sexta-feira, 29 de maio de 2009

Eleições em São Paulo, Kassab versus PT.

Pin It
Lendo o Blog do Rovai ainda ha pouco vi um comentário interessante, o de que Kassab vem mexendo os pauzinhos para concorrer numa aliança Demo-Tucana ao cargo de Governador de São Paulo.

Que Serra fará de tudo para neutralizar Alckmin, todo mundo sabe, mas o que me surpreendeu no post do Rovai foi a certeza deste em afirmar que Kassab está eleito, caso concorra - posso ter me enganado na interpretação, claro. Ok, dificilmente o PT ganharia em São Paulo, Marta já deu o que tinha que dar - felizmente - e o outro candidato pretendido, por favor, é pavoroso, o amigo-de-mensaleiro e quebrador de sigilos, Palocci.

Longe de querer ou pensar em apoiar Kassab, Demos, Tucanos e corja do tipo mas com uma oposição capitaniada por Marta e Palocci, fica complicado ter alguma opção (senão a de votar no PSOL ou anular).

Marta "Relaxa e Goza" Suplicy ou Antônio "Sigilo" Palocci estão longe de serem candidatos minimamente viáveis, honestos, dignos ou capazes.

Ou o PT não quer realmente tomar São Paulo dos Demos, Tucanos e cia ou são absolutamente burros por não indicarem alguém com capacidade e qualidade. Com esse time, Kassab realmente leva fácil, ainda que eu veja uma queda no apoio a ele, ao menos dentre as pessoas que conheço e que o apoiaram, criticamente ou não. É esperar para ver. Com o apoio do Serra muita coisa pode ser alcançada.

Um bem informado vereador petista me garante que os aliados de Kassab estão trabalhando para que ele seja o candidato da frente demo-tucana ao governo de São Paulo.
O jogo estaria sendo realizado da seguinte forma. Por enquanto, eles e Kassab só dizem que não aceitam em hipótese alguma a candidatura de Geraldo Alckmin. Mas não falam, por exemplo, que apoiariam Aloysio Nunes Ferreira.
Mas por que Kassab quer ser o candidato e não espera o fim de seu mandato a frente da prefeitura para depois buscar novos vôos? A questão é que se Alckmin ou Nunes Ferreira venham a ser eleitos, ambos poderiam disputar a reeleição e ele teria que esperar oito anos para tentar o governo de São Paulo. Em política, isso é uma eternidade.
E quais seriam as chances de o plano de Kassab ter alguma viabilidade? Se para apaziguar os ânimos internos o PSDB decidir que vai à disputa presidencial com chapa pura (Serra e Aécio) alguma compensação terá que ser dada aos aliados.
Para o DEM, ficaria de excelente tamanho o apoio a Kassab em São Paulo. E para o PMDB paulista seria mais do que excelente como prêmio de consolação a prefeitura da capital, que teria em seu comando Alda Marco Antônio.
Claro que se trata de uma operação complexa. Mas Kassab vem se mostrando um político habilidoso e ambicioso. Sabe jogar o jogo da política tradicional muito bem. Bem melhor, por exemplo, que Alckmin.
------