segunda-feira, 27 de abril de 2009

Equador: Vitória esmagadora de Correa e do Socialismo!

Pin It
No Equador uma maravilhosa e esmagadora vitória vem se desenhando. Correa deve ganhar fácil, em primeiro turno, com mais de 54-55% dos votos.

O chefe de Estado foi reeleito para um novo período de governo, até 2013, com mais ou menos 55% dos votos, segundo os resultados anunciados por três pesquisas de boca-de-urna.

A empresa Santiago Pérez antecipou a vitória do chefe de Estado com 54%, enquanto a Cedatos-Gallup concede-lhe 55% dos votos, mesmo percentual da CMS.

É uma excelente notícia para o Equador e para a América Latina e sua "onda vermelha" iniciada por Chavez, em sua primeira eleição.

Além disso, Correa deve ter ao menos metade da Assembléia Legislativa e, em conjunto com aliados, deve ter maioria para aprovar suas propostas modernizantes caminhando para o Socialismo do Séc. XXI.

As primeiras pesquisas de boca-de-urna no Equador concedem a maioria de 61 cadeiras do Parlamento - de um total de 124 - ao Movimento Aliança País, do presidente Rafael Correa.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo instituto SP Estudios e Investigaciones, o Partido Sociedade Patriótica, liderado pelo ex-militar e ex-presidente Lúcio Gutiérrez, que também teria obtido o segundo lugar no pleito presidencial, atrás de Correa, elegeria 23 deputados. Os demais partidos não superariam o número de 10 representantes, com destaque para os 7 do partido Movimento Popular Democrático, que declarou seu apoio à candidatura de Correa, e os 6 do Partido Social Cristão, ao qual pertence o vencedor da Prefeitura de Guayaquil, Jaime Nebot
Ou seja, Correa tem garantidos seus 61 deputados mais ao menos os 7 do Movimento Popular Democrático, totalizando 71 cadeiras, maioria da Asssembléia.

Além disso o governo conquistou várias prefeituras e govenros provinciais.

O governo calcula ficar com a metade das 124 cadeiras da Assembleia Legislativa, e conquistar várias prefeituras e governos provinciais.

Alvaro Noboa e Lucio Gutierrez serão fragorosamente derrotados. Depois de anos de exploração e roubo do povo Equatoriano, serão massacrados nas urnas em troca. Espero realmente que caiam no onstracismo, de onde jamais deverão sair.
------