domingo, 29 de março de 2009

Uma história curiosa em Mayotte.

Pin It
Está ocorrendo neste momento um referendo na ilha de Mayotte, que fica no Arquipélago de Comores, no leste da África, sobre sua independência ou incorporação como o 101º departamento Francês.

Não seria nada demais se não fossem 3 detalhes.

1. Mayotte é reivindicado pela União de Comores como parte de seu território e, nisso, tem o apoio da União Africana que não reconhece o direito da França sobre a ilha, que é uma coletividade ultramarina francêsa desde 1975, data da independência de Comores. A ilha em questão não aceitou a independência e preferiu continuar com a França. Não sem razão a população de Mayotte prefere continuar com a França, minimamente estável, que com Comores, líder mundial em golpes de Estado e com consntantes guerras civis;

2. 95% da população é Muçulmana, etnicamente próxima do resto da população de Comores (Bantu) e com costumes como o casamento de menores e tribunais islâmicos, que deverão ser proibidos com a união efetiva com a França;

3. É interessante a estabilidade e também a vontade de integração de Mayotte com o país que vem sofrendo protestos em massa e crescimento do nacionalismo em seus outros departamentos de ultramar, como Guadalupe, Martinica e Reunião. É um movimento inverso ao que se podia esperar de um departamento francês em meio à crise mundial e aos protestos consequentes. Só para dar um exemplo, Nova Caledônica dá apssos largos para sua independência em 2014.


Comores tenta evitar que Mayotte se torne um departamento Francês e espera usar o pose da união Africana para tal. Dificilmente conseguirá alguma coisa. Mayotte sempre buscou se distanciar da política Comorense e seus golpes e, durante o processo de independência dos anos 70, votou pela permanência com a França e, hoje, aparentemente, mais de 70% da população quer uma integração completa.
------