sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cientologia versus Wikipedia

Pin It

A notícia de que a Wikipedia resolveu proibir membros da seita da Cientologia e colaboradores de editar páginas na wikipedia reacende o debate sobre a censura e a liberdade na internet.

De um lado a wikipedia, que proíbe o uso da enciclopédia para o proselitismo e promoção de agendas pessoais - acusação que recai sobre os membros da Cientologia - do outro, a seita, que como qualquer outra organização tem o direito a publicar seu "perfil" na wikipedia, desde que dentro das regras.

Em tempo, vamos às regras da wikipedia:
"uso da enciclopédia para promover agendas pessoais - como proselitismo ou disputas filosóficas, ideológicas ou religiosas - e publicar ou promover material de pesquisa original é proibido"
Seguindo esta linha de pensamento, a Cientologia tem todo o direito de estar presente na enciclopédia, porém, deforma honesta, sem proselitismo, dentro da "lei" da Wikipédia.

O que vemos é desrespeito às regras, o que é comum à seita, visto o recente processo por fraude que enfrenta na frança.

Este é apenas um dos processos e dos problemas criados pela Cientologia, que já foi vítima também de protestos na Alemanha e por toda a Europa.
"Autoridades fecharam uma creche na cidade de Munique, Alemanha, dizendo que ela estava doutrinando as jovens mentes com Cientologia. A guerra entre a “igreja” da Califórnia e o governo alemão continua."
A Cientologia já foi condenada por todo o mundo mas continua a se propagar e a questão fica, até onde vai a liberdade, especialmente a liberdade na internet para organizações e seitas extremamente perigosas?

É um debate que vale à pena.

A questão final deste debate específico é saber se há algum tipo de censura pela cientologia ser uma seita ou se há uma reação à abusos das regras da Wikipedia.

Mas indo além, fica a questão do controle - necessário? - de seitas, grupos de ódio, grupos perigosos e criminosos no ambiente virtual, o que vai de encontro com o princípio da liberdade e neutralidade da internet.

Quem qualifica um grupo como "perigoso"? Quem controla, e como controla?

Ao menos a wikipedia tomou uma atitude democrática, com votos de um comitê arbitral, nada foi feito pela vontade de um ou outro mas, ainda assim, este tipo e controle é justo? Legal? Aplicável em larga escala?

Apenas para deixar clara minha opinião quanto à Cientologia: A Seita deveria ser processada em toda e qualquer esfera e colocada em seu devido lugar, o de um grupo de fanáticos perigosos.

Wikipedia proíbe Igreja da Cientologia de editar verbetes

O Globo

RIO - A Wikipedia tomou uma atitude inédita em seus oito anos de história e proibiu todas as pessoas ligadas à Igreja da Cientologia de editar verbetes no site. O Comitê Arbitral da enciclopédia online decidiu por 10 votos a 0 (com uma abstenção) bloquear os endereços IP de computadores operados pela seita, assim como os de vários colaboradores.

A Igreja da Cientologia, fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard em 1953, prega que os seres humanos são reencarnações de criaturas extra-terrestres. Acusada de fazer lavagem cerebral e explorar financeiramente seus seguidores - muitos deles famosos, como Tom Cruise e John Travolta -, a seita alimenta inflamadas discussões virtuais desde os primórdios da grande rede.

O caso, revelado pelo site The Register, teve início em dezembro e diz respeito a mais de 400 artigos sobre a igreja e seus membros. As páginas dos verbetes passaram por batalhas entre os seguidores e críticos da seita, que procuram dar seu viés ao material publicado, normalmente citando artigos próprios.

As contas banidas não poderão fazer qualquer modificação no site por pelo menos seis meses. A punição pode ser revertida se os responsáveis aceitarem seguir as regras da Wikipedia. Uma dessas regras diz que o "uso da enciclopédia para promover agendas pessoais - como proselitismo ou disputas filosóficas, ideológicas ou religiosas - e publicar ou promover material de pesquisa original é proibido".

Alguns sites sobre a Cientologia:

Alarme Scientology

Dossier Cientologia

Cientologia: A perigosa seita da ganância e do poder

------