sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cloud Computing: Não é o paraíso

Pin It
Longe de querer me mostrar especialista no assunto - não sou - mas como usuário até certo ponto do modelo (ambiente) posso tecer alguns comentários e críticas à este modelo que virou moda e que cresce cada vez mais - está até na TV, com a Locaweb anunciando suas maravilhas.

De fato, a idéia em si é ótima, e é muito mais simples ter todos os seus documentos e ferramentas em um servidor de fácil acesso de e em qualquer local, bastando uma conexão e um computador (ou CCm qualquer).

Quem não hospeda seus favoritos do Firefox num servidor virtual, no servidor do FoxMarks, para ter acesso em qualquer lugar? Quem não hospeda vários documentos e contatos no Gmail achando que poderá resgatá-los a qualquer momento por estarem online e "seguros"?

Alguns me chamam de dinossauro por fazer todo o download de meus e-mails pelo Thunderbird e de andar sempre com um backup de tudo que me é importante num pendrive.... Talvez seja, mas em momentos de pane no Gmail, quem acaba rindo sou eu. Salvo tudo em um HD externo, o mais importante em um pendrive e mais algumas coisas no Gmail, nada mais que isso, e nunca tive grandes problemas.

A computação em nuvem é uma boa maneira de reduzir custos em pequenas empresas, ongs e afins, evita o gasto com a manutenção dos servidores e uma imensa mão de obra e dor de cabeça, mas isto se acreditarmos que os servidores online ou da empresa contratada jamais falharão.

Claro, a possibilidade do seu servidor físico dar pau também é grande, mas a questão aqui não é provar que este método é 100% seguro - nenhum é - e sim demonstrar que por mais benefícios que a Computação em Nuvem traga, ela não é totalmente eficaz e se der pane não só você fica sem acessar o que lhe importa como, para piorar, não depende de você para resolver o problema e sim de uma empresa que pode estar em outro continente.

É a segunda vez em pouco tempo que o Gmail tem problemas, da última vez a pane durou um dia inteiro e muita gente, em desespero, não pôde acessar nada, nem o GoogleDocs e outros sistemas.

Estas panes, ao contrário do que se esperaria, são boas, uma maneira de demonstrar que não só por ser novo e alardeado e ser relativamente mais barato, a Computação em Nuvem não é a solução para todos os problema,s senão uma das soluções que, individualmente, não nos levam à nada.

Isto porque ainda nem entrei na questão da privacidade, como garantir total privacidade a um arquivo, por exemplo, se ele está além de seu computador, de sua casa/empresa, nos servidores alheios de uma empresa?

Quem e o que garante que seus arquivos não foram acessados ou compartilhados por terceiros?

Temos também de nos lembrar das nossas próprias limitações físicas, não só as de armazenamento e funcionamento da empresa contratada/usada, mas também das nossas limitações de internet. Em tempos de Speedy, como garantir acesso quando se precisa a um arquivo?

Com panes constantes, internet 3G de péssima qualidade, velocidade ridiculamente pequena (afinal as empresas jamais te permitem usar a banda que você contratou, só uma parcela criminosa - e a ANATEL conivente como sempre), sistema sem investimento, áreas sem cobertura... Em suma, a internet no Brasil ainda não é confiável - se depender ada Telefônica e ANATEL jamais será - então qual o real perigo de se manter tudo online?

Até que ponto os serviços online superam, no caso das ferramentas, os instalados em sua máquina, como o caso do GoogleDocs e do Office? Pessoalmente acho o GoogleDocs crú, fraco ainda em comparação ao Office, ele é perfeito para um trabalho coletivo, mas ineficiente em muitos aspectos e de resposta lenta. Seria a melhor opção realmente substituir meus programas por outros apenas online no atual momento?

Sem falar que, não nos esqueçamos, saindo do espectro do Google, quem garante a vitalidade e sobrevivência - e bom funcionamento - de ferramentas de empresas mais obscuras? Estarão seguros meus arquivos?

Uma questão importante que se coloca é se o menor preço, o menor custo, é realmente o mais vantajoso no final. Ter só um servidor ou só um servidor virtual (locaweb e afins) é a melhor solução ou investir um pouco mais e adotar um sistema misto, a prova de falhas, a não ser que ocorra um cataclisma (ou cataclismo, sei lá)?

Às vezes mais é mais.
------
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

marcos disse...

Quantos Terabytes cabem no seu pendrive?
Qual é o tamanho do banco de dados do seu ERP e quantos usuários simultaneos o utilizam?
Como você gerencia o que sai e o que entra nos sistemas, considerando que os usuários trabalham com e-mail, Mensagens instantâneas, e tem condições de gravar qualquer coisa e levar embora?
Cloud computing é viável pra quem tem este tipo de necessidade. Assim é fácil calcular ROI. É fácil " blindar" dados. É facil gerenciar TI. Você brinca com informática, mas esse não é o caso de uma empresa. No ambiente corporativo a coisa é séria e é pra gente grande. A confusão é tamanha, que todo mundo olha pro Google Docs e acha que aquilo resolve! Olha pra Locaweb e os problemas acabaram! Pergunte pra quem utiliza os serviços da Locaweb! O Status Blog dessa empresa mostra o que ocorre por lá, nos tais cloud isso ou cloud aquilo. Tem gente falando muito e fazendo pouco. Acho que neste país tudo é nivelado com base no que acontece em Brasília.

Postar um comentário