sexta-feira, 1 de maio de 2009

Rússia se move no Cáucaso

Pin It
Quando a Rússia apoiou as independências de Abkházia e Ossétia do Sul, o "temor" mundial era a de que este apóio Russo às independências das duas repúblicas rebeldes teria, por trás, a intenção de anexá-las quando a poeira baixasse.
Rússia assume controle de fronteiras rebeldes da Geórgia

Abkházia e Ossétia do Sul concedem autonomia ao Exército russo uma semana antes de exercícios da Otan

Aparentemente os temores vem se mostrando mais reais. Além da ajuda imensa já dada às Repúblicas, agora a defesa destas regiões será feita pela Rússia e onde estiverem os Russos nenhuma autoridade Abkházia ou Osseta poderá intervir. Serão enclaves Russos reconhecidos pelas Repúblicas.

Vale lembrar que a independência das regiões foi precipitada pela ação inconsequente de Saakashvili, Premier da Geórgia, que, acreditando ter apoio total da OTAN, invadiu a Ossétia, de maioria Osseta e Russa. Os Russos, obviamente, impuseram sua força, tanto pelo ataquè à sua população, quanto como uma demonstração de força contra OTAN e Geórgia, a quem os Russos consideram um irmão menor que precisa ser "corrigido".

A Rússia reconhece a Abkházia e Ossétia do Sul como independentes. Nas duas regiões serão criados diferentes departamentos de fronteiras russos não subordinados às autoridades locais, que gozarão de total imunidade administrativa e civil e estarão isentos de impostos, segundo as agências russas.

A Rússia reconhece a independência, PORÉM, onde estiverem os russos, o território e russo.

Não será surpresa que, ao fim dos 5 anos de contrato de vigência desta iniciativa, Ossétia do Sul e Abkházia sejam formalmente anexadas à Federação Russa.

A Rússia enfrenta inúmeros protestos internos (Tatarstão, Bashkortostão) e algumas tentativas sangrentas de independência, especialmente no Cáucaso (Chechênia, Ingushétia, Daguestão), seria quase temerário defender, incondicionalmente, a independência de duas Repúblicas autônomas de um país vizinho, ouseja, abrir um precedente.

É exatamente graças ao medo deste precedente que a Transdniestria permanece com a Moldávia (Moldova) apesar das tentativas de separação. O precedente seria perigoso demais para a Rússia.

Claro que a Geórgia precipitou tudo, tornou a situação insustentável mas temos que esperar os próximos movimentos Russos.

Para os russos ter a Ossétia do Norte dentro de suas fronteiras e a Ossétia do Sul, independente, é perigoso. Por sorte os Ossetas não tem, nos ultimos tempos, nenhuma atividade separatista relevante mas ainda assim, o apóio Russo à independência de quem seja, atiça os ânimos de suas dezenas de repúblicas.
------