terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dilma e os 90 anos da Folha

Pin It
Ontem Dilma discursou durante a comemoração dos 90 anos do jornal da Ditabranda. Entre elogios e rasgação de seda - até Otávio Frias foi louvado - Dilma defendeu a imprensa livre e pisou na memória de Vladimir Herzog, ao citá-lo em um ambiente tão asqueroso.

Dilma foi torturada pela mesma Ditadura apoiada entusiasticamente pela Folha. Não compreendo o que foi fazer em tal festa quando deveria estar preparando a Ley de Medios para impedir mais absurdos deste e de outros jornais que praticam o mais puro jornalixo.

No Twitter as reações foram conflitantes, mas foram muitas. Vi petistas radicais criticando Dilma e muitos outros tentando acreditar que Dilma deu uma lição na Folha por aparecer e que seus elogios eram a mais pura ironia - o que não importa, já que a mídia manipularia suas declarações da mesma forma, tornando ironia em elogios do coração.

Dilma foi discursar para homenagear o jornal que a chamou de vadia e vagabunda. Beijou as mãos de Otavinho, que tanto fez para derrubá-la. Será que Dilma se esquece de sua ficha falsa? O hoax distribuído pela extrema-direita por e-mail que foi capa da Folha?

Nem vale citar os casos de censura. A censura contra o Arles, contra a Falha e, pior de tudo, contra a liberdade de expressão dos brasileiros!


Dilma não deveria ter ido. Sim, seria criticada, mas ela será criticada da mesma forma e, agora, também pela esquerda, também por petistas, envergonhados em serem traídos desta forma.

O medo é que esta participação seja o prenúncio de mais um dos acordos espúrios do governo com o que há de pios no país. Sarney, Collor, PMDB inteiro... Agora a Folha? Ou foi só aquela visitinha cordial, mas envergonhada?

Num evento em que Alckmin e Kassab discursaram, o PT deveria ter ficado longe, ou melhor, deveriam ter enviado o Palocci ou o Vaccarezza, acostumados a se vender para este povo. Ou, já que está na moda, mandar representante do PCdoDEM PCdoB, á acostumados a bater papos com Kassab e cia.

Uma linda festa que reuniu saudosos da Ditadura, criminosos higienistas, produtores de jornalixo e... o PT.

Se é verdade que quando se chega ao poder é preciso aprender a fazer concessões, por outro lado é preciso conhecer a linha que divide este comportamento da prostituição.

Dilma humilhou a si própria e a história de seu partido. Espero que isto não signifique cooptação, que tenha sido só uma festa e mais nada, nenhum comprometimento.

Dandi foi certeiro:
E o marco regulatório da mídia, capaz de fazer uma mudança nesta imprensa brasileira sem rédeas e sempre impune, está cada vez mais distante, exatamente por causa desta comunhão que muitos relutam em acreditar, assim como eu. A imprensa deveria representar sua população, assim como seu governo. No entanto, hoje fica claro que há muita politicagem por trás de cada linha e cada página impressa. Seria uma tentativa de acalmar a fera e trazer para seu lado, já visando a manutenção no poder? Talvez, mas o que fica hoje é um cheiro insólito, algo de revirar estômagos. Fato é que o ex-presidente Lula sempre afirmou que governou por oito anos sem ter que almoçar com nenhum dono de jornal e revista! Explica essa, Dilma.
Aos amigos petistas que abriram os olhos, uma sincera saudações e minha solidariedade. Aos demais, digo que ainda há tempo.




















------