quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Não tive vice condenado pelo Ficha Limpa" e a criminalização dos movimentos sociais

Pin It
Eu havia imaginado escrever um post com elogios tanto ao Bufalo quanto ao Mercadante no debate de ontem na Globo. Ambos falaram bem, propuseram, fizeram seu papel. Mas eis que Mercadante cometeu um erro terrível, indefensável, logo no fim do debate.

Ao ser criticado e questionado por Bufalo, Mercadante perdeu a compostura e retrucou: "Não tive vice condenado pelo Ficha Limpa".

O vice em questão é Aldo Santos, vice de Bufalo, pego pelo Ficha Limpa. Mas, antes que pensem "e daí"? eu reproduzo post do PSOL de São Paulo explicando o caso:
Não pesa contra Aldo Santos nenhuma suspeita de corrupção. Os motivos pelos quais buscam impedi-lo de concorrer são de outra ordem.Aldo é acusado de usar seu mandato como vereador em São Bernardo do Campo para dar apoio ao Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) em 2003, na ocupação de um terreno por 7 mil pessoas que reivindicavam condições dignas de moradia.
Na ocasião, Aldo Santos autorizou o uso de um carro da Câmara Municipal para retirar mulheres, crianças e idosos do local diante de uma ameaça de  desocupação pela Tropa de Choque da Polícia Militar.
A própria Câmara de São Bernardo abriu uma sindicância para apurar o caso, que foi arquivada diante da comprovação de que o carro oficial havia sido utilizado para socorrer munícipes. Outra ação proposta pelo então prefeito Willian Dib também foi arquivada.
A ação judicial na qual baseou-se agora o TRE também foi julgada improcedente em primeira instância, o que comprova que a utilização do veículo para retirada de mulheres, crianças e idosos do local em que ocorria a ocupação não feriu a lei nem os princípios administrativos.
Aldo Santos, enfim, usou seu mandato para o que foi eleito, para defender o povo e os movimentos sociais, o que fez com maestria e, por isto, sofre na "justiça".

Por, como tantos outros, defender os movimentos sociais, foi punido em um país onde reforma agrária é um crime. Onde ser do MST equivale a ser um perigoso terrorista e lutar por moradia digna é o mesmo que pedir para ser violentado pela polícia.

O mais doloroso foi, ainda, ter que aguentar gente no Twitter defendendo essa postura VERGONHOSA do Mercadante que OFENDEU os movimentos sociais e criminalizou a luta por moradia.

Quer rebater as críticas do Bufalo, Mercadante? Rebata. Mas como homem, com HONRA. O "candidato irrevogável" ataca novamente. Não satisfeito em defender a Lei Azeredo ou AI5Digital, resolveu atacar os Movimentos Sociais.

Mais sobre o caso:
O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo suspendeu por cinco anos os direitos políticos do ex-vereador de São Bernardo Aldo Santos (Psol) e o condenou ao pagamento de multa de cerca de R$ 70 mil. A punição decorre de processo por suposto uso indevido de carro oficial durante a invasão do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) ao terreno da automobilística Volkswagen, em julho de 2003.

Na decisão, o Tribunal analisou recurso do Ministério Público, que havia perdido em primeira instância, quando a ação havia sido julgada improcedente. O despacho de condenação surpreendeu Aldo Santos, que irá recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), de Brasília (leia reportagem ao lado).

A incursão do MTST na área de propriedade da montadora de veículos teve início em 19 de julho de 2003. Começou com 400 pessoas e chegou a ter 7.000 invasores, que lutavam por moradia e consideravam a área ociosa. O movimento é considerado, até hoje, a maior ocupação urbana do País.
Nessas horas me questiono onde está a ética da militância petista que não se revoltou com este absurdo. É muito fácil criticar Alckmin e cia, mas mais fácil ainda é descer ao nível deles, atacar e fingir que não viram nada, viver num mundo de fantasias.

Ainda aguardo o pronunciamento dos petistas mais radicais: Vocês concordam com a impugnação do Aldo Santos, que ficou no mesmo saco de Roriz e cia, por defender a luta dos Sem Teto?

Quem luta junto com os movimentos sociais deve ser proibido de concorrer a cargos públicos?

Decepção e vergonha.

Espero que Mercadante peça desculpas de joelhos por este comentário grotesco.

E para os petistas que resolverem criticar, vão tirar satisfação do Mercadante antes.





------