terça-feira, 14 de abril de 2009

E-mail morrendo? E algo sobre o Thunderbird...

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How Can We Save Thunderbird Now Email is Dying?

April 06, 2009

Posted by: Glyn Moody


I like Thunderbird. I've been using it for years, albeit now more as a backup for my Gmail account than as my primary email client. But it's always been the Cinderella of the Mozilla family, rather neglected compared to its more glamorous sister Firefox.

The creation of the Mozilla Messaging subsidiary of the Mozilla Foundation means that efforts are already underway to remedy that. But there's a deeper problem that Thunderbird needs to face, too.

In terms of fixing the short-term problem of increasing Thunderbird's user base, there are number of actions that can be taken. Perhaps the easiest is starting to encourage and promote Thunderbird add-ons. The equivalents for Firefox have turned into one of the most powerful arguments for using it – and for not being seduced by shiny new browser toys like Chromium/Chrome.

I often hear people say that they couldn't live without a particular browser add-on, but I've never heard the equivalent for Thunderbird. That needs to change if Mozilla's email solution is to become as central – and loved – as its browser.

Related to this is that much more must be done with the SpreadThunderbird site, which is effectively moribund. One of the biggest factors that led to Firefox's success was the use of the community of enthusiastic users to drive further uptake, notably through the SpreadFirefox site.

This simply isn't happening with Thunderbird, so it's no wonder that adoption rates are an order of magnitude lower. If open source has taught us anything, it is that the user community is immensely creative and capable of acting as a multiplying factor.

These are relatively simple things to try. But the larger problem facing Thunderbird is more profound, and not so easy to solve. Email is dying. Time and again I come across comments to the effect that people have given up on their email inbox, and simply junked their messages.

Increasingly, people are turning to Twitter, Facebook and LinkedIn as their messaging medium. It's not hard to see why. These are opt-in services: you get to choose who can contact you, unlike email.

This has led to the scourge of spam, which now represents 94% of all email, according to Google's Postini subsidiary. A classic Tragedy of the Commons has resulted, whereby a few selfish individuals exploit and ultimately destroy a resource used by all.

Sadly, it looks like the battle against spam is lost; even though services like Gmail offer extremely efficient filtering in my experience, it's a poor substitute for a messaging service that can assume that you want to see everything that is sent to you, because only people of interest are allowed to contact you.


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Antes de mais nada, eu uso tanto o Firefox quanto o Thunderbird há anos e não os troco por nada.

Vamos aos pontos de concordância então.


De fato o Thunderbird nunca chegou a decolar como o Firefox, a maior parte das extensões dele são inúteis ou mais objeto de preciosismo que utilidade e algumas deveriam inclusive ser características nativas pela sua obviedade (por exemplo o calendário ou a possibilidade de salvar todos os anexos de uma vez) mas é inegável que o Thunderbird executa todas as funções básicas que, por exemplo, o Outlook executa, sendo muito mais leve, muito mais funcional e tendo uma interface mais amigável e simples.

Em minha opinião o Thunderbird (Daqui pra frente, TB) é superior ao Outlook e MUITO superior ao absurdamente pesado Incredimail, que usei também por anos até ser salvo pelo TB.

Ok, se não superior, ao menos está no mesmo nível que o Outlook mas com a vantagem de ser grátis.

A questão aqui, ao meu ver, é a mesma que leva o IE a ser ainda poderoso e mais usado, o fato de ser nativo (já foi nativo) no windows ou de vir junto com o pacote Office, que - praticamente - todos usam. É prático, está lá. Já o TB não é nativo, você precisa ouvir falar dele, ir no site, instalar e a maioria já tem o outlook, pra que se preocupar?

Agora, indo para a parte das discordâncias, a mais dramática e apocalíptica do texto, a questão da morte dos e-mails.

Pra quem e onde?

Sim, isso é importante porque eu não imagino uma empresa sem e-mail para contato de clientes e afins. Por mais que você use msn (como eu usava na minha antiga empresa para contatos internos e até externos mais rápidos) e outras ferramentas, nada supera o e-mail na hora de repassar um contrato a um cliente ou mesmo de trocar informações básicas.

