segunda-feira, 16 de março de 2009

Sudão.... E um pouco mais....

Pin It

"Sudão impedirá agências internacionais de distribuir ajuda"

""Ordenei ao Ministério de Assuntos Humanitários que 'sudanize' todas as agências de assistência no Sudão dentro de um ano", afirmou o governante em cerimônia com chefes militares e policiais. O chefe de governo disse que, depois desse prazo, "nenhuma organização internacional distribuirá ajuda aos cidadãos do Sudão", e as agências de assistência podem deixar sua comida no aeroporto e as organizações sudanesas a distribuirão."

---------------------------

Se antes da condenação de seu presidente o Sudão poderia até tentar, de alguma maneira obscura, afirmar que não cometia crimes de guerra, ou melhor e mais precisamente, um genocídio contra a população de Darfur, agora não tem mais escapatória.

Um governo preocupado com a saúde e sobrevivência de seu povo não proíbe a permanência de ONGS internacionais.

O Sudão acabou de assumir, com todas as letras, que é culpado sim do crime de genocídio.

Omar al-Bashir se junta à gangue de Mobuto, Idi Amin, Bokassa I e outros genocidas africanos cujos governos serviram apenas apra tornar ainda pior a vida das populações de vários países da África, já dizimados e empobrecidos por séculos de colonialismo europeu e uma divisão territorial tosca.

O pior de tudo é uqe a Comunidade Internacional (eita nome ridículo) só olha e nada faz. China, EUA e afins não levantam a voz, não se mexem e o povo de Darfur continua a morrer e a ser massacrado.

São Palestinos morrendo nas mãos dos Israelenses. Ninguém faz nada.

São os Cristãos e Animistas (em sua maioria) de Darfur morreno nas mãos dos Sudaneses muçulmanos. Ninguém faz nada.

São os Tâmil morrendo nas mãos dos Cingaleses. Ninguém faz nada.

São os Birmaneses, Karen, Chans, Karennis e etc morrendo nas mãos da junta militar de Myanmar. Ninguém faz nada.

São os Tibetanos morendo nas mãos dos chineses. Ninguém faz nada.

São os Bascos sendo presos, torturados e oprimidos nas mãos dos Espanhóis. Ninguém faz nada.

E a lista pode continuar indefinidamente.

Me pergunto, pra que serve a ONU? Pra que serve o TPI? Pra que serve qualquer tipo de organização internacional cuja base é o Estado e que nada pode ou quer fazer para realmente resolver os milhares de conflitos pelo mundo?

Aliás, quando a ONU tenta agir, como fez, proibindo a invasão do Iraque, os EUA deram uma banana pra ONU e invadiram do mesmo jeito. E continuam lá, como se nada tivesse acontecido, mandando e desmandando no Conselho de Segurança.

E o mundo continua indo para o abismo. E Obama? Bem, o Obama está lá.
------