sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estado policial

Pin It

"Contra o terror, polícia de Londres apaga fotos de turistas"

Dois turistas austríacos foram obrigados por policiais britânicos a apagar de suas câmeras as fotos que haviam tirado de pontos turísticos de Londres. A justificativa, segundo publicou nesta quinta-feira o jornal The Guardian, era para "prevenir ações terroristas". Klaus Matzka e seu filho Loris foram abordados depois de registrarem fotografias dos famosos ônibus de dois andares e da estação de ônibus Vauxhall.

Segundo Matzka, 69 anos, os guardas falaram que era "estritamente proibido" fotografar tudo que tivesse relação com o transporte público. As autoridades também registraram dados pessoais dos turistas, como os números dos passaportes e o endereço do hotel onde estavam hospedados. Matzka diz que tem muito interesse por arquitetura e fotografou a estação de ônibus porque achou a construção um bom exemplo de "escultura moderna".

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou que está investigando o caso. "Isso é outro exemplo de que a polícia está agindo exageradamente na prevenção contra o terror. Eles estão agindo de uma maneira completamente inapropriada", disse Jenny Jones, membro da corporação e integrante do Partido Verde. Ela diz que vai levar o caso aos chefes da polícia.

Até onde vai a loucura dessa guerra contra o terror? As políticas aplicadas por EUA e Inglaterra são simplesmente abusivas e, ainda que poderosas, não impediram nenhum dos ataques programados aos países. Apenas aterrorizam a população, os turistas e a todos mais.

O único saldo desta luta conta o terror é a diminuição das liberdades, da democracia e o aumento da perseguição aos imigrantes e estrangeiros no geral, aumento da xenofobia portanto.

É vergonhoso.

Quem pode achar que um pai e seu filho, tirando fotos, são possíveis terroristas? Porque se a polícia os mandou apagar as fotos era porque os considerava suspeitos senão qual o sentido?

pelo menos na Inglaterra - aparentemente - as coisas não são como nos EUA onde os dois poderiam ter sido gentilmente torturados pelo FBI em algum lugar desconhecido.
------