quinta-feira, 16 de abril de 2009

Temporada de Perseguições aos Nacionalistas

Pin It
Aparentemente começou, de maneira oficial, a temporada de perseguições a grupos e indivíduos nacionalistas pelo mundo.

Não que seja fato novo mas desde pelo menos as Olimpíadas de Pequim que a coisa desandou. Começou com os Uigures sendo perseguidos de maneira mais feroz, sendo isolados completamente do mundo pela polícia Chinesa. bombas explodiram na China e os ataques foram atribuídos a obscuros grupos supostamente "radicais muçulmanos" ligados à minoria (não tão minoria assim para qualquer padrão) Uigur.

Ao mesmo tempo vimos a violência crescente e opressão contra Tibetanos, novamente coisa de Chineses "Comunistas". A China desde sempre oprime não só seu próprio povo em um regime ditatorial - mas aceito universalmente, nem os EUA, arautos da liberdade e que impuseram sua visão de democracia ao mundo (vide Iraque, Afeganistão, Granada, América Central, América Latina, Vietnã, Coréia, ad nauseam) reclamam da China e de seu regime opressor - mas também as minorias que tiveram a infelicidade de serem conquistadas por Pequim.

Saindo da China e indo até o Sri Lanka, podemos observar a situação do poro Tâmil, que luta ha mais de 30 anos por independência e tem nos Tigres Tâmil sua arma de ataque e defesa.

Claro que ninguém pode considerar os Tigres Tâmil (LTTE) bonzinhos ou inocentes. Não são.

Foram eles quem iniciaram os ataques suicidas - e não os islâmicos, como muitos gostam de pensar e anunciar de boca cheia - e de fato usam civis como escudos humanos mas, ainda assim, são representantes do povo tâmil e detém o apoio deste até hoje.

Este site tme uma lista completa com descrição de todos os ataques suicidas e artigos sobre o LTTE, possui imagens fortes mas é incrível.

Exemplo do apoio foi a marcha de mais de 100 mil Tamil pelas ruas de Londres semana passada em apoio ao grupo e contra o Sri Lanka.

A LTTE chegou a dominar a maior parte do que epara a criação de um Estado Independente, o Tamil Eelan e hoje se vê reduzido a uma porção ínfima do território e lutam para não serem totalmente destruídos.

Passando para a Europa temos o caso dos Bascos, que já relatei várias vezes aqui no blog, temos o caso das minorias Ossetas e Abkházias na Geórgia que finalmente conseguiram sua independência da Geórgia depois de tentativas de limpeza étnica, temos o caso da Chechênia que continua a ser massacrada pelos Russos e por seu presidente genocida, Ramzan Kadyrov, temos a Córsega onde os militantes dos diversos partidos e grupos pró-independência assim como membros dos grupos guerrilheiros Corsos e etc...

É possível fazer uma lista quase interminável de grupos e indivíduos nacionalistas, representantes de minorias pelo mundo que são constantemente acossados, presos e torturados.

A notícia mais recente, porém nos leva ao Curdistão turco onde o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), do líder enjaulado desde 1999 sob condições desumanas Abdullah Öcalan, é ilegal mas ainda assim é uma guerrilha forte.

Nesta semana diversos membros (entre 50 e 70) do DTP (Partido da Sociedade Democrática), partido Curdo legalizado na turquia, foram presos pela polícia acusadas de serem membros do PKK no que, todos sabem, foi uma vingança do governo turco pelo crescimento deste partido na região de maioria curda do leste do país.

Once again Ankara is trying to use police to achieve the goals that could not be secured through the ballot box. Only two weeks after DTP's (Democratic Society Party) overwhelming victory in local elections, the Turkish police have arrested dozens of Kurds all across Turkey, mainly DTP members and officials, accused of belonging to the PKK, the Kurdish pro-independence guerrilla.

Dentre os presos se encontram 3 vice-presidentes, o primeiro acessor do prefeito de Diyarbakir, o advogado de defesa de Öcalan e o editor chefe da Gün TV. Os demais presos são membros e militantes do partido.

Seracettin Irmak, a lawyer for the PKK’s jailed leader Abdullah Öcalan, is also among the detained. Some of the key DTP members in custody include Deputy Chairman Kamuran Yüksek, Deputy Chairman Bayram Altun, Deputy Chairwoman Selma Irmak, Bartın Mayor’s Office Public Works Director Heval Erdemli, Tunceli Deputy Mayor Halil Ünlü and Diyarbakır Mayor Osman Baydemir’s prime aide, Ahmet Zirek.

Resumindo: Não é de hoje a perseguição contra minorias mas, aparentemente, os Estados resolveram agir de uma vez e ilegalizar, proibir, matar, torturar e prender a todos que reivindicar um direito básico, o de autodeterminação.

Dentre os povos oprimidos poderiam ainda ser citados, com destaque:

Bascos, Curdos, Catalães, Corsos, Tibetanos, Uigures, Chechenos, Tâmil, Ossetas, Provençais (Occitanos), Bretões, Ingushes, Daguestanis (diversos grupos na Rep. autônoma do Daguestão), Tártaros, Indígenas na América Latina, Agorígenas na Austrália, Aborígenes de Bouganville, Tahitianos, povo de Cabinda, e diversos outros.

Um organismo de representação destas minorias é a UNPO, cujo site merece ser acessado.


------