quarta-feira, 8 de abril de 2009

Moldova em Crise! [Update 2]

Pin It
Atrasado, graças à Telefónica que me fez ficar todo o dia sem internet, vamos à notícia relevante do dia.

O Parlamento de Moldova e a casa presidencial foram invadidos, saqueados e incendiados hoje por estudantes anticomunistas (isto diz a imprensa) que gritavam slogans pró-unificação com a Romênia e substituíram a bandeira de Moldova pela da União Européia em frente à residência oficial.

Pelo segundo dia consecutivo estudantes - mais de 10 mil - protestaram contra a vitória Comunista nas últimas eleições, qualificando as eleições de fraude ainda que observadores internacionais tenham garantido sua lisura.

Durante o dia de hoje Voronin, atual presidente, e a oposição concordaram em realizar uma recontagem dos votos para tentar amenizar os protestos.

Ao fim do dia de hoje a polícia havia retomado o controle dos locais invadidos.

Segundo a Interfax, vários estudantes e policiais ficaram feridos.

Vale lembrar que a Moldávia e o país mais pobre da região, tem um histórico de movimentos pró-integração com a Romênia - relativamente mais próspera - é o último país da região sob governo Comunista e, finalmente, "Revoluções" não são incomuns hoje em dia nos países da ex-URSS, vide as "Revoluções" Laranja e Rosa, na Ucrânia e Geórgia, respectivamente.

--------------
Update 1

A situação na Moldávia continua tensa, o presidente em exercício, Voronin, acusou a Romênia de estar por trás dos protestos contra o partido Comunista, vencedor das eleições. O Ministro de Relações Exteriores russo apoiou as declarações Moldávias afirmando que a revolta dos últimos dias tem por objetivo minar o governo.

Cerca de 10 mil pessoas s e manifestaram contra a vitória Comunista após a vitória destes nas eleições locais e desde então protestos são constantes.

Os Manifestantes portam bandeiras romenas e gritam "Abaixo o Comunismo", "Melhor estar morto que ser Comunista", "Queremos estar na Europa" e 'Somos Romenos".

193 manifestantes já foram presos pela polícia local e a segurança dos prédios governamentais foi reforçada. Pelo menos uma mulher morreu e mais de 100 ficaram feridos nos últimos dias.

Para piorar a situação, a Comissão Eleitoral rechaçou o pedido de recontagem dos votos que havia sido acordada pelo líder Comunista e partidos de oposição, principal reivindicação dos manifestantes anticomunistas.


Vídeo dos protestos pode ser visto aqui.

---------------------
Update 2

Aparentemente os protestos foram organizados via Twitter, uma demonstração fantástica da força da internet pelo mundo e das ferramentas sociais. Se por um lado, aqui no Braisl os protestos contra a Folha foram organizados pelos blogs, é curioso ver que o Twitter também virou uma arma.

E sobre a eleição, o resultado oficial aponta uma vitória esmagadora dos Comunistas porém estes não conseguiram a maioria necessária para indicar - sozinhos, o próximo presidente. Os Comunistas conquistaram 60 de 101 cadeiras, csão precisos 61 votos paraeleger o presidente.


Resultados finais:

Comunistas: 49,48%
Partido Liberal: 13,14%
Partido Democrático Liberal: 12,43%
aliança Nossa Moldávia: 9,77%

Agora, a oposição pode bloquear a indicação do novo presidente e os Comunistas serão obrigados a negociar.
------