sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O governo Dilma é um barco naufragando, mas afundamos todos juntos.

Pin It
Se o PSDB é um câncer, o PT é a metástase.

Saúde de qualidade? Não, "mais médicos".
Educação de qualidade? Não, "mais professores".
Participação popular? Não, superar a ditadura e abolir até a liberdade de imprensa.

Esse governo do PT é a pior coisa que já aportou nesse país.
Já escrevi diversas vezes sobre a questão da "qualidade" nos governos do PT. É algo que simplesmente não existe. Tudo é feito nas coxas.

Não há qualquer espécie de planejamento em nenhum setor do governo, mesmo a presidência é apenas um arremedo ridículo do que poderia ser um governo.

Lembram dos protestos que tomaram conta do país? Qual a resposta da presidente? Constituinte? Desistiu em menos de 24 horas. Plebiscito? Desistiu em menos de uma semana. Reforma Política? Já colocou o Vacarezza pra acabar com a festa...

Voltamos à estaca zero. aliás, pioramos, o Arlindo Chinaglia, líder do governo na Câmara propôs proibir até a imprensa de acompanhar sessões. Não se trata de saudosismo da Ditadura porque NEM A DITADURA chegou nesse ponto.

É daí pra baixo e, pelo que estamos vendo, sempre há um ponto mais baixo.

Não há NADA para comemorar neste governo Dilma. Há apenas que se repudiar. Genocídio indígena, homofobia galopante, medievalização do país, gastos astronômicos com obras inúteis, gastos assustadores com elefantes brancos, reforma agrária abandonada, agronegócios lucrando horrores, privatizações, violações diárias dos direitos humanos de toda a população....

Mas, como diriam os petistas, o PT "tirou milhões [de pessoas] da pobreza". E as colocou onde? No SUS? Na escola pública com professores que recebem menos do que o suficiente para sobreviver e cujo piso sequer é respeitado pelo criador, Tarso Genro (do PT, claro)? Ou quem sabe consumindo e se endividando até o ponto da inadimplência? Ou, talvez, comprando carros do ano para piorar cada vez mais a mobilidade urbana?

Sem dúvida o povo não está navegando em uma internet de qualidade, esta que o governo tenta de todas as formas vulnerar, ao atacar sua neutralidade com o apoio entusiasmado das teles que querem transformar a internet em uma TV a cabo (tão ruim quanto a TV a cabo, aliás).

E mesmo com todas as benesses, todos os bilhões doados aos aliados de toda as espécies, o congresso continua dando uma banana pra Dilma e para o PT. Não que isto seja ruim, já que projetos que vem do PT ou da presidência, em geral, são ruins e novicos, mas dá o tom de como andas as coisas.

Quanto a ouvir as ruas, mais uma piada. Não ouviram nada. Dilma e o PT aproveitaram para impor sua agenda frente aos anseios do povo, mas nem isso foi capaz de fazer.

Como política medíocre que é, Dilma dá seu recado. Ela sabe que conta com o apoio de hordas de fanáticos para se sustentar e conta também com a indigência completa da oposição que tem, quase toda de direita como ela e formada por ineptos da mesma estirpe.

A situação do país é preocupante, em todos os aspectos mais básicos.

Sim, temos "pleno emprego" - pese a maquiagem básica dos dados -, mas QUE empregos? Sim, temos mais jovens na universidade, mas QUE universidades? Temos até mais universidades federais, mas com QUE estrutura? Com professores contratados de QUE maneira?

Para os que repetem a ladainha tipo "agora vá dizer ao pobre q atrasa o ano letivo por falta de um professor, mesmo medíocre e morrem até de diarreia" eu respondo: Mudará alguma coisa o simples remanejamento de pessoas pelo país sem que haja um pingo de preocupação com estrutura ou mesmo com o longo prazo?

Não adianta mandar 500 médicos pros cafundós do Amazonas se com eles não for estrutura hospitalar e de atendimento básico. Você pode mandar doutores da USP para o Acre que não farão diferença em escolas onde alunos tem que caminhar quilômetros para chegar todo dia e não tem material escolar - ou quando os tem estes contém erros grosseiros.

São paliativos, que podem ter sua função no curto prazo, mas cujo objetivo por parte do governo é apenas usá-los como um "cala a boca" para as principais reclamações.

Tem gente morrendo aos borbotões nos hospitais do SUS em capitais, levar médicos pro interior e despejá-los por lá não resolve nada. Pode salvar meia dúzia de vidas, mas não muda a "big picture".

Quantos bilhões o país não gastou com estádios e obras faraônicas, ou mesmo com "incentivos" para universidades particulares que não poderiam ter sido investidos em coisas realmente importantes e necessárias para o país? Ninguém (se) faz esta pergunta?

No fim a certeza é que não há o mínimo planejamento por parte do governo Dilma de suas políticas.

O governo Dilma é um buraco furado, pena que ela seja só a capitã, o barco afundando, afundamos todos. E a água já está no pescoço.
------