quinta-feira, 16 de abril de 2009

Russia encerra regime Terrorista na Chechênia

Pin It

"Rússia encerra regime antiterrorista na Chechênia"

"O presidente do comitê e diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB), Aleksandr Bórtnikov, anulou a partir da meia-noite de 16 de abril a ordem que declarava o território da república (da Chechênia) zona de operação antiterrorista", diz uma nota do CNA, citada pela agência oficial de notícias local "Itar-Tass".
O correto seria dizer que o regime terrorista da Rússia na Chachênia chegou ao fim, aliás, chegou ao fim o regime oficial porque o presidente checheno, Ramzan Kadyrov (nomeado por Putin e não eleito), continua e continuará sua campanha de perseguição aos chechenos, continuará a tortura e o terror contra a população e em especial contra os nacionalistas.

"Hoje, a república da Chechênia, como admitem milhares de visitantes, incluindo políticos, homens de negócios, jornalistas e personalidades da cultura, é uma região pacífica e em desenvolvimento"
Significa apenas que vários nacionalistas foram assassinados ou encontram-se presos em locais não identificados sendo diariamente torturados e abusados. Os demais encontram-se tão amedrontados que não tem forças para se manifestar contra o regime opressor de Grozny e Moscou.

O regime dito antiterrorista teve início em 1999 e coincidiu coma invasão de guerrilheiros chechenos, comandados por Shamil Basayev, da pepública vizinha do Daguestão.

A Chechênia enfrentou duas guerras visando a separação da região da Rússia, com extremo derramamento de sangue, nos anos 90 e no começo do século XXI e a resposta russa foi o ataque total, perseguições, prisões arbitrárias e atos de genocídio em especial entre 1994 e 1996.

Maiores informações aqui.
------