sábado, 23 de maio de 2009

A ONU demonstra sua inutilidade

Pin It
A ONU demonstra não ter qualquer relevância. Depois de anos de genocídio ela resolveu se mexer tardiamente para tentar evitar mais matanças contra o povo Tâmil. Tarde demais. A guerra acabou - ou ao menos uma de suas etapas - e a LTTE foi massacrada.

China e Rússia, com sérios problemas internos se opuseram a quelquer resolução e a ONU, como sempre, ficou parada, nos lembrando de sua façta de ação durante o genocídio de Ruanda, Darfur, Tibet, Xinjiang e etc...

"Embora as autoridades tenham prometido devolver os civis a seus lugares de origem antes do fim do ano, as organizações de ajuda denunciam que não têm livre acesso às instalações, chamadas pelos rebeldes tâmeis de "campos de concentração"."
Isso nes lembra Israel e o tratamento dado aos Palestinos... Em ambos os casos a ação da ONU se limita a pedir, reclamar (quando muito) e se mostrar preocupada.
"Até agora, as agências da ONU reclamavam que o Governo cingalês vinha impedindo a oferta de ajuda e socorro nos campos, o que faz alguns setores temerem pelo bem-estar dos deslocados, sobretudo porque mais de 6,5 mil morreram em combates desde janeiro deste ano."
Não só negam ajuda aos refugiados Tâmil como permitem o sequestro de crianças, na verdade, não me surpreenderia se encorajassem.

Ban pede diálgo reconciliatório entre tâmeis e governo


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou neste sábado um campo de deslocados no Sri Lanka, onde fez um apelo à reconciliação nacional após a vitória do Governo sobre a guerrilha tâmil.

Acompanhado do ministro de Assuntos Exteriores, Rohitha Bogogallama, Ban visitou durante uma hora e meia o campo de deslocados de Manik Farm, na província de Vavuniya (norte).

Depois, o diplomata sobrevoou de helicóptero as regiões do nordeste mais afetadas pelos combates das últimas semanas, podendo ver de perto as condições de parte dos 300 mil civis que, segundo a ONU, estão alocados nos campos do Governo.

Embora as autoridades tenham prometido devolver os civis a seus lugares de origem antes do fim do ano, as organizações de ajuda denunciam que não têm livre acesso às instalações, chamadas pelos rebeldes tâmeis de "campos de concentração".

Desde a noite de ontem no Sri Lanka, o secretário-geral da ONU viajou ao país para pedir ao presidente Mahinda Rajapaksa que inicie um processo de diálogo, acomodação e reconciliação com a minoria tâmil.

E parte dessa estratégia, segundo o diplomata, passa por acelerar o retorno dos deslocados a suas casas, que ficam localizadas nas áreas em que a etnia tâmil tinha mais presença e onde a guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE, em inglês) era mais ativa.

Até agora, as agências da ONU reclamavam que o Governo cingalês vinha impedindo a oferta de ajuda e socorro nos campos, o que faz alguns setores temerem pelo bem-estar dos deslocados, sobretudo porque mais de 6,5 mil morreram em combates desde janeiro deste ano.

"Agora que as longas décadas de conflito terminaram, é hora de os cingaleses curarem as feridas e se unirem, sem se importarem com a identidade étnica ou religiosa" uns dos outros, afirmou Ban numa nota divulgada assim que chegou à ilha.

No comunicado, o secretário, que ainda hoje deixa o país, fala sobre a necessidade de as agências da ONU terem livre acesso aos campos para atender às "urgentes necessidades humanitárias" dos deslocados.

Mas a grande dúvida está em saber se o Governo do Sri Lanka dará os passos prometidos para integrar ao país a minoria tâmil após décadas de luta insurgente e de discriminação por parte da dominante etnia cingalesa.

"Pedirei ao Governo e a todos os elementos da sociedade que tomem passos poderosos e imediatos para um processo de diálogo, acomodação e reconciliação. As velhas inimizades devem ser superadas", disse Ban no comunicado.

"O mundo estará vigilante", acrescenta o texto, que lembra a promessa de Rajapaksa feita no Parlamento de defender direitos iguais para todos.

Rajapaksa garantiu à minoria tâmil que a vitória militar não acarretaria em discriminações. Mas isso não impediu que o escritório da ONU para os Direitos Humanos tenha pedido uma investigação para determinar se o Exército cometeu crimes de guerra.

A ONU estima que 6,5 mil civis morreram em combates desde janeiro, mas esse número não inclui as vítimas do confronto final, travado nas últimas semanas numa pequena faixa litorânea, onde dezenas de milhares de civis eram usados como escudos.

"Alguns (em referência a outros Estados) estão ameaçando me levar para os tribunais internacionais. Mas não me importo de ir à forca tendo derrotado os piores terroristas do mundo", disse Rajapaksa num discurso público feito neste sábado.

No começo da semana, o Exército cingalês aniquilou a cúpula da guerrilha tâmil e deu por terminada o conflito, surgido em 1983.

Embora as tropas tenham publicado imagens do suposto cadáver do líder dos tâmeis, Vellupillai Prabhakaran, os guerrilheiros dizem que ele continua vivo, embora não tenham apresentado prova disso.

O chefe do Exército cingalês, Sarath Fonseka, afirmou que o corpo do líder rebelde foi incinerado e suas cinzas jogadas no ar.

"Estamos num momento definitório da história do Sri Lanka. Um longo e terrível conflito terminou. Agora é hora de a nação se unir para construir uma paz justa e duradoura", disse Ban ao chegar ao país.

-----------------------

Do outro lado, os remanescentes da LTTE desmentem as informações do govenro Cingalês (e as imagens e vídeos que mostrei aqui), de que seu líde,r Velupillai Prabhakaran, esteja morto. O governo não ajudou muito ao alegar que incinerou o corpo do líder rebelde, impossibilitando qualquer identificação por parte de observadores independentes.

Guerrilha volta a desmentir morte de líder tâmil

A guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) voltou a desmentir a morte de seu líder, Vellupillai Prabhakaran, na ofensiva final do Exército do Sri Lanka que, na segunda-feira passada, destruiu a cúpula da organização.

"Nosso amado líder está vivo", assegurou ao site Tamilnet o chefe do secretariado internacional do Serviço de Inteligência dos LTTE, Arivazhakan, que qualificou a notícia como "rumores inventados".

"Esses rumores foram inventados para confundir a comunidade tâmil mundial, que expressou seu apoio à libertação da pátria tâmil", acrescentou.

Os LTTE já tinham negado as primeiras informações do governo cingalês sobre a morte de Prabhakaran, mas ficaram em silêncio desde que o Exército divulgou imagens do suposto corpo de Prabhakaran, acompanhado de documentos de identidade.

Segundo Arivazhakan, a cúpula dirigente dos LTTE voltarão a se conectar com seu "povo em um momento apropriado". De acordo com a versão militar, o corpo de Prabhakaran apareceu no lago de Nanthikadal, onde as tropas frustraram na segunda-feira uma última tentativa dos guerrilheiros de escapar do cerco que sofriam e aniquilaram a cúpula rebelde.

O anúncio oficial de sua morte gerou várias teorias entre os simpatizantes dos LTTE, que discutem a veracidade do vídeo.




------