sexta-feira, 17 de abril de 2009

A farra da Câmara que nós pagamos

Pin It

Do blog do Kotscho

Virou deboche. Gostaria muito de mudar de assunto, mas não dá. Cada dia de manhã em que abro o computador para ver as novidades, procuro alguma notícia boa, mas vem sempre mais uma denúncia escabrosa, outro escândalo, novo esculacho na nossa cara. Até quando?

“Deputados e parentes vão ao exterior e Câmara paga”, informa a manchete aqui do iG. Vou ler a reportagem dos colegas Lúcio Lambranho, Edson Sardinha e Eduardo Militão, do excelente site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br), e simplesmente não consigo acreditar no que eles contam.

É um soco no estomago de quem trabalha para pagar suas contas e seus impostos. Em resumo: nossos deputados estão levando a família e os amigos para dar a volta ao mundo com suas cotas de passagens, que chegam a ultrapassar R$ 28 mil por mês _ sim, por mês. Isto dá para fazer nove viagens à Europa.

Como eles não conseguem gastar tudo sozinhos, resolveram socializar a farra _ só entre parentes e amigos, claro. Nos últimos dois anos, revela a matéria, cinco dos 11 integrantes da Mesa Diretora utilizaram suas cotas para bancar 49 viagens internacionais pela Europa, Estados Unidos e América Latina.

Na verdade, quando se diz que a Câmara paga, quem paga somos todos nós, que sustentamos esta esbórnia.

O pior é que ninguém mais tenta negar as denúncias, mas justificá-las, achando tudo muito normal.

“Cada parlamentar faz o que quiser com sua cota”, diz na nossa cara, o inacreditável Inocêncio de Oliveira (DEM-PE), um dos campeões do turismo parlamentar internacional, que está sempre na Mesa Diretora, de onde não sai nem amarrado.

Vamos pegar só o caso dele para ilustrar:

* A mulher de Inocêncio, Ana Elisa Oliveira, e a filha Shely ganharam passagens para quatro trechos cada uma: São Paulo-Nova York, Nova York - São Paulo, São Paulo-Frankfurt e Milão-São Paulo.

* Outras duas filhas viajaram três trechos: São Paulo-Nova York; Nova York- São Paulo e São Paulo Franfurt.

* Exemplar pai de família, ele também não esqueceu da neta Amanda, contemplada com os trechos São Paulo - Miami e Miami- Salvador.

É ou não é uma festa? Lendo estas coisas dá para entender os comentários cada vez mais raivosos enviados pelos leitores reagindo aos posts publicados neste Balaio sobre a proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para se fazer um plebiscito sobre o fechamento ou não do Congresso Nacional.

Critiquei a proposta de Cristovam e fui criticado pelos leitores. Em sua absoluta maioria, eles não só apoiaram a idéia do plebiscito como atacaram com ira cada vez maior a atuação dos parlamentares.

“Que gente mais sem vergonha na cara”, resumiu, à 1:50 de hoje, a leitora Adailza. Há um abismo crescente entre o que dizem placidamente os deputados e senadores cada vez que são pegos em flagrante _ “o regimento permite, não fiz nada de ilegal”, reagiu o Inocêncio _ e o que pensam os leitores/eleitores.

Para João Band, das 23:32 de ontem, a culpa é deles: “Sabe quem colocou esta corja lá? E vai continuar colocando? Nós, todos nós.”

Está chegando um ponto em que não tenho mais nem o que dizer. Dá nojo.

E ainda tem gente que diz que sempre foi assim. Não é verdade. Li outro dia um artigo do ex-deputado federal Davi Lerer, sobrevivente da primeira turma de parlamentares em Brasília, quando a nova capital foi inaugurada, em 1960.

Conta ele que os deputados naquela época só tinham direito a quatro passagens por mês de ida e volta a seus Estados de origem, mais nada _ e só eles poderiam utilizá-las.

Não tinham direito a carro (uma kombi ia buscá-los no hotel), nem a assessores e secretárias de gabinete. Aliás, nem gabinetes individuais tinham, muito menos este acinte das verbas indenizatórias e todas as mordomias que foram se empilhando com o tempo.

Bons tempos, aqueles. Depois, veio a ditadura militar, implantada, entre outros motivos, para acabar com a corrupção. Pois, sim. Temos aí o resultado do tempo em que a imprensa era censurada e não podia denunciar tudo o que agora vem a público sobre os podres poderes da nossa República.

Eles estão rindo de nós.


--------------------------
Meu comentário:

Eu me pergunto... Como cargas d'água nós colocamos essa gente lá? Por nós eu não me incluo porque ao menos os deputados que votei acompanho o que fazem e sei que são minimamente honestos, não sujo minhas mãos votando em PT, PMDB (Fora Simon e Requião, que infelizmente não posso votar), PSDB, DEM e outras corjas...

Mas eu vejo a indignação de todos, indignação crescente e tanta que até a Globo em certa época fez perguntas nas ruas sobre atuação parlamentar...

E os MESMOS são eleitos todos os anos! Como pode?

O que há de errado com nossa "democracia"?

É dificil compreender que o mesmo povo que vai em peso votar "consciente" em seu candidato é aquele que quer fechar o congresso e aplaude uma iniciativa dessas - eu pessoalmente apoio ainda que, sem congresso quem governa? Lula sozinho? Por favor, não!.

É realmente complicado...

Está na TV, inocêncio de Oliveria é um safado, Palocci é um mensaleiro, Dirceu é um mensaleiro, ACM neto é um safado, Sarney nem preciso dizer e a lista não termina, porém, na eleição, são TODOS reeleitos! Sem problema algum!

E vários são considerados deuses em seus estados!

Como pode?

às vezes eu penso: "Vamos às ruas, vamos protestar"

Mas de que adianta? Já protestei muito, já fui ativo no Mov. Estudantil, tanto em partido quanto fora deles e sempre que ia protestar meia dúzia de transeuntes apoiava mas a franca maioria ficava puta porque atrapalhava o trânsito, porque éramos baderneiros, preguiçosos e etc...

Provavelmente estes mesmos que nos xingavam são os que reclamam da passagem do ônibus mas não participam de protesto contra aumentos e por passe livre, são os que reclamam do congresso mas votam no DEMO e por aí vai....

Eu tenho 23 anos mas já me sinto um velho em termos de esperança.
------