terça-feira, 14 de abril de 2009

Campeonatos estaduais

Pin It
Lendo o excelente Futebol e Negócios, blog do meu ex-colega de trabalho Marcos Silveira, tive a idéia para um artigo que postei nos comentários do F&N e o reproduzo aqui.

F&N quer saber: Campeonatos Estaduais:

Os Campeonatos Estaduais chegam à reta final e vários clubes já pensam na primeira taça do ano. Mas o troféu que um dia já foi questão de honra hoje está longe de ser uma unanimidade para o torcedor. Pra muita gente, na verdade, os estaduais só se tornam interessantes agora, nas fases decisivas.

Aproveitando o momento, o F&N quer saber: O que você acha dos Campeonatos Estaduais?

Algumas respostas são até parecidas, mas preferi deixar um número maior de opções para nossos leitores. Escolha a que tem mais a ver com sua opinião e deixe um comentário para nos ajudar no debate. A enquete ficará disponível por duas semanas.

-----

As opções da enquete era:

O que você acha dos Campeonatos Estaduais?










----------

Meu comentário/artigo:

"Em minha opinião, depende.

De que estaduais estamos falando?

Comecemos por cima (geograficamente falando):

Norte do país, estados como Rondônia, Roraima, Acre (que existe sim), Amazonas e descendo por Mato Grosso, Mato-Grosso do Sul, Tocantins e até o Nordeste com Alagoas, Sergipe e etc…

O que seria dos clubes desses estados, com raríssimas exceções, se não existissem os estaduais? Os estaduais são praticamente a única coisa que disputam, não tem tradição em nível nacional.

Indo agora para os mais famosos, Pernambuco, Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e afins:

Aí complica. Se por um lado o campeonato acaba sendo um peso no calendário para time como Vasco, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Sport e etc, por outro o que seria do Ameriquinha, do Volta Redonda, do Juventus, Malutron, Joinville, Hermann Eichinger (nem a pau eu acertei esse nome) e tantos outros?

Analisando as possibilidades uma a uma:

Um grande barato!

Concordo em parte. Eu particularmente adoro os estaduais. É a oportunidade de reavivar velhas rivalidades, de poder reeditar jogos históricos que de outra maneira seriam impossíveis
mas, por outro lado, incha o calendário, traz uma pressão imensa num início de temporada e etc….

Importante pela tradição/rivalidade

Para mim o ponto central. Se ainda sobrevivem - da mesma forma que o Rio-São Paulo sobreviveu por tanto tempo - é pela tradição e rivalidade.

Um jogo qualquer de brasileiro entre Vasco e Flamengo não é o mesmo que um jogo desses no Carioca, imaginem uma final! É tradição.

Até um jogo entre América e Fluminense nos traz lembranças. Foi através desses campeonatos que nasceu o futebol por aqui, não dá pra pensar em extinguir.

Obstáculo ao calendário

Em parte, sim mas não necessariamente pelo campeonato e mais pela desorganização da CBF e federações (para dizer o mínimo). O obstáculo maior, na verdade, é ao condicionamento físico do jogador, se os primeiros jogos são bons para entrosar, os últimos acabam esgotando o jogador para o nacional.

Mal Necessário

Até hoje, sim. E espero que por muito tempo!=) Retorno ao meu primeiro ponto, para os pequenos é necessário e imprescindível. Para os grandes, é saber aproveitar.

Falando em aproveitar, explico: Aproveitar para ganhar ritmo de jogo, um entrosamento de luxo e, dependendo de como o time encare o campeonato, pode ser um treinamento não tão “esgotante”. Claro, a tradição pesa mas ainda assim, com parcimônia é possível tornar agradável um campeonato estadual.

Uma pré-temporada para o Brasileiro.

O que eu disse acima se aplica, dependendo de como o clube encare, é sim uma pré-temporada de luxo. Mas isto para os grandes, para os pequenos é quase toda sua temporada.

Uma Ilusão

Claro, para grandes e pequenos. Sempre é bom sonhar e para os que disputam o brasileiro, seja de que divisão for, é uma boa maneira de se despertar da ilusão (ou cair nela) antes do Brasileiro.

Única chance de gritar “Campeão”.

O mesmo que o item anterior. Para a franca maioria é a única maneira de gritar em um campeonato relevante.

Deveriam ser mais curtos.

Depende. Qual a vantagem de encurtar o Acreanão 2009? Ou o Tocantinão 2009? Já reduzir o Carioca não seria ruim (para os grandes).

Não servem para nada.

Única opção que discordo totalmente. Servem. São tradicionais, são divertidos, são uma maneira de gritar “é campeão”, dão status, tem rivalidade, servem como pré-temporada e etc… Todas as anteriores desautorizam (?) a última opção."

------