terça-feira, 7 de abril de 2009

Aceh e Papua Ocidental

Pin It
Eu já falei antes sobre a situação em Papua Ocidental e em Aceh aqui, agora andei lendo mais novidades.

Dia 9 de abril haverá eleições regionais na Indonésia e pela primeira vez partidos locais de Aceh poderão concorrer e em Papua Ocidental ainda é possível observar enfrentamentos entre nacionalistas e a polícia Indonésia.

A tensão nas regiões é imensa, em Aceh um dos mais importantes líderes do partido nacionalista, Abu Karim, do GAM, foi assassinado com dois tiros na cabeça, nenhuma testemunha foi encontrada - ou procurada - pela polícia. E não é o primeiro caso e provavelmente não será o último.

Vale lembrar que Aceh vivia em situação de guerra, com conflitos sangrentos entre exército e o GAM, grupo guerrilheiro, até o Tsunami que destruíu a região e forçou um acordo entre as partes. A tensão na região é latente.

Em Papua, a polícia continua a enfrentar manifestantes e agora passou a abrir fogo contra estes, deixando onze feridos. A bandeira de Papua, a versão nacionalista, continua proibida. Assim como qualquer manifestação por um referendo pela independência.

É esperar os resultados das eleições locais.

Por um lado, se os nacionalistas vencerem, existe a dúvida se o governo de Jakarta reconhecerá o resultado e, do lado dos nacionalistas, qual será o primeiro passo. Por outro lado, qual será a reação dos nacionalistas se perderem. Aceitação pacífica ou volta/fortalecimento da guerrilha?
------