quarta-feira, 9 de abril de 2014

Colônia de Férias sem Fronteiras, mas pode chamar de Ciência Sem Fronteiras

Pin It
Para conseguir minha bolsa CAPES eu tive de conseguir certificado de proficiência em Espanhol. Não apenas tive de fazer curso (pagando do meu bolso), como tive de pagar pelo exame, que é BEM caro.

Não apenas a CAPES exigia como minha universidade, a Deusto, em Bilbao.

A Mariana, minha esposa, teve que fazer curso no Cervantes e o mesmo exame que eu para vir pra cá, sua universidade exigia o exame de proficiência.

Pagamos caro e passamos.

Porque digo isso? Porque o Estado acabou de tomar um rombo de 1 milhão e 320 mil reais de 110 estudantes (sic) que foram para o Canadá e a Austrália SEM SABER FALAR A PORRA DO INGLÊS!

Trata-se a piada do Colônia de Férias Sem Fronteiras, vulgo "Ciência Sem Fronteiras", um programa canalha que manda GRADUANDOS pra passar uns meses coçando o saco pelo mundo. E ainda manda uns pós-graduandos pra fora, desde que não sejam de humanas, essa área do demônio.

Estes "estudantes" já estavam ha meses nestes países SEM falar a língua, ganhando dinheiro público, passagem e seguro-saúde.

Vejamos, qualquer estudante brasileiro que quiser estudar fora tem obrigatoriamente que ter certificado de proficiência para que a universidade o aceite. E para pedir bolsa CAPES ou CNPq eu preciso ter o certificado de proficiência para concorrer à bolsa.

Mas o "estudante" do Ciência (sic) Sem Fronteiras não precisa de nada disso. Vai pro exterior com grana pública sem provar nada.

Nem vou comentar sobre o número de vagas, que no fim apenas facilita que estudantes ruins sejam aprovados. Não sou a favor do pequeno número de vagas da CAPES/CNPq, claro, mas o numero de vagas do CSF é irreal. Qualquer um entra. Isso não é academia, é oba-oba.

Muitos destes 110 que retornaram queriam ir inicialmente pra Portugal, e o governo vetou. Motivo: Quer que falem uma segunda língua. Oras, o MEC usa dinheiro público pra mandar estudantes irem aprender inglês? É essa a noção de educação superior do PT?

Em tempo, eu acho absurdo que o acadêmico (e não estou contando graduandos, é vergonhoso que sequer exista um programa pra graduandos saírem do país com grana estatal) tenha que pagar caro por certificados para poder estudar fora. Mas esta é a realidade e não faz sentido os que querem o CSF tenham privilégios frente os demais. Se eu, da CAPES, tenho que ter certificado, o do CSF tem que ser tratado da mesma forma.

De quebra o governo ainda inventou um "inglês Sem Fronteiras", para ensinar inglês a quem quer viajar de graça pelo CSF.

É simplesmente vergonhoso e inaceitável que a educação seja tratada dessa maneira pelo PT. Só quer os holofotes, só quer números. A inútil da Dilma quer engenheiros e para isso ela passa por cima de tudo e todos, envia pra fora do Brasil estudantes SEM qualificação mínima, envia graduandos para colônias de férias e investe apenas em exatas e saúde.

Enquanto isso bolsistas CAPES e CNPq recebem bolsas de merda no Brasil e bolsas ruins fora. Este é o investimento do PT na educação?

Quem vai arcar com o prejuízo de mais de um milhão? Com o curso gratuito de inglês? Não vai ser o PT, com certeza. Não será Dilma.
------