segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bolsas e falsas verdades

Pin It
É interessante a argumentação usada pelos defensores - e detratores - das bolsas, no caso o ProUni, dadas pelo Governo Federal. A argumentação é simplesmente absurda!

De um lado os detratores afirmam que as bolsas nivelam por baixo, que estão tirando vaga de quem é melhor e etc, argumentação obviamente falsa e os números comprovam.

O problema é que os defensores, por outro lado, se limitam muitas vezes a usar os números como prova cabal da validade das bolsas. O que também é um erro.

Quando o ProUni foi criado, muitos protestos foram feitos, passeatas até mas poucos chegaram até o real problema, que não é o "roubo" de vagas ou a menor capacidade do bolsistas, e sim o fato das bolsas serme dadas para quem vai estudar em UniEsquinas da vida.

O grande problema das Bolsas é o dinheiro que é dado a universidades incompetentes, fracas, péssimas até, com milhares de vagas, péssimos professores, péssimo ensino mas que conseguem sobrevida através dos incentivos do governo.

Nada contra, por exemplo, concessão de bolsas do ProUni para uma PUCSP, uma PUC-Rio, uma FEI, Mackenzie e outras universidades que tem história, tradição e nível de ensino comprovado. O problema é quando as bolsas vão para universidades com médias medíocres, universidades onde você passa na porta e está matriculado, onde o ensino não prepara nem para o mercado, que diga para a vida!

O dinheiro gasto para fazer com que Universos e Uninoves da vida sobrevivam poderiam ser revertidos para particulares de ponta ou ainda revertidos como ajuda de custo, para aumento de vagas e melhora de infra-estrutura nas públicas, federais e estaduais.

A falácia de que as Bolsas ajudam quem é incapaz já não se sustenta mais, porém os argumentos dos defensores por vezes é desviado, perde-se em números e não se ataca o problema real, as bolsas "gastas" com universidades de péssima qualidade que não formarão pessoas realmente preparadas.
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Raphael,

Concordo em genêro, número e grau quanto às críticas e aos elogios ao programa. Curiosamente, na nossa PUC, muitos setores da esquerda surgem com argumentos do tipo "não dão mais bolsas internas por contra do PROUNI" - uma mentira deslavada, na medida em que as bolsas do PROUNI não excluem as bolsas internas, o Mackenzie que o diga. Ironia das irionias, não lembro de ter visto a direita puquiana fazer qualquer movimento contra o programa...

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Mentira deslavada e maldosa. A nossa extrema esquerda age por vezes como a direita nos ataques ao Lula: Ataca TUDO que veio do governo dele, sem distinguir os acertos dos erros.

Eu mesmo não apoio o Lula mas não posso deixar de reconhecer os avanços - tímidos - de seu governo mas a extrema adora criticar o que aparece! ProUni foi uma grande conquista, mas precisa ser direcionado, é um absurdo que uniesquinas como UniNove ou Anhanguera recebam um centavo sequer para tratar alunos como gado sem ensinar coisa que preste.

MAs bolsas pra PUC? Oras, por favor, é a melhor particular de São Paulo! Faz todo sentido.

Postar um comentário