1- ATA DA ÚLTIMA REUNIÃO GERAL DO GRUPO DE TRABALHO E AÇÃO (GTA) DO FÓRUM PERMANENTE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS / PNDH-3
Em reunião realizada no dia 02/02/2010, discutimos basicamente três pontos:
1- Os avanços nos encaminhamentos tirados na última Reunião Geral do Fórum Permanente de Defesa do PNDH-3 - realizada no Sindicatos dos Jornalistas.
Dentre os pontos avaliados relatou-se a participação de movimentos próximos a nós nos dois Fóruns Sociais Mundiais (Poto Alegre e Bahia), e de que maneira estes companheiros e companheiras pautaram a defesa dos direitos humanos / PNDH-3 nos dois espaços. Relatou-se a presença do tema em algumas várias mesas durante o Fórum de Porto Alegre, algumas delas com a participação do próprio Ministro Paulo Vanucchi - voltando a defender a integralidade do Programa, ainda que já limitado por alguns recuos/reformulações encaminhadas pelo Presidente. Destacou-se também a presença do tema no Fórum da Bahia, em particular a realização de algumas mesas dobre o tema da tortura e dos desaparecidos políticos, bem como a defesa de pontos importantes do PNDH-3 (como o fim dos Autos de Resistência) feita por movimentos de vítimas atuais como as Mães de Maio. Avaliou-se de forma geral, no entanto, que devido ao curto tempo a nossa participação não conseguiu ter a efetividade e o alcance que gostaríamos.
Ainda referente aos encaminhamentos deliberados pela Reunião Geral do Fórum Permanente, aprofundamos um pouco a discussão sobre as estratégias de comunicação e mobilização constante do FPDDH/PNDH-3. Definiu-se uma comissão específica, sob a responsabilidade de Marcelo Zelic, Danilo Dara e Raphael Tsavvko para facilitar o processo, priorizando 3 isntrumentos imediatos: 1- Atualização do Blog: www.defesadireitoshumanos.
2- Discutiu-se também uma série de elementos importantes sobre a construção do "Beijaço", que ocorreu no último sábado (07/02), contextualizado numa luta maior contra a Homofobia, o Sexismo e o Machismo: elementos que foram desde questões de segurança, até maneiras mais efetivas de aproximação dos integrantes e aliados do Fórum PErmanente a organizações e mobilizações como este "novo" tipo. Mais informações sobre o "Beijaço" podem ser encontradas no blog: www.tsavkko.blogspot.com .
3- Finalmente, discutimos que seria muito importante para mantermos e ampliarmos nossa mobilização, bem como para passarmos a contribuir mais efetivamente na luta dos diversos setores/questões abarcadas pelo Fórum, que passássemos a realizar nossas Reuniões Gerais buscando nos aproximar/inteirar/apoiar efetivamente as lutas mais importantes dos movimentos sociais a cada momento, em cada conjuntura. Avaliamos que o convite a representantes de movimentos sociais e setores que têm sofrido violações de direitos humanos para conversas francas e traçamento coletivos de estratégias, pode ser um excelente instrumento de aprofundamento da luta pelos Direitos Humanos / PNDH-3, bem como de mobilização e contribuição efetiva desta rede que se cria no formato de um Fórum Permanente.
Neste sentido definimos que faríamos uma primeira experiência na semana seguinte (esta agora), convidando representantes de movimentos sociais envolvidos em lutas estratégicas do momento, para que abordassem ao menos três pontos cada um: A- Um quadro atual da realizdade vivida pelo movimento: dificuldades e propostas; B- De que maneira as organizações e movimentos participantes do Fórum Permanente podem contribuir efetivamente para suas lutas; 3- De que maneira estas questões e estas lutas se articulam com pontos/integralidade do PNDH-3.
Desta maneira, propomos uma REUNIÃO GERAL A SER REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA (11/02), àS 19hs, NO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP (RUA REGO FREITAS, 530 - SOBRELOJA):
- CRIMINALIZAÇÃO DO MST E SEUS PRESOS POLÍTICOS - convidada a Soraia Soriano pelo MST-SP
- COMUNIDADES ATINGIDAS POR ENCHENTES EM SÃO PAULO - Elaine, da Região da Billings (Sul) e Alexandre, da Região do Jd. Romano (Leste);
- LUTA CONTRA A HOMOFOBIA E O SEXISMO - Raphael Tsavkko para avaliar o Beijaço e seus desdobramentos
- CONSTRUÇÃO DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES, Representante da Marcha Mundial das Mulheres
- COMISSÃO DA VERDADE E DA JUSTIÇA - Marcelo Zelic, do Grupo Tortura Nunca Mais-SP