terça-feira, 12 de maio de 2009

Sri Lanka: Genocídio em curso

Pin It

Comentei algumas vezes aqui sobre a situação (genocídio claro) no Sri Lanka (coloquei inclusive uma linha do tempo, que pode ser vista aqui, sobre os fatos mais relevantes) e agora me chegam novos fatos....

A situação na região está calamitosa, os Tigres Tâmil (LTTE) estão encurralados, com milhares de pessoas a sua volta, sendo diariamente massacrados pelo exército do Sri Lanka. Protestos massivos foram organizados pelo mundo, especialmente em Londres, onde 100 mil marcharam contra o genocídio, e na Noruega, onde manifestantes invadiram a embaixada do Sri Lanka no país.

A ONU e diversas ONGs denunciaram o massacre de mais de 100 crianças entre as centenas de civis Tâmeis mortos pelo exército do Sri Lanka, num verdadeiro banho de sangue.

Mais de 100 crianças estão entre os civis tâmeis mortos no fim de semana passado em bombardeios no nordeste do Sri Lanka, afirmou nesta segunda-feira um porta-voz das Nações Unidas em Colombo, antes de mencionar um “banho de sangue”.

“A matança de civis, entre os quais 100 crianças, no fim de semana passado, mostra que o cenário do banho de sangue se confirmou”, declarou o porta-voz Gordon Weiss à AFP. As duas partes envolvidas no conflito culpam uma à outra pelas mortes.

Fonte: Refugees United

O número de mortos não para de crescer, dia após dia, e nenhuma solução para o conflito parece interessas às potências envolvidas em engócios dos mais diversos tipos com o Sri Lanka.

De acordo com estimativas da ONU, 6.500 civis morreram e outros 14.000 ficaram feridos entre o fim de janeiro e meados de abril, durante a ofensiva “final” do exército contra os rebeldes separatistas.

Em quatro meses, a ONU acredita que quase 200.000 pessoas tenham fugido dos combates e se amontoado em campos de refugiados no norte do país.
Os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) afirmaram nesta segunda-feira que 3.200 civis morreram nos dois últimos dias por causa dos bombardeios do exército cingalês.

"Russia, China, others avoid meeting on Sri Lanka", afirma a Reuters.

Nem hospitais são poupados pelo exército que ainda acusa os rebeldes de serem responsáveis pela violência, uma demonstração surpreendente de desrespeito aos direitos humanos e hipocrisia.

Witnesses report today that a shell of the Sri Lankan army has destroyed a field hospital, leaving dozens of people dead.

Aqui é possível ver diversas fotos - algumas fortes - do massacre de civis e dos sobreviventes tentndo se esconder, fugir ou meramente sobreviver.
------