quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A defesa da CPMF: Taxar rico? Jamais!

Pin It
O Brasil é um país engraçado, por aqui rico quase não paga imposto, quem paga é o pobre e a classe média, que lutam para sobreviver (ou se manter).

É um contrasenso que em um país em que o nível de renda vem subindo e que muitos tenham chegado até a classe média (graças ao governo que quer re-criar a CPMF) seja proposto mais um imposto para lhes prejudicar.


Não tenho preconceitos contra a classe média por estes não serem pobres, meu problema é com os conservadores, com os preconceituosos e retrógrados. O problema não é a renda, mas a exclusão.

Querendo ou não, é em grande parte a classe média que garante emprego pra outros de classes inferiores, e nem por isto estes são ricos bastardos que merecem ser eliminados.

Há momentos coretos para ódio de classe, e outros em que isto é simplesmente estúpido.

No Brasil parece que quem ganha 4 mil reais - que em São Paulo não é um salário de marajá e nem na maior parte do país - é ser rico, podre de rico, afinal, o imposto de renda deste indivíduo é o mesmo que o milionário e o bilionário. 27,5% de sua renda vai para o leão e, em troca, ele NÃO recebe educação de qualidade, saúde de qualidade, transporte de qualidade....

Tente, com 3.5 ou 4 mil reais colocar dois filhos numa escola de qualidade, num curso de inglês... E ainda conseguir sobreviver. Não é fácil. Claro, com o salário mínimo é impossível, mas não é este o caso. Ao contrário de alguns "Socialistas" eu não defendo o nivelamento por baixo da sociedade.

Aquele que ganha até 2300 reais paga 7% e também não ganha nada disso, não tem qualquer ajuda decente do Estado.

A classe média no Brasil paga os mesmos impostos que a elite mais rica. E ninguém tem intenção alguma de mexer nisso, nem os "Socialistas" do PT. Lula trouxe uma quantidade imensa de trabalhadores para a classe média, e agora estes serão taxados como ricos. E dificilmente terão qualquer retorno a partir daí.

Na verdade, terão mais imposto. Volta a CMPF.

"Mas ela evita sonegação", dizem uns! Oras, justo, mas que tal então eliminar outro imposto e colocar este "justo" no lugar? Ou porque socializar a taxação e não cobrar apenas de quem efetivamente vai sonegar algo, o grande empresário, o rico?

"Mas a CPMF custeava a saúde", dizem mais alguns! Oras, e mesmo assim a saúde era e continua sendo uma merda - com o perdão da palavra? Pra onde vai o dinheiro? Ele não pode ser sonegado pelo indivíduo, mas uma vez nas mãos do governo são outros 500, não?

Alguém realmente acredita que recriar a CPMF vai salvar o SUS?Vai evitar sonegação, fraudes, roubo? Nossos deputados virarão pessoas honestas do dia pra noite?

Que tal taxar grandes fortunas? Que tal aplicar a CPMF apenas para grandes transações e não cobrar 4 centavos de um saque de 10 reais? Cobrar taxa além das já exorbitantes do sistema bancário. Controlar o sistema bancário e forçá-los a não roubar do povo? Absurdo!

Não, quem tira 10 reais do banco 10 vezes por mês não é marajá, é apenas alguém que não quer andar com muito dinheiro na carteira. Quem faz transferências não é necessariamente um marajá, apenas alguém que já paga altos impostos aos bancos e vai pagar ainda mais ao governo. E, mas uma vez, não terá retorno algum.

Oras, mas o que são 4 centavos por vez!? Não dá nem pra tomar um ônibus com uns 40-50 centavos economizados por mês pelo não pagamento deste imposto. Mas é porque o ônibus é um roubo, não porque a grana é pouca.

Alguém acredita que CPMF irá acabar com sonegação? Não acabou antes, não acabará agora. Os deputados e senadores continuarão roubando, fraudando, os grandes empresários continuarão a fraudar licitações, a explorar o trabalhador, mas a classe média estará pagando mais impostos! Estará mais uma vez sustentando um Estado que deveria estar tirando dos ricos, e não socializando os prejuízos.

Neste ponto os ricos são bem socialistas. Eles até pagam - já que não dá pra sonegar, né? - mas o resto tem que pagar também!

A poulação já é sobre-taxada. Paga imposto por tudo, só falta pagar pelo ar. O povo é roubado pelas empresas de energia que cobram acima do que deveriam, é roubado pelas teles que cobram preços abusivos pelo telefone, pelo celular, pela internet... É roubado no preço dos alimentos, porque toda a escala produtiva tem altos impostos e ainda há o lucro abusivo dos intermediários, é roubado no Imposto de Renda, é roubado nos baixos salários e no mínimo de fome e, de quebra, vai pagar mais! Pro rico não sonegar, pagamos todos!

Realmente, um país justo e decente. Taxar rico? Jamais! Que taxem todo o povo mais e mais!

Não sou contra um imposto que dificultasse a sonegação, por mais que eu não acredite que isto seja possível, sou contra MAIS UM imposto "socializado" sem que outro seja eliminado.

Reforma tributária discutida por palacianos e pelos ricos deputados só pode ser piada. Sairá a a reforma que eles querem que lhes garanta máxima isenção e a seus financiadores. Ao povo, só resta lamentar, como sempre.
------