terça-feira, 7 de abril de 2009

Moldova em crise!

Pin It
Atrasado, graças à Telefónica que me fez ficar todo o dia sem internet, vamos à notícia relevante do dia.

O Parlamento de Moldova e a casa presidencial foram invadidos, saqueados e incendiados hoje por estudantes anticomunistas (isto diz a imprensa) que gritavam slogans pró-unificação com a Romênia e substituíram a bandeira de Moldova pela da União Européia em frente à residência oficial.

Pelo segundo dia consecutivo estudantes - mais de 10 mil - protestaram contra a vitória Comunista nas últimas eleições, qualificando as eleições de fraude ainda que observadores internacionais tenham garantido sua lisura.

Durante o dia de hoje Voronin, atual presidente, e a oposição concordaram em realizar uma recontagem dos votos para tentar amenizar os protestos.

Ao fim do dia de hoje a polícia havia retomado o controle dos locais invadidos.

Segundo a Interfaz, vários estudantes e policiais ficaram feridos.

Vale lembrar que a Moldávia e o país mais pobre da região, tem um histórico de movimentos pró-integração com a Romênia - relativamente mais próspera - é o último país da região sob governo Comunista e, finalmente, "Revoluções" não são incomuns hoje em dia nos países da ex-URSS, vide as "Revoluções" Laranja e Rosa, na Ucrânia e Geórgia, respectivamente.
------