quinta-feira, 9 de abril de 2009

Alguns apontamentos sobre a nova lei anti-fumo em São Paulo

Pin It
Indo direto ao ponto, ela é boa. É necessária. Mas de dificil aplicação e tem nela algum viés autoritário e alguns detalhes dispensáveis.

Explico.

A lei é boa porque me permite sair sem ser obrigado a voltar pra casa fedendo, com uma alergia braba e a me sentir incomodado com alguém me dando baforadas a noite inteira.

A lei é boa porque me permite não ser fumante passivo e morrer antes do tempo para o prazer de outra pessoa

A lei é boa porque moraliza o uso do cigarro (ficou estranho mas é por aí) e acaba com essa idéia de que eu, que não fumo, estou errado em querer respirar e pedir para um fumante não fumar em um determinado lugar porque me incomoda.

A lei é boa porque vai permitir a todos os não-fumantes, maioria da população, respirar em qualquer lugar público. Aliás, em Tóquio é proibido fumar nas ruas, o que não me desagrada afinal, é terrível andar atrás de um fumante com aquele maldito cigarrinho entre os dedos e toda a fumaça indo na sua cara.

Mas, nem tudo é bom e maravilhoso, o fumante, por mais errado que esteja, não pode ser tratado como um criminoso pelo seu vício. Nem todos são pré-adolescentes babacas que fumam para aparecer. Muitos se viciaram por "n' motivos, desde pressão de amigos até através da mídia. Não nos esqueçamos que nos anos 60 e 70 fumar era símbolo de status.

Essa lei não vai, por si só, fazer com que os fumantes parem de fumar, só vai tornar a vida destes mais difícil e acho que também não vai ajudar a adolescentes imbecis (emos e afins) a não começarem a fumar.

Mas, passando do achismo e indo pra realidade e pros fatos, a lei tem seus problemas.

Me indignou saber que as tabacarias, lugares onde o fumo continua liberado por razões óbvias, não poderão servir bebidas ou comida. Só fumo e ponto. Qual o problema em permitir ao fumante, em um ambiente propício, que fume e tome um conhaque para relaxar? Qual a razão de proibir qualquer tipo de escape ao fumante?

Eu ainda fico em cima do muro em relação à bares para fumantes mas uma tabacaria? Sem sentido.

A proibição de fumódromos também não faz sentido, quer dizer que um fumante não poderá fumar no trabalho de maneira alguma? Como ele controla o vício? Um fumódromo regulamentado e que seja afastado dos demais trabalhadores não me parece um problema ou um crime!

A lei é boa, sim, mas estão tratando os fumantes como criminosos perigosos.

O goveno ainda pretende criar um disque-denúncia, virou caso policial! E, pra piorar, inchará ainda mais a máquina pública criando fiscais especificamente para ver se tem alguém fumando onde não deve. É um disparate!

Mas, o que mais me revoltou na lei foi o fato de que são os bares, e não os fumantes, que pagam o pato por fumar! Quer dizer, se alguém fumar no bar não é o fumante que é multado por desrespeitar a lei e sim o dono do bar, que não tem nada a ver com isso! Se um babaca vê os avisos de não fumar e mesmo assim fuma não acontece NADA com ele, só com o dono do bar que não tem culpa alguma de algum idiota estar fumando.

O projeto tem pontos excelentes mas é perigoso no que tange criminalizar os fumantes e os donos de bar da maneira que faz.

Será esta mais uma lei que não vira moda? Funcionará por uns meses mas aos poucos o jeitinho brasileiro prevalecerá pelo tom duríssimo da mesma?

Legislar sobre o cigarro e sobre a saúde de todos é excelente mas não é interessante quando o controle vira abuso.
------