quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ahmadinejad quer EUA fora da AIEA ou Hipocrisia Nuclear

Pin It

Já tratei deste assuntos algumas vezes, mas a capacidade dos EUA de serem hipócritas surpreende.

Estou longe de apoiar o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, um verdadeiro ditador que levou no bolso as últimas eleições iranianas, mas, da mesma forma, são intoleráveis os ataques feitos contra o Irã por parte dos EUA. Especialmente no que concerne os supostos armamentos nucleares que o Irã supostamente vem tentando construir para supostamente ameaçar o mundo e supostamente causarem uma guerra mundial.

Ahmadinejad discursou ontem na reunião do TNP e pediu para que os EUA fossem expulsos da organização (AIEA) por terem sido os únicos a utilizar uma bomba nuclear e ainda utilizarem armamento com urânio empobrecido, causando prejuízos incontáveis aos alvos - normalmente habitantes de países pobres invadidos ilegalmente por eles.
"O governo dos EUA não deve ser um membro do conselho de diretores da AIEA, pois além de ter usado bombas atômicas durante a guerra contra o Japão (1941-1945), adotou a mesma estratégica contra o Iraque por meio de munições de urânio enfraquecido”
“Na nova política, eles dizem que não irão desenvolver armas, mas vão aumentar a capacidade de reforço o que significa dar maior capacidade de armas nucleares para matar e destruir sem ser testado
Seus questionamentos são mais que válidos:
"Como pode o Governo dos EUA ser membro do Conselho de Governadores (da AIEA) se, além de ser o único país que lançou uma bomba atômica contra o Japão, usou também armas com urânio empobrecido no Iraque?", perguntou Ahmadinejad.

O líder iraniano pediu também o "fim de toda cooperação nuclear com os países que não são membros do TNP", em referência ao que chamou de "regime sionista" israelense, que não é signatário do tratado.
Israel não faz parte do TNP, então porque não é pressionada pelos EUA a se desarmar? A receber inspeções? O Irã não nega enriquecer urânio, diverge apenas dos fins que lhe são atribuídos pelos EUA. E por isto é ameaçado constantemente.

Ahmadinejad, corretamente, critica o fato dos EUA ameaçarem usar seu poderio nuclear contra seus inimigos. Oras, o Irã não pode ter tecnologia nuclear, mas os EUA podem usar suas armas para ameaçar quem quiser? A Nova doutrina militar dos EUA não deixa dúvidas:
1. Segundo esta nova declaração, antes, qualquer país poderia ser vítima de ameaça (chantagem) nuclear por parte dos EUA. Agora é que mudaram de idéia.
2. Os EUA se comprometem a não usar ou ameaçar países que se enquadrem em alguns quesitos, logