segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governo Dilma e corrupção, a inocência dos tolos

Pin It
E lá se vai mais um ministro do governo Dilma. Se demitiu para não ser demitido. A causa? Corrupção. Caiu Wagner Rossi da Agricultura e do honestíssimo PMDB.

Antes dele, por corrupção, claro, já tinha rodado o Alfredo Nascimento, do também digno e honesto PR do defensor do Estado Laico, Valdemar da Costa Neto, e do também defensor da ética e da justiça, Magno Malta.

Palocci rodou. Corrupção, claro. O Jobim, neste meio, acaba sendo um exemplo. Não caiu por corrupção, ou ao menos caiu antes que descobrissem seus podres, pois já notaram que algo fede nas Forças Armadas e tem general no meio.

Jajá cai o do Turismo. Causa? Corrupção. E logo cairão outros.

Mas alguns irão se sustentar, com ou sem denúncias, afinal, Dilma precisa colocar gente do PR, do PMDB e de toda a sopa de letrinhas aliada em algum lugar (e não no DEVIDO lugar, para a "casa do carvalho", como diria o Marcos Bagno) que, não precisa ser gênio, vai continuar a garantir ampla distribuição de renda... para seus parentes e aliados.

O engraçado é que tem muita gente (e muito petista, claro) que fecha os olhos. Alguns até ensaiam uma pequena revolta, dizendo que o PMDB tem mesmo gente ruim, o PR também, mas pela governabilidade alianças são necessárias. O que não falta é "progressista" publicando a carta de despedida (que já vai tarde) do ex-ministro da agricultura como se o pulha merecesse qualquer respeito.

---
Apenas um raciocínio rápido: Se estamos tratando de um partido supstsamente dos trabalhadores, o que justifica tanto "patrão" nas mais altas esferas de poder? Cadê os cargos (e não falo de terceiro escalão ou cargo simbólico, mas cargos decisórios, com poder efetivo) pra lideranças dos movimentos sociais? Ah, tão nas mãos do PMDB, do PR e de toda a corja "aliada" - enquanto tiver dinheiro.

Os movimentos sociais precisarem fazer as MESMAS manifestações que faziam com FHC deveria ser suficiente pra exemplificar o caráter deste governo.
---

Outros ainda apontam o dedo pra um suposto moralismo, afinal, TODOS roubam, né?

Ah, a "governabilidade"! A palavra não tem as treze letras do Zagallo, vai ver que por isto é maldita.

A estes que bradam "Moralismo" eu pergunto, roubar não seria imoral (se aceitarmos a idéia de "moral" para a discussão, termo que repudio) e algo imoral seria naturalmente ruim?? Ou a história ficou de ponta-cabeça e agora o cool é ser imoral, assim como ser ambientalista de shopping, estilo Marina Silva?

Se "moralismo", com a conotação carregada de ódio e rancor que alguns petistas usam, é denunciar a corrupção, roubar seria o que? Legítimo? Necessário? Ou talvez justificável?

Afinal, é preciso compor alianças custe o que custar. Claro, vamos passara borracha no comportamento do PT quando era oposição, quantas denúncias de corrupção não fez! Mas hoje não pode.

E as alianças custam caro.

Eu me divirto com o grupo que repete ferozmente que Dilma se equivocou, que "escolheu errado". Oras, errar é humano, errar 4 vezes (até agora) também deve ser... Será?

Estamos mesmo falando em constantes e eternos... erros? Nomeações feitas por Michel Temer, nomeações feitas pra contentar partidos fisiológicos... Mas, realmente, apenas "erros".

Claro, não faltou quem dsisesse: "Mas o Wagner Rossi é da cota do Michel Temer"! Justo, mas quem é mesmo a presidente? Quem é que manda nessa brincadeira?

E, antes que me esqueça, existe um outro grupo, o que aponta o dedo para a mídia. Tudo é culpa do PIG. Sim, tem até jornalista e "progressista" dizendo que quem demitiu o Rossi foi o Serra!

Mas, admito, muita coisa é culpa do PIG, de manipulação descarada. E este PIG não tem caráter, acusa hoje aqueles que no governo retrasado (FHC) eram seus amigos e aliados. Questão é saber quem traiu primeiro, se estes políticos que se debandaram para a suposta esquerda ou a mídia, que os acusa de seus crimes, que antes acobertava. Não há mesmo honra entre ladrões.

Sejamos honestos, TUDO é culpa do PIG? Um ministro honesto se demitiria porque o PIG quer? Jobim foi demitido porque o PIG quis? Alfredo Nascimento é tão honesto que mesmo assim a pressão do PIG fez seu trabalho e ele não passa de um pobre-coitado inocente?

Eu deixo logo claro: Parto do princípio, sempre, de que quem se filia a DEM, PSDB, PR, PMDB e semelhantes não tem, desde o princípio, intenção de ser exatamente honesto ou muito menos ter preocupação com o social, com o povo... Claro, que, para provar a regra, sempre aparece um ou outro, mas caso raro, digno de nota. Um raro antigo militante do PMDB histórico anti-Ditadura, por exemplo.

Me lembro do saudoso Fausto Wolff - de quem deveria falar mais, citar mais, pois devo muito às leituras de seus textos boa parte de meu senso crítico - que costumava chamar a corrupção o maior dos males. Coitado, hoje estaria sendo acusado de moralista e até de coisa pior!

Era o Fausto quem gostava de comparar o político corrupto com o assassino, e assino embaixo:
"E, entretanto, eu lhes pergunto: qual a diferença entre assassino que mata a vítima num assalto e o político corrupto que manda um milhão de dólares para o exterior sabendo que está condenando centenas de crianças à morte pela fome? A diferença é que o bandido que sempre foi tratado como cachorro louco e acaba reagindo como tal é ignorante e arrisca a vida; o assassino de colarinho branco o máximo que arrisca (os mensaleiros com exceção de três já estão em campanha eleitoral) é a perda do mandato."
Pois é. É em grande parte culpa do político corrupto os piores males da sociedade. Se não há dinheiro para obras sociais (mentira, o dinheiro existe, só não chega a qem deveria), se não há dinheiro para escolas, para a educação e para se educar o povo, ao invés de deixá-lo apático em frente à Rede Globo, a culpa é toda do político corrupto.

Mas não se enganem, a culpa também é de quem dá poderes ao político corrupto. Não dá pra dizer que todo funcionário corrupto seja de responsabilidade da chefia, mas todo funcionário/subordinado INDICADO/NOMEADO pela chefia que rouba é sim da responsabilidade do andar de cima.

Fazer "faxina" depois que a farra com o dinheiro público já foi feita, pra disfarçar, é muito fácil.

-----
Neste meio tempo a educação brasileira fica entregue às moscas. Incentivos para UniEsquinas não faltam, mas dinheiro para as universidades públicas, federais? Este não existe. As novas universidades federais já nascem precarizadas, contratação de professores só como temporários. Os salários são uma miséria, uma vergonha.

E, em alguns casos, as universidades e Isntitutos Federais chegam ao ponto de não ter sequer banheiros. Vejam a denúncia estarrecedora feita por funcionários e professores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Murici:




Carta_de_Murici IFAL
------