quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mais um blogueiro censurado! Protestem!

Pin It
Enfim, parece que os jornais, jornalistas (sic) e pseudo-jornalistas ainda não aprenderam. Quanto mais censuram ou tenta censurar, mais radical e maior é a resposta dos blogueiros e, desta vez, não poderia ser diferente.

Carlinhos Medeiros, do sempre excelente Bodega Cultural, recebeu intimação da advogada de um jornalista (sic) depois que este se sentiu ofendido pelas verdades ditas contra ele no blog da Bodega.

O artigo que motivou a tentativa de censura é este, "Mauricio Savarese, o mamulengo poltrão do PSDB", e, como não poderia deixar de ser, apoio incondicionalmente cada vírgula do texto. Jornalista (sic) vendido, safado e sem compromisso com a verdade, só com seus patrões.
"Maurício Savarese, um jornalista medíocre, quase anônimo, é um pena - de - aluguel que escreve matérias disparatadas para o Portal UOL.

Não li nada dele em outros portais, confesso, e a primeira vez que ouvi falar nesse nome foi quando ele assinou uma matéria rançosa, ingênua, apenas o resíduo do jornalismo que hoje é produzido por aqui, atacando o PT e defendendo seus patrões, coisa que todos os dias Josias, Reinaldo, Mainardi e outros sabujos fazem com muito mais destreza."

Logo após este post, Carlinhos recebeu um aviso da advogada do Savarese, Drª.Kelly Regina Cinelli exigindo que, em 24h, todo material fazendo referência ao cliente dela fosse retirado do blog.
Prezado,

Tendo em vista a postagem efetuada no blog www.bodegacultural.com.br de sua autoria, na data so último dia 16 de dezembro, venho por meio deste notificar Vossa Senhoria para que no prazo máximo de 24 hrs (vinte e quatro horas), todo e qualquer material postado referente ao Sr. Maurício Savarese, seja devidamente retirado do ar, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis, haja vista a infração ao artigo 139 do código penal e artigo 5º, inciso X da Constituição Federal.

Em caso de dúvida entrar em contato no telefone 11-3224-0801

Kelly Regina Cinelli
Advogada
OAB/SP nº 276.571

A resposta do blogueiro não poderia ter sido mais direta e correta:
"Simples assim. Vejam o tamanho do poder que emana da pena da advogada da UOL. Senhora Kelly, estou disposto a negociar mediante pedido de desculpas de seu cliente. Vai mandar retirar meu blog do ar? Faço um milhão, já copiei todo o arquivo desta velha bodega. Vou pagar uma indenização milionária? Só se for com serviços prestados aqui na minha cidade, o que farei com muito prazer, mas lhe adianto que não tenho um puto no bolso, só a coragem e a dignidade de um nordestino (inegociáveis) disposto a digerir sua tentativa vã de me intimidar. Não é assim que se esfola um bode. Sabe o que é um bode? É o macho da cabra; cabrão, Pai-de-Chiqueiro. Uma boa conversa talvez me convença, as armas não!"
Apoio integralmente a decisão e demonstro minha solidariedade. Se o artigo tiver que, finalmente, ser retirado do blog o postarei no meu em protesto e espero que os demais blogueiros façam o mesmo, seguindo a idéia do Blog do Mello de que não tem judiciário que consiga nos processar a todos.

A blogosfera não será intimidada.

O blog (péssimo por sinal) do censurador, Mauricio Savarese é o http://anivelde.org/blogdosavarese e o twitter é @MSavarese. Àqueles que discordam da censura, que repudiam esta atitude devem se mexer e pressionar, seja pelo blog, pelo twitter ou por e-mail, ou ainda postando em seus respectivos blogs o repúdio pela censura, seja ela contra quem for.

Está na hora, acredito, de pôr para funcionar a Rede de Solidariedade com a Blogosfera e nos unirmos, como fizemos no caso da censura do Arles e do protesto contra a Falha.

Censura não!
------
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Carlinhos Medeiros disse...

Obrigado pela solidariedade, companheiro. Pela coragem e excelente postagem. Abs!

jose carlos lima disse...

O que devemos fazer é aproveitar este fato para nos organizarmos para criarmos urgente uma Entidade jurídica que, como toda associação classista, traga em seu bojo direitos e deveres, tais como pagamento de mensalidade, orientação e defesa jurídica, etc. A hora é agora. A organização tem que se dá a partir de cada Estado. Inclusive esta organização seria uma forma de nos conhecermos e nos reunirmos. Assim, este mal que nos fazem agora, terminará tendo sido um bem caso aproveitemos esta maldade dos endinheirados para nós nos organizarmos. Caso contrário, se nós nos recolhermos em nossso medo, aí sim, eles terão conseguido seu objetivo e morrerão de rir da nossa fragilidade. Pensemos nisso.

www.josecarloslima.blogspot.com

Hugo Albuquerque disse...

Tristes tempos. Enquanto o grabeirismo toma conta da nossa pobre PUC, a desesperada mídia corporativa parte para a cima, como cães raivosos, para censurar a blogosfera. Estão sentindo a pancada, mas precisamos nos prevenir mesmo: A ideia do Mello me párece muito boa.

Postar um comentário