quarta-feira, 18 de março de 2009

Pirataria?

Pin It

Imagine a seguinte cena: os funcionários da APCM vêem um link no 4Shared com conteúdo musical para baixar e logo pensam em retira-lo do ar para poder satisfazer os cada vez mais pobres, mas ainda nervosos, donos de gravadoras. Eles enviam uma correspondência/ intimação/ ameaça para o 4Shared com o intuito de pedir para que o link seja retirado do ar, afinal, isso é pirataria e o mundo NÃO pode baixar NADA sem autorização deles.

Tirando o fato de que eles não têm qualquer poder para pedir que qualquer coisa saia do ar, tá tudo normal, isso acontece (com mais frequência do que gostaria). Só tem um problema nessa história: a banda não tem qualquer vínculo com gravadora nenhuma, e muito menos pediu ajuda para a APCM, além dos próprios integrantes da banda terem colocado o álbum para baixar. Trata-se da banda Lagartos de Saturno, que o nosso amigo blogueiro André Pacheco, do Vestiário, está ajudando a divulgar.

Ao receber um e-mail do 4Shared avisando que o link seria removido, o Pacheco foi dar uma olhada e se deparou com a mensagem abaixo:

This file is no longer available because of claim by APCM - Associação Anti-Pirataria Cinema e Música.

Ele não perdeu tempo e mandou logo uma réplica das mais potentes, que eles, com certeza, jamais irão responder:

Sem querer parecer grosso, mas já sendo: Vocês têm merda na cabeça? Eu postei um link no 4Shared para o EP de uma banda independente e o download foi retirado do ar. A justificativa do 4Shared é que vocês clamaram que este arquivo ia contra as leis de direitos autorais. Te dou o link? Aqui, ó:

http://www.4shared.com/file/88876793/876c2a70/2008_Lagartos_de_Saturno_EP.html

Só tem um problema. Eu estou fazendo a divulgação dessa banda, e tenho autorização deles para postar o material. Vocês estão tão afoitos em querer mostrar serviço que saem atirando pra tudo quanto é lado? É uma vibe do tipo é mp3 é crime? Desde quando vocês são donos de todas as obras CULTURAIS feitas no Brasil?

Faça-me o favor. Depois não reclamem quando pedirem falência. Faliu não porque as pessoas baixam músicas, mas porque vocês são burros mesmo.

Agora eu pergunto: quem vocês apoiariam ou apoiam? Nerds que disponibilizam suas músicas online pelo simples desejo de compartilhar (90% de quem disponibiliza alguma coisa na internet, não ganha um centavo com ela), ou tubarões que somente querem seu dinheiro e não estão nem aí para arte? Coloque no caldo o fato deles invadirem propriedade alheia, mentirem, espionarem fóruns, e nem saberem o que combatem. Sim, além do fato de serem criminosos, são estúpidos.

É como eu disse ontem: virei pirateiro, não vou financiar quem se acha dono da internet!

Via Vestiário

--------------------------------


Comentário pessoal?


A coisa está passando dos limites.


As gravadoras estão já abusando além do aceitável do que elas poderiam até reclamar, se é que alguém pode dar qualquer razão à uma indústria que ao invés de se modernizar, luta contra os que querem.


Absurdo é pouco. Daqui ha pouco as gravadoras vão tornar a posse de um mp3, não importa qual ou de onde, crome.


Eu tenho milhares de mp3 comigo de bandas independentes, a maioria peguei de membros das próprias bandas e outra grande parte eu comprei o CD da banda depois de conehcer o som pela internet.


A "industria" vai proibir isso também? Minha liberdade de ouvir musica, a liberdade da banda ou do cantor/cantora de divulgar seu trabalho?


Patético!


O download de MP3's é real, impossível retroceder, impossível controlar.


Aliás, existe um teórico que trata da questão da internet ser um espaço fora do controle estatal, a parte. Procurem por Cesidio Tallini e a Cesidian Law, especialmente a parte sobre Jus cerebri electronici.


Dando um resumo, este dispositivo defende, juridicamente, que a internet não é e nem pode fazer parte da jurisdição de qualquer país, de qualquer Estado. Nem a internet, nem os servidores ou os computadores.


Fica a dica.


------
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Zadoque disse...

Eu tenho uma boa solução, e que resolve de vez com o problema da pirataria e dos direitos autorais. Por favor, leia o artigo abaixo. Se a idéia for boa, repasse para o pessoal. Sei que pode ter falhas. Nesse caso, vale a pena superá-las:
http://www.zadoque.com/cadernos/sem-pirataria-01.html

Se essa idéia pegar, ela pode constituir-se em um imenso mercado de trabalho para muita gente. Zadoque...

Postar um comentário