sábado, 29 de agosto de 2009

Alerta, Fascistas: Cristo Rey e Falangistas!

Pin It

Nas últimas semanas, diversas cidades de Guipúzcoa e de Navarra foram alvos de ataques fascistas do renascido Guerrilheiros de Cristo Rey, grupo falangista de extrema-direita, responsável por ataques e mortes na Espanha e por outros grupos fascistas locais.

A organização Ahatzuak 1936-1977, uma associação de vítimas do golpe de Estado, repressão e do regime Franquista, denuncia os ataques A placas comemorativas, sítios históricos e relevantes da cultura anti-fascista, bares e estátuas.
En las últimas semanas se ha producido una escalada de atentados contra la memoria democrática de Euskal Herria. Numerosos ataques que en Gipuzkoa (Aritxulegi, Oiartzun) y Nafarroa (Artika, Altzoain, Arbisu, Baztan, Bera, Bidangotze, Fuerte Ezkaba-San Cristóbal, Iruñea-Pamplona, Lesaka, Orkoien...) han arrojado un preocupante balance de monumentos destruidos e incluso tiroteados, recordatorios en honor a las víctimas del franquismo, símbolos de homenaje a los gudaris y milicianos que se enfrentaron al golpe de Estado de 1936 y placas conmemorativas ultrajadas, tumbas profanadas, insultos y amenazas en locales y vehículos acompañados de apología del terrorismo de Estado franquista...
Obviamente, a "justiça" espanhola e os órgãos de segurança não movem uma palha para investigar estes incidentes. Não surpreende que estas mesmas forças de segurança tenham historicamente fornecido os quadros mais preparados e radicais dos movimentos fascistas na Espanha, vide os GAL, Batalhão Basco-Espanhol e, mais relevante para o atual momento, Guerrilheiros de Cristo Rey.

Este último grupo ficou mais conhecido pelo assassinato de dois militantes do Partido Carlista de esquerda em 1976, poucos meses após a morte de Faanco, no que ficou conhecido como Incidente de Montejurra.

Os "Guerrilheiros" receberam apóio de oficiais da Guarda Civil e do SECED, órgão de espionagem criado por Carrero Blanco, e  da ala de direita do Partido Carlista. Na Espanha, os órgãos de segurança são alinhados com a extrema-direita fascista que não hesita em usar meios ilegais para assassinar os opositores de Esquerda. É curioso vermos a elite política e a repressiva ir contra a ETA a acusando de agir na ilegalidade e de usar métodos terroristas quando esta mesma elite apoiou Faanco, GAL, BVE e tantos outros grupos assassinos, ilegais e terroristas.

A impossibilidade de derrotar a ETA pela força das armas e a incapacidade de dialogar, levaram o Estado a apoiar grupos de extrema-direita - mais que apoiar, a cerrar fileiras, financiar e formar as bases - para derrotar pela violência a força das esquerdas no país.

Fraga Iribarne, ministro de Franco e depois presidente da Galiza foi um dos mandantes dos assassinatos. Na Espanha, somente membros da ETA, da luta legítima anti-repressiva e pela independência, são presos e esquecidos nos porões das prisões espalhadas pela Espanha. A direita fascista é rapidamente indultada, perdoada ou sequer é julgada.

Para exemplos basta procurar saber mais sobre o fim dos GAL, não resta nenhum fascista detrás das grades e o ministro de interior de González (PSOE) foi libertado rapidamente, mesmo este tendo sido criador dos GAL. Ou, ainda no caso de Montejurra, José Luis Marín García Verde e Hermenegildo García Llorente, acusados dos assassinatos e membros do Cristo Rey, sequer forma julgados e receberam indulto como "prisioneiros políticos" em 1977.

Na Espanha, membros de grupos de extrema-direita são considerados heróis pelo governo e recebem todas as regalias possíveis.


Em meio à toda repressão ao nacionalismo Basco, como pode ser observado no pequeno dossiê feito por mim ha algumas semanas (aqui e aqui), e às declarações espanholas de que não haverá qualquer diálogo com a ETA, os Abertzales ou qualquer nacionalista, ressurgem com força fantasmas do passado pós-Franquista.
Después de los procesos electorales a la afgana convocados por las instituciones nabarrera, españolas y vascongadas con ilegalizaciones y fraude en la representación institucional reaparecen las bandas criminales españolas relacionadas con el Terrorismo de Estado. Los Guerrilleros de Cristo Rey, leales a UPN, PSN, CDN son una banda criminal parapolicial, como los GAL o el BVE. Los crímenes de estas bandas siempre tuvieron relación con instancias del estado español.

Se trata de pintadas fascio - constitucionalistas en las fachadas de los bares señalados por la Audiencia Nacional en Iruña, Zurgai y Ezpala. Junto a una diana y el dibujo del yugo y las flechas, amenaza con que si la ley no cierra ambos locales, lo hará la propia falange. Ya ha habido asesinatos en Iruña por elementos policiales.
Vídeo das pichações fascista sno País Basco: Link.

Na festa de Aste Nagusia, em Bilbao, uma grande festa de uma semana com shows musicais, atividades culturais e etc, a Txupinera - pessoa selecionada para dar início à festa - Sonia Polo, recebeu uma carta contendo sua foto e uma bala, numa clara ameaça fascista à sua integridade, mas também à todos os Bascos e Bascas nacionaistas e decentes.
A txupinera, trabalhadora do Município de Bilbau e membro da comparsa Eguzkizaleak, foi alvo de uma intensa campanha por parte do PP e do PSE com o propósito de a impedir de dar início às festas da Aste Nagusia, e isto por ser irmã de um preso político basco.







Onde estão os líderes comprometidos em pôr um fim ao terrorismo (sic) na Espanha? Onde está Ares, Zapatero, Lopéz, os Fascistas do PP? Condenara ETA, criminalizar os Abertzales, mandar fechar, invadir e destruir bares abertzales e aterrorizar a população é fácil, mas onde está a condenação pelos ataques fascistas?

Lista dos grupos de ultra-direita na Espanha (Falangistas):

·FALANGE ESPAÑOLA DE LAS J.O.N.S.(Madrid, 1976)
·FALANGE ESPAÑOLA INDEPENDIENTE (Madrid, 1977)
·FALANGE ESPAÑOLA AUTENTICA (Madrid, 1979)
·FRENTE PARA LA UNIDAD FALANGISTA (Madrid, 1979)
·MOVIMIENTO FALANGISTA DE ESPAÑA (Madrid, 1980)
·UNIDAD FALANGISTA DE CATALUÑA (Barcelona, 1980)
·UNIDAD FALANGISTA MONTAÑESA (Santoña, 1980)
·FALANGE ASTURIANA (Oviedo, 1981)
·FALANGES GALLEGAS - UNIDAD FALANGISTA (A Coruña, 1982)
·FALANGE CRISTIANA DEMOCRATICA (Barcelona, 1984)
·FALANGE GALLEGA DE LAS J.O.N.S. (Pontevedra, 1994)
·FALANGE ESPAÑOLA FRENTE NACIONAL-SINDICALISTA (Valencia, 1996)
·FALANGE ESPAÑOLA NACIONAL-SINDICALISTA (Madrid, 1996)
·LA FALANGE (Madrid, 1999)
·FALANGE 2.000 (Madrid, 2000)
·FALANGE AUTENTICA (Alicante, 2002)
·MESA NACIONAL FALANGISTA (Granada, 2006)
·FALANGE UNIVERSAL (Sevilla, 2009)
"Oficina para a investigação dos atentados Falangistas"
------