Depois de cerca de 10 horas de debates, foi aprovada a Carta de Princípios, o Estatuto (que logo será divulgado) e foi formada a primeira Direção Executiva da organização.
Foi decidido que a organização deve ter um caráter mais horizontal que vertical e que haverá amplo espaço para nós, blogueiros. Contaremos com uma secretaria específica para cuidar de nossos interesses e uma área jurídica para nos defender quando censurados, ameaçados e intimidados.
ALTERCOM - discurso do Presidente Palhares from Raphael Tsavkko on Vimeo.
- Assembléia Geral, Composta por todos os associados, instância máxima de deliberação;
- Diretoria Executiva, Órgão colegiado com as seguintes funções:
* Presidente
* Vice-Presidente
* Tesoureiro
* Segundo Tesoureiro
* Secretário Geral (responsável pelas secretarias temáticas a serem criadas)
* Diretor Jurídico
* Diretor e Comunicação e Formação
* Diretor de Relações Internacionais
* Diretor de Relações Institucionais
- Conselho Fiscal (3 membros e 3 suplentes)
- Conselho Consultivo, formado por especialistas em diversas áreas, professores, técnicos e por qualquer membro interessado da Associação
- Comissões ou Secretarias Temáticas, onde entrará a seção especial de relacionamento com blogueiros e etc e que serão fruto ainda de debates quanto à organização, áreas de atuação e etc
O primeiro presidente da ALTERCOM, eleito no sábado, é Joaquim Palhares, da Agência Carta Maior e o Vice-Presidente é o Renato Rovai, da Fórum.
Na reunião de fundação a deputada Erundina fez um breve discurso parabenizando os presentes e recebemos ainda cartas e mensagens de diversos deputados como Paulo Teixeira, Raul Marcelo, Ivan Valente, Manuela d'Ávila dentre outros.
ALTERCOMO 11º ponto surgiu por sugestão minha de deixar claro a necessidade da defesa da Neutralidade da rede e da universalização do acesso como contraponto à mídia tradicional e como forma de inclusão social.
Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação
Carta de princípios
A ALTERCOM é uma entidade associativa de empresas e de empreendedores, de iniciativa individual ou coletiva. Nasce com o objetivo de representar e dar legitimidade aos setores da sociedade que lutam por uma comunicação democrática, E para defender a diversidade, pluralidade informativa e a liberdade de expressão para todos.
MISSÃO
Constituir-se em um canal democrático de interlocução que possibilite a defesa da liberdade de expressão e que contribua para a formação de uma cidadania crítica, atuante e participativa.
PRINCÍPIOS e OBJETIVOS
1. Congregar os setores empresariais e os empreendedores que lutem pela liberdade de expressão e pensamento;
2. lutar pela produção de conteúdos que representem a diversidade da cultura brasileira;
3. Lutar por um marco regulatório que garanta a democratização da comunicação, em especial nas concessões públicas de rádio difusão e telecomunicações;
4. Lutar pela criação do Conselho nacional de Comunicação Social, com ampla participação da sociedade brasileira, conforme decisão da 1º conferência Nacional de comunicação (confecom);
5. Defender os princípios dos direitos humanos, principalmente o direito à comunicação, e garantir o direito à diversidade, combatendo qualquer forma de discriminação;
6. lutar por novos critérios que garantam a democratização da aplicação dos recursos de comunicação do estado brasileiro em seus três níveis, municipal, estadual e federal;
7. Apoiar a constituição de fundos de fomento para produtores de conteúdo;
8. Apoiar a realização periódica da CONFECOM.
9. Constituir uma rede de de compartilhamento de informações e conhecimento;
10. constituir-se em um espaço para formação e debates sobre comunicação;
11. Lutar pela universalização do acesso à internet via banda larga e contra qualquer tipo de restrição ao uso da internet.
10 de abril 2010
Como se vê, a organização nasce com grandes objetivos e depois de ampla discussão e uma ampla base de apoio.