O e-mail, para mim, é peça central onde twitter, msn (e outras ferramentas semelhantes), facebook e afins são acessórios que, juntos, tornam possível toda e qualquer comunicação e troca de informações na web.

I like Thunderbird. I've been using it for years, albeit now more as a backup for my Gmail account than as my primary email client.

O engraçado no texto do autor é que este começa falando que usa o TB mais como backup de seu Gmail, oras, um e-mail! Então para ele, pelo menos, a idéia do e-mail não morreu e o uso em larga escala do Gmail desde seu surgimento prova isto.

Increasingly, people are turning to Twitter, Facebook and LinkedIn as their messaging medium. It's not hard to see why. These are opt-in services: you get to choose who can contact you, unlike email.

Fato, twitter, LinkedIn, Facebook, Orkut e outras plataformas são um meio simples de manter contato mas, vale lembrar, são plataformas públicas em sua maioria, qualquer um pode ter acesso ao que se posta, ao que se conversa. No e-mail existe privacidade.

Não consigo imaginar uma multinacional enviando comunicados sigilosos aos empregados através do Twitter ou Facebook! Os e-maisl são uma ferramenta - também - corporativa.

Numa comunidade social, mesmo que relevemos a questão da privacidade - e existem maneiras de se comunicar mais privativamente nestas comunidades - ainda existe o problema do armazenamento, da procura por mensagens antigas, do espaço, da comodidade de ter tudo em um só lugar, centralizado....

São questões, ao meu ver, que as Comunidades não conseguiram superar.

Em meu e-mail centralizo toda informação relevante, inclsuive recebo informes de tudo que chega até meus perfis nas mais diversas comunidades, posts em blogs, notícias e etc, coisa impossível de fazer em comunidades mil espalhadasnas quais você tem um perfil.

Pessoalmente acredito que o futuro dos e-mails não é acabar mas sim se tornarem plataformas completas, integradas com outros serviços, como é o Gmail que hoje integra diversas ferramentas em seu serviço principal de e-mail.

Vale lembrar ainda que para diversas atividades o e-mail é quase imprescindível, como por exemplo, para a atividade micornacional.

O Micronacionalismo (sobre a atividade aqui e aqui e a principal micronação brasileira em atividade aqui), atividade da qual faço parte há anos, acontece majoritariamente através de conversas de e-mail na plataforma do YahooGrupos. Sem o e-mail este tipo de atividade nunca teria surgido.

This has led to the scourge of spam, which now represents 94% of all email, according to Google's Postini subsidiary. A classic Tragedy of the Commons has resulted, whereby a few selfish individuals exploit and ultimately destroy a resource used by all.

Voltando ao tópico, usar os SPAMS como desculpa não cola. Toda comunidade social, seja Twitter, seja Orkut ou qualquer outra acaba sofrendo com spams, ataques de worms e etc.

Finalmente, tendo percorrido os spams, a privacidade, a utilidade e praticidade, a centralização, o armazenamento e busca, chego ao ponto final, a transferência de arquivos.

Claro, podemos usar qualquer programa P2P para transferência de arquivos, ou Torrents ou até mesmo novos programas para trocas de arquivos web-only interpessoais mas nada substitui o e-mail na hora de se enviar aquele trabalho da faculdade sem qualquer dificuldade, com privacidade e segurança.

O e-mail me permite enviar arquivar e-maisl importantes, arquivos relevantes que recebi e por mais que existam inúteis correntes por e-mail, spams e afins, nada substitui esse sistema antigo e ao mesmo tempo moderno que vem sendo constantemente melhorado e renovado.

Enfim, desviei da questão inicial do TB para acabar na morte do e-mail mas acho que me fiz entender. Apenas um último comentário, o TB pode até acabar, a Mozilla pode até resolver descontinuar o projeto - e espero que não o faça - mas sempre haverá outro cliente de e-mails similar, melhor ou pior, na praça e não vejo qualquer possibilidade do fim dos e-mails dada sua relevância comprovada e continuada.



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