sexta-feira, 22 de junho de 2012

Convite: Defesa de Mestrado dia 26/06

Pin It
Minhas queridas e queridos (e nem tão queridxs assim),

Dia 26, terça feira que vem,  na Cásper Líbero, acontecerá minha defesa de mestrado. Depois de dois longos anos de pesquisa, de dores de cabeça, de alegrias e tristezas, de uma fantástica pesquisa de campo e de muitos dias insones, finalmente a terminei.

"Nacionalismo basco e redes telemáticas: nação, vinculação e identidade" é o tema e abaixo segue o resumo:

Através de um processo exploratório e descritivo, uma profunda análise da bibliografia coletada e entrevistas/relatos coletados, além da análise pormenorizada de postagens em blogs selecionados, busca-se analisar o comportamento na internet de membros da chamada comunidade basca, em especial daqueles que se declaram nacionalistas bascos – análise do processo de criação/re-criação de mitos, vínculos formados -, e, ainda, compreender o processo que se percorre até a tomada de consciência sobre o sentimento nacional em um ambiente virtual, em comunidades virtuais, tendo como base a noção de Comunidades Imaginadas propostas por Anderson, a ideia do plebiscito diário e da vontade de ser parte de um grupo, como explicitado por Renan, e a teoria das mídias descrita por Pross. Como se dão os processos políticos e comunicativos pelos quais há apropriação das redes telemáticas por parte do grupo ou comunidade basca? Como emerge o sentimento nacional (de nação) diretamente das interações via internet através da colaboração/interação e vínculos criados através do relacionamento online? Compreende-se a internet como um locus onde compartilhamos e nos re-significamos e que propicia aos indivíduos uma re-territorialização, um sentimento de pertencimento em meio à globalização e consequente fragmentação identitária típica da pós-modernidade dentro dos fenômenos da cibercultura. Busca-se compreender as razões pelas quais o movimento nacionalista Basco se ramificou até a apropriação das redes telemáticas, passando por todo um complicado processo de construção nacional, além de ligar a formação de vínculos comunicacionais à ideia de sentimento nacional e de nação, tendo a imprensa como impulsionador inicial de identidade(s) nacional(is) e a internet como novo foco de formação de vínculos através de comunidades virtuais.

Palavras-chave:
Nacionalismo Basco. Identidade. Cibercultura. Comunidade Imaginada. Ecologia da Comunicação. Internet.

Quem estiver interessado(a) em aparecer, basta falar comigo que digo o horário, o andar e tudo mais!=)

Só não o divulgo aqui, aberto, porque não posso esquecer que ainda sou ameaçado por neonazistas desde minha cobertura do protesto pró-Bolsonaro que fizeram e, claro, não posso descartar petistas raivosos!=)
------