quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

País Rico é País Sem Pobreza? Onde foi parar a Justiça social?

Pin It
Este é o novo slogan do governo federal. Péssimo. E explico o porque.

O PT já foi um partido Socialista, ou, ao menos, mais chegado a estes ideais e, como tal, a bandeira é - ou era - a da justiça social, da igualdade e nunca a da acumulação, da riqueza pura e simples. E é isto que promove o slogan, a noção de que riqueza é boa, mas pobreza é ruim.

Ora,s pobreza é algo ruim, mas o seu oposto, a riqueza, também não é maravilhosa. Um país não deve lutar por "riqueza" e sim por JUSTIÇA. Um país justo, um país igualitário, em que a diferença entre os que tem mais e menos não seja a maior do mundo ou simplesmente abissal.

Este slogan reflete fielmente a transformação pela qual passou o governo e o próprio PT: O abandono de antigas bandeiras em troca de uma luta por poder, por manutenção do status quo e pela criação de uma nova classe média baseada unicamente em consumismo.

Como disse Dilma na campanha, ela queria um país de classe média, e se consegue isso através do consumo, do dinheiro, de "enriquecer" os pobres e não em criar uma igualdade, uma justiça social.

Distribuição de renda não é "enriquecer", é tornar justo o desigual.

A linguagem marxista foi abandonada pelo senso comum classe-mediano de que o bom é ser rico, não ser igual, não estar no mesmo nível dos demais, mas ter mais, ser melhor.

Enriquecer, como reza o slogan, resolveria todos os problemas. Tiramos as pessoas da pobreza financeira, mas não da intelectual, da exclusão que não é apenas fruto de diferenças financeiras, mas é social, intelectual.

Façamos um país rico, mas que acha que o Big Brother e o Ratinho são entretenimento de qualidade, ricos que fazem uniesquinas, que são preparados para consumir e não para pensar. Mas poderão consumir mais, acumular mais. Este não é o país que sonho, o que enriquece mas permanece vazio.

Não importa que conceito de "rico" usemos. Um slogan que precisa de profunda interpretação e exercício mental para ser compreendido pelo que é não é bom. Países ricos também podem ser desiguais e terem muita pobreza (e o são em muitos casos), e não ter pobreza, em si, não torna ninguém rico, dependendo da perspectiva e da comparação feita. E, se ser rico fosse inerentemente bom ou solução de problemas não teríamos uma elite tão descaradamente canalha como a nossa.

O que precisamos é de justiça, igualdade, de justiça social, de educação, cultura e inclusão.

Me oponho a este pensamento capitalista, "American Dream" como bem definiu o @Ramiro_fc no Twitter.

Me pergunto: Porque não um "País JUSTO é país sem pobreza"? Ou mesmo "País SOLIDÁRIO é país sem pobreza"?

Seria muito mais digno perante a história do PT e de sua militância.
------