Mais uma pane, da série mensal de panes da Telefónica. Desta vez não se limitou ao Speedy, os telefones ficaram mudos ou não ligavam e até o site da empresa saiu do ar.
No escritório onde trabalho ficamos sem telefone por mais de uma hora (pelo menos entre 9h e 10 e meia da manhã de hoje), não era possível ligar ou receber nada, porém, a internet funcionou - ainda que muito lenta.
A cada mês a Telefónica faz das suas. As desculpas são usuais: Ataques hacker, manutenção ou o bom e velho "não aconteceu nada, não sabemos de nada" e, no fim do mês, recebemos maravilhosos 3 centavos de desconto na conta por ter ficado alguns dias sem conexão, que a Tlefónica diz ter sido coisa de meia hora.
Só espero para ver o grande pane que deve acontecer logo logo, se continuar nesse caminho de um pane ou até mais a cada mês. Alguma hora a estrutura não aguenta e cai de vez.
Internet via rede elétrica, Speedy Xtreme e afins? Quero ver as quedas de energia, o pane geral que a Telecômica via causar...
Do Info Online:
"SÃO PAULO - Uma pane afeta parte das linhas fixas da Telefônica no Estado São Paulo desde o início da manhã desta terça-feira (9).Da Folha Online:Parte dos usuários residenciais e comerciais da Telefônica não consegue fazer ou receber chamadas em vários pontos do Estado. A pane não afeta o serviço de banda larga da companhia.
Procurada pelo Plantão INFO, a Telefônica informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os problemas foram detectados a partir das 9 horas da manhã.
Segundo a empresa, uma falha em sua rede de sinalização (equipamentos que distribuem as chamadas de voz) deixou seus usuários sem conseguir fazer chamadas locais, de longa distância ou internacionais. Chamadas para serviços 0800, call centers ou celulares não são realizadas a partir das linhas com problemas.
“A Telefônica informa que está trabalhando prioritariamente na recuperação desta rede e, às 9h55min, já havia restabelecido uma parte importante dos serviços. Porém, alguns problemas podem estar ainda sendo sentidos pelos clientes”, disse a empresa em nota.
A companhia não informou o número de usuários afetados pela pane ou em quais cidades e regiões as falhas são percebidas com maior gravidade.
As causas da falha na “rede de sinalização” da companhia ainda são desconhecidas, diz a empresa."
"Assinantes da Telefônica enfrentam novos problemas em SPMais infos sobre a nova pane via Google, G1 (com vídeo) e Ig.Publicidade
da Folha Online
Usuários do serviço de banda larga Speedy do Estado de São Paulo relatam, na manhã desta terça-feira (9), dificuldades em conectar à internet e de efetuar ligações telefônicas. O site da companhia também ficou fora do ar.
Segundo a rádio Band News, diversas reclamações foram registradas de ouvintes localizados nas cidades de Cotia, Embu, Araçariguama e na capital paulista. No serviço de microblogs Twitter, usuários também relatam situações em que a conexão do serviço de banda larga não está em funcionamento.
A assessoria de imprensa da companhia confirma que haja "problemas", mas diz que não há ligação com o serviço de banda larga Speedy. A empresa informa que as causas ainda estão sendo apuradas."
-----------------------------------------
Update: E tudo volta ao "normal"....
A Telefónia informou que 95% do serviço retornou ao normal (tradução: Voltou a ser ruim, mas pelo menos funciona) e que (cof, cof) ressarcirá os consumidores (tradução: devolverão alguns centavos, desta vez talvez até a astronômica cifra dos dez centavos, aos consumidores, até a próxima pane).
Enfim, mais uma pane que a Telefónica não sabe/não quer dizer onde começou, o porque e o que realmente será feito para evitar novos episódios (e pelo histórico da empresa, se repetirão mais e mais vezes) e nós ficamos na mão, sem saber o que realmente aconteceu (além da óbvia falta de respeito, de infra-estrutura da empresa, de investimento e etc) e apenas esperando a próxima pane.
Mais abaixo, a piada-pronta, a Anatel demonstra preocupação. Ou seja, se limita a fazer o que sempre fez e fará, diz-se preocupada mas nada faz para multar, pressionar, punir ou qualquer coisa do tipo, a Telefónica. Diz que sente muito e esquece do assunto, fará o memso que em todas as panes anteriores, NADA.
Fica a dúvida, os caros diretores da ANATEl estão, neste momento, rindo do consumidor ou sequer acham que vale a pena perder tempo rindo da nossa cara?
Com informações do Estadão abaixo e aqui:
Telefônica vai ressarcir clientes afetados por pane
Em entrevista, presidente da empresa diz que 95% dos serviços já estão normalizados
SÃO PAULO - O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, afirmou que a empresa conhece as leis e diante da pane que atingiu os serviços da companhia na manhã desta terça-feira, 9, serão feitas restituições aos clientes afetados. Em entrevista à TV Globo, Valente afirmou que por volta das 11h30, 95% dos serviços da empresa já haviam sido normalizados.Valente reconheceu que a pane deixou consumidores de todo o estado com telefones mudos desde às 9h10 da manhã desta terça-feira, mas disse que por enquanto não se sabe a origem do problema.
"O que se pode, no momento, é fazer uma descrição técnica de onde ocorreu o problema", explicou. De acordo com ele, a empresa tem pontos de transferência de sinalização. São três pares na capital - Perdizes, Liberdade e Ibirapuera - e três no interior. "Houve problemas nesses equipamentos, e um impacto em quase todas as chamadas no estado", afirmou.
O presidente da Telefônica informou que assim que as causas do problema forem detectadas serão divulgadas. E sobre a normalização do serviço, ele acredita que mesmo com os serviços todos normalizados, há a possibilidade de alguns problemas continuarem com os clientes corporativos, os centros de atendimento a clientes e alguns números portados de outras redes.
---------------------------Anatel diz que acompanha nova pane da Telefônica com "extrema preocupação"
Publicidade
da Folha Online
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta terça-feira (9) que acompanha "com extrema preocupação" os problemas registrados na rede de telefonia fixa da Telefônica, incluindo chamadas locais, de longa distância e internacionais.
A agência afirma que foi informada do problema pelo presidente da empresa, Antônio Carlos Valente. "Os agentes de fiscalização do escritório regional de São Paulo trabalham em regime de urgência na verificação não só das causas, mas do alcance das consequências da paralisação", diz a Anatel, em nota.
A instituição afirma que vai apurar a ocorrência e poderá tomar medidas para "assegurar os direitos dos usuários".
Em nota, a Telefônica informa que, 'às 11h30 de hoje", foram normalizados 95% dos serviços de voz em chamadas locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e de call centers, além de chamadas para redes de outros serviços, como celulares, no Estado de São Paulo.
Na manhã de hoje, a empresa informou que teve problemas em parte da sua rede de sinalização, necessária para completar as chamadas de voz. Alguns usuários, no entanto, relataram também problemas com a conexão Speedy. No começo da manhã, o site da companhia estava fora do ar.
Update:
Será que dessa vez a Telefónica será multada como merece? Até mesmo o 190 da polícia e o 193 dos Bombeiros ficou fora do ar. Se alguém tiver sido assaltado e não pôde entrar em contato, alguém foi estuprado, até mesmo morreu, como fica a questão? A culpa é ou não da Telefónica e sue serviço ridículo?