sexta-feira, 13 de março de 2009

FMLN denuncia fraudes em eleições presidenciais

Pin It
Fonte: Adital

No próximo domingo (15), cidadãos salvadorenhos irão às urnas para escolher seu novo presidente. Os dois principais candidatos que polarizam os votos são Maurício Funes, da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), que reúne quatro movimentos guerrilheiros e o Partido Comunista, e Rodrigo Ávila, candidato do partido governista Aliança Republicana Nacionalista (Arena).

Mais de 4,2 milhões de pessoas estarão aptas a votar nessas eleições presidenciais. Observadores nacionais e internacionais já estão acompanhando o processo eleitoral para que tudo transcorra dentro da normalidade. A Iniciativa Social para a Democracia (ISD) vai coordenar 600 observadores, distribuídos em 84 centros de votação de 54 municípios do país. Desde 1994, o ISD monitora as eleições salvadorenhas.

Durante essa semana, a FMLN apresentou provas sobre atos fraudulentos realizados pela Arena visando às eleições de domingo. O porta-voz do partido, Sigfredo Reyes, divulgou à opinião pública o caso da nicaraguense Alba Estela Rodríguez, que esta semana obteve o Documento Único de Identidade (DUI) no departamento de Usulután com o nome de Astrid Massiel Bermúdez.

Reyes afirmou à Agência Prensa Latina que essa é uma prova de como se nacionalizam rapidamente e de maneira ilegal cidadãos estrangeiros com o objetivo de que votem nas eleições do país. O porta-voz disse que há vários dias o partido recebe denúncias da incursão de ônibus suspeitos com cidadãos da Nicarágua, Honduras e Guatemala, alguns dos quais previamente dotados de DUI salvadorenhos. O partido pretende levar o caso diante das missões dos observadores da Organização dos Estados Americanos e da União Européia.

Nas eleições municipais e legislativas realizadas em janeiro passado, muitas irregularidades foram registradas, como pessoas excluídas do registro eleitoral e outras que não marcaram o dedo com a tinta na hora de votar. Também houve falta de garantias para o voto secreto, indivíduos armados em colégios eleitorais, cédulas sem assinatura nem selo da mesa de votações e cidadãos que votaram com nome de outros.

Para essas próximas eleições, uma pesquisa realizada com quatro mil pessoas pelo canal de televisão 21 revelou que 3.800 acreditam que haverá fraudes.

------------------


Fraudes, golpes e afins não é novidade na história de El Salvador... Mais um não seria novidade, só seria lamentável. Finalmente a FMLN tem a força para assumir o poder - espera-se que não se reduza ao oportunismo dos Sandinistas que hoje perseguem até os seus - e teve a idéia de mestre de colocar um "forasteiro" como candidato, para evitar assustar à queles que ainda tem a visão da FMLN como um grupo guerrilheiro, radical e ponto.

------