Eu já falei antes sobre a situação em Papua Ocidental e em Aceh aqui, agora andei lendo mais novidades.
Dia 9 de abril haverá eleições regionais na Indonésia e pela primeira vez partidos locais de Aceh poderão concorrer e em Papua Ocidental ainda é possível observar enfrentamentos entre nacionalistas e a polícia Indonésia.
A tensão nas regiões é imensa, em Aceh um dos mais importantes líderes do partido nacionalista, Abu Karim, do GAM, foi assassinado com dois tiros na cabeça, nenhuma testemunha foi encontrada - ou procurada - pela polícia. E não é o primeiro caso e provavelmente não será o último.
Vale lembrar que Aceh vivia em situação de guerra, com conflitos sangrentos entre exército e o GAM, grupo guerrilheiro, até o Tsunami que destruíu a região e forçou um acordo entre as partes. A tensão na região é latente.
Em Papua, a polícia continua a enfrentar manifestantes e agora passou a abrir fogo contra estes, deixando onze feridos. A bandeira de Papua, a versão nacionalista, continua proibida. Assim como qualquer manifestação por um referendo pela independência.
É esperar os resultados das eleições locais.
Por um lado, se os nacionalistas vencerem, existe a dúvida se o governo de Jakarta reconhecerá o resultado e, do lado dos nacionalistas, qual será o primeiro passo. Por outro lado, qual será a reação dos nacionalistas se perderem. Aceitação pacífica ou volta/fortalecimento da guerrilha?
Blog de comentários sobre política, relações internacionais, direitos humanos, nacionalismo basco e divagações em geral... Nome descaradamente baseado no The Angry Arab
terça-feira, 7 de abril de 2009
Aceh e Papua Ocidental
------
Marcadores:
Aceh,
Eleições,
indonésia,
Papua Ocidental,
Política,
Terrorismo
Aceh e Papua Ocidental
2009-04-07T22:04:00-03:00
Raphael Tsavkko Garcia
Aceh|Eleições|indonésia|Papua Ocidental|Política|Terrorismo|
Assinar:
Postar comentários (Atom)