E todos fingimos, novamente, acreditar!
Falha humana causou pane em linhas da Telefônica em SP
REUTERS
SÃO PAULO - A pane que afetou linhas fixas de telefonia em São Paulo na manhã de terça-feira foi iniciada por falha humana, informou a Telefônica na noite da véspera, acrescentando que sua rede voltou a operar normalmente.
Por volta das 9h de terça-feira, uma falha ocorrida na rede que viabiliza a complementação de chamadas locais, de longa distância e para outras redes (como de celulares) em São Paulo afetou ligações no Estado.
Segundo a operadora, "o que já é possível identificar até o momento é que houve uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa".
A Telefônica tem 11,6 milhões de linhas em serviço em São Paulo e por conta da falha ocorrida no sistema telefônico do Estado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou na terça-feira que seguia com "extrema preocupação" os problemas na rede da empresa.
No início de abril, problemas com a rede de Internet da Telefônica fizeram a empresa conceder desconto de 12 horas de serviço a clientes do acesso banda larga Speedy. A operadora responsabilizou os problemas a "ataques externos".
Em fevereiro, a Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público ajuizou ação civil pública na qual pede 1 bilhão de reais em ressarcimento de danos materiais e morais provocados aos clientes da empresa.
Em julho do ano passado, a Telefônica concedeu 5 dias de desconto a todos os usuários do Speedy em São Paulo para compensá-los por uma pane que interrompeu parte dos serviços de banda larga durante dois dias daquele mês. No período em que a rede enfrentou problemas em 2008, serviços públicos como a emissão de boletins de ocorrência e a renovação de documentos foram interrompidos em parte do Estado.