quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Porque fazemos o #Governismo?

Pin It
"Governistas, um poço sem fundo de fanatismo e de humor involuntário."
Ha algumas semanas, cansado de tanto fanatismo governista, e quase a ponto de abandonar parte da atividade em redes sociais - acreditem, pensei em abandonar até o blog e o Twitter - tive uma brilhante idéia (penso eu, claro): Porque ao invés de me irritar com o fanatismo petista e governista não canalizar esta raiva e revolta para um fim mais... propositivo e educativo?

Nota: É bom lembrar que petista e governista são coisas diferentes, há muito não-petista que é até mais fanático em defesa do governo que o petista médio, ainda que, por vezes, sejam a mesma coisa.

Nasceu aí o tumblr Governismo, a doença infantil... 

A ideia central do Tumblr é coletar tuítes de fanáticos petistas e governistas que sejam simplesmente absurdos, que demonstrem total incoerência, aqueles preconceituosos, intoleráveis e os que simplesmente nos fazem rir tamanha a falta de noção e de realidade.

Objetivo do Governismo é mostrar o fanatismo da militância (mesmo dos grandes) e servir de lição, ou ao menos tentar. Mostrar o que é fanatismo e o mal que causa às lutas populares.

Caso recente, posso citar, é o do Genocídio Guarani Kaiowá, onde a militância governista levou quase 2 semanas para descobrir o que estava acontecendo, apenas após a Maria do Rosário sair de sua inutilidade e agir pressionada, em parte, pelas redes sociais. Foram duas semanas de silêncio total ou mesmo de críticas a quem se posicionava contra o genocídio, que é patrocinado pelo governo federal e cometido por seus aliados. Aparentemente a direção agora liberou a militância para falar, de forma comedida, sobre o assunto. Mas a incoerência é sentida:
http://is.gd/uaRozH

Temos exemplos de preconceito racial contra o Ministro Joaquim Barbosa cometido não por tuiteiros desavisados, mas por gente grande, jornalistas e acadêmicos. Temos denúncias vazias e doidas de golpes que seriam cometidos pela imprensa, vulgo PIG, que, vejam só, é financiada pelo PT, ameaças de violência e por aí vai.
http://is.gd/D98q2Q

Imediatamente aderiu ao projeto o @elcapeto e recebemos várias contribuições de anônimos (inclusive alguns que até já apareceram no #Governismo por algum comentário nonsense, mas que se divertiu com o fato, afinal errar é humano e não há nada mais honesto que reconehcer um erro) e de outros que se identificam, como o @cadulorena e o @conradoo - dentre outros - , que sempre contribui com ótimas pérolas.

Não é um trabalho fácil, por mais que não seja exatamente difícil coletar as pérolas, já que basta uma visita ao perfil de uma infinidade de governistas para tems material para uma vida inteira, mas é desgastante e, garanto, não nos ajuda a fazer amizades - ainda que não seja nossa intenção ganhar a simpatia de fanáticos.

Nosso objetivo, porém, não é o de colocar pessoas, enquanto indivíduos, na parede, mas denunciar um sistema corrupto, capitaneado - mas não só - pelo PT, cujos militantes e gente próxima, de partidos satélites, não consegue mais pensar, ou quando pensam, esperam ordem da direção para se manifestar. E, que fique claro, falo de um "sistema corrupto" e não de corrupção em si, esta que é cometida tanto por PT quanto por PSDB, DEM e etc. Esperamos, como todos, que o PSDB siga o caminho do PT e tenha o julgamento de seu mensalão.
http://is.gd/HpjQcI

Não é surpresa o ódio e virulência contra a mídia, mesmo que TODOS saibam que é o PT e o governo federal que a financiam. O fanatismo "explica". Não faz diferença bradar de ódio contra a Globo e a Folha quando os únicos com poder para enquadrar esses veículos não tem o menor interesse em mudar a situação, mas usa a militância para gritar e dar carta branca para tudo que faz o governo.

Oras, o PT privatizou, o PT patrocina genocídios contra índios, entrega rios de dinheiro para empresas privadas lucrarem, passa por cima dos movimentos sociais, criminaliza greves, mas quando uma notícia destas sai na mídia, resumem que é o "PIG" querendo derrubar (sic) o governo, então temos de apoiá-lo, não importa o que aconteça, não importa quem morra e o que seja destruído e mesmo que vidas e reputações sejam destruídas. É o fanatismo mais torpe possível.
http://is.gd/5VefvP

Militantes que acham que podem chamar o Joaquim Barbosa de "negro de alma branca", de "ministro de ébano" ou de "capitão do mato", questionar sua capacidade por ser negro, apenas porque ele está julgando e condenando petistas que roubaram milhões dos cofres públicos. Fosse julgado o PSDB, a reação da militância seria outra, oposta.

Militantes que repudiam o Maluf numa semana, para na outra estarem abraçados com ele, que gritam "Marta é serrista", pra na semana seguinta amá-la. Esta falta de coerência nos parece intolerável. E por isso denunciamos.
http://is.gd/pawsxf

São essas pessoas que estão no poder e são usadas por quem está no poder. Militantes influentes ou só aquele soldadinho acéfalo, mas todos eles formando um corpo único de ataque, fanatizado, sem crítica.

Não aceitamos. E nossa única forma de combater é mostrando suas incoerências. Não que os próprios tenham a capacidade/vontade de compreender onde erram, mas ao menos para tentar alertar a quem possa seguir caminho semelhante. E não estamos dizendo que nós somos infalíveis, que não erramos ou que, por vezes, não somos incoerentes, mas aceitamos que o dedo seja apontado e reconehcemos quando efetivamente erramos e, acima de tudo, não aceitamos ordens de uma direção para nos dizer como pensar.

No fim, já ficamos satisfeitos em ao menos fazer rir quem vai até o tumbl com os absurdos que ali encontram e sempre tentamos - na medida do possível - colocar algum comentário irônico ou mesmo engraçado depois de cada absurdo postado. Se conseguimos ou não, cabe ao leitor comentar e nos dizer o que achou e, claro, contribuir sempre que quiser.

É possível contribuir pelo próprio Tumbl, enviando mensagem para nós ou, ainda, podem seguir nossas atualizações e enviar sugestões através do @governismo no Twitter ou pelo Facebook!
http://is.gd/HNsL8m
http://is.gd/BPYJOX
http://is.gd/rh1hrE
http://is.gd/FsnjDZ

------