terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alguns apontamentos sobre o Beijaço (#PNDH-3)

Pin It
Inicialmente eu acreditava que não seria preciso uma postagem sobre o Beijaço. A mídia e outros presentes tiraram as fotos necessárias (vejam por exemplo as belas fotos do Aritanã) e deram toda a publicidade da qual precisamos e merecemos.

Mas, como um dos organizadores, me sinto na obrigação de esclarecer e agradecer um pouco mais.

Em primeiro lugar, alenco aqui uma série de links dos mais diversos sites e portais que encontrei e que acabaram por divulgar nosso ato, um ato popular, amplo, com presença marcante da comunidade LGBT, das feministas e de muitos héteros e simpatizantes que foram defender seus direitos e o PNDH-3. Já de início nossa manifestação foi maior e mais alegre - e mais representativa, sem dúvida - do que a vergonha alheia que se reuniu no MASP para brigar, protestar contra tudo e todos e fazer um papelão confirmando o ressurgimento de uma ideologia de ódio que já deveria ter sumido ha décadas, o Integralismo.

Vejam alguns links, quem tiver mais, aceito indicações!=)

http://gay.com.br/2010/02/07/beijaco-na-paulista/
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/homossexuais-e-feministas-fazem-manifestacao-na-avenida-paulista-20100207.html
http://www.mundomais.com.br/exibemateria2.php?idmateria=1140
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4251525-EI8139,00-Av+Paulista+tem+beijaco+em+defesa+dos+direitos+humanos.html
http://www.dolado.com.br/noticias/domingo-foi-dia-de-beijaco-na-avenida-paulista.html
http://acapa.virgula.uol.com.br/site/noticia.asp?codigo=10252 
http://noticias.terra.com.br/brasil/fotos/0,,OI116327-EI306,00-Casais+se+beijam+em+SP+pelos+direitos+humanos.html
http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=261766&origem=rss&utm_source=rss&utm_medium=jornalismo
http://www.vooz.com.br/blogs/hoje-foi-dia-do-beijaco-gay-em-sao-paulo---adooooro-28888.html
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1480615-5605,00-HOMOSSEXUAIS+FAZEM+BEIJACO+GAY+EM+SAO+PAULO.html
http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=261766&origem=rss&utm_source=rss&utm_medium=jornalismo 
http://sturmydrang.blogspot.com/2010/02/beijaco-pelos-direitos-humanos-fotos.html
http://blogdoesampa.wordpress.com/2010/02/08/fotos-do-beijaco-na-paulista/
http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/megafone/beijaco-pelos-direitos-humanos/view
http://gonline.uol.com.br/site/arquivos/estatico/gnews/gnews_noticia_23409.htm
http://polivocidade.wordpress.com/2010/02/08/cliques-do-beijao-pelo-pndh-3-na-avenida-paulista/


De início, alguns erros crassos cometidos pela imprensa. Surpreende que, mesmo com repórteres presentes, alguns veículos - como o G1 e o eBand - tenham descrito o ato como exclusivamente homossexual. Está errado.

O público alvo majoritário, sem dúvida, era o LGBT, mas muitos héteros foram apoiar e participar do ato.

Outro ponto interessante é que alguns portais ainda divulgaram o número de presentes como "30". Nova incorreção. O ato em si durou cerca de 1h e meia e não tivemos apenas um, mas três beijaços. De fato, o número de casais que efetivamente se beijou foi baixo e neste ponto o número dado pela mídia de "cerca de dez casais" procede. Mas se fizermos a matemática de que 10 casais é igual a 20 pessoas, vemos que é impossível que, na "platéia" restassem só outras 10!

Pelas minhas contas, participaram cerca de 300 (Trezentas) pessoas ao longo do ato, entre curiosos, pessoas que nos deram apoio, que ficavam para ver e comentavam o que acontecia e os participantes efetivos, que beijaram.

Enfim, um sucesso estrondoso - diferentemente do que alguns afirmaram depois em tom até intolerante - que reuniu centenas de pessoas depois de uma convocação quase que puramente via twitter e blogs e sem o apoio de organizações do movimento gay, aparelhados à partidos de oposição e, também, superando as resistências e apatia já conhecidas!
As fotos comprovam a alegria e animação dos presentes. A nobreza do ato e como todos os presentes se divertiam e sabiam fazer parte de algo maior, que iria crescer ainda mais!

Digno de nota foi a presença da Drag Queen Tchaka, que com muita alegria nos ajudou a fazer um ato ainda maior e mais colorido! Com ela invadimos a Paulista umas três vezes para defender o PNDH-3 e todos os nossos direitos. Um "muito obrigado" a todos que foram, que divulgaram e que continuam apoiando a causa.

Fizemos barulho, aparecemos, defendemos os nossos direitos e os direitos de tod@s. Um grande sucesso!
------
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Unknown disse...

Raphael adorei o comentário em seu blog, obrigada mesmo.
no domingo fiquei sabendo através do meu produtor e fui com o maior prazer e na certaze da responsabilidade também em fazer aue da melhor qualidade rs.
Bjs e estou por aqui , qualquer coisa gritaAAA!!1.
Bjs.
Tchaka Drag Queen.

Augusto disse...

E depois tem gente que fala que o beijaço não era necessário... Olha o absurdo, a homofobia da sociedade brasileira: http://noticias.terra.com.br/brasil/fotos/0,,OI116327-EI306,00-Casais+se+beijam+em+SP+pelos+direitos+humanos.html

Quem não foi ao beijaço deveria ter ido... Depois reclamam quando levam porrada de homofóbicos !

Eduardo Liron disse...

por um segundo achei que era anarco-capitalista denovo, mas não, só propaganda politica incompetente... Brother, vc esqueceu o .br...

roberto disse...

Não é só propaganda não, todos os membros do Liber tem em comum o amor pela liberdade e o unico motivo de sua fundaçao foi para lutarmos por ela. Esqueci o br, mas foi pq aqui nao pode dar crtl+v. Venha nos conhecer, vc verá que somos trasnparentes e sinceros.
Acredito que a comunidade GLS esteja sendo vitima de uma manipulação do governo, defender o PNDH-3 é algo muito amplo,não é necessario defender a censura e a agressao à propriedade privada para defender a uniao civil entre pessoas do mesmo sexo.

Unknown disse...

MENTIRA!!! O Liber é um partido nazifascista que se utiliza da retórica para conquistar adeptos e consequentemente a aprovação do mesmo pelo apoio do povo junto ao TSE. NÃO CAIAM NESSE GOLPE!

Nikola Tesla disse...

Direitos civis para os homossexuais.
Nada mais justo.
Abaixo ao preconceito.

Postar um comentário