai virar papel higiênico.
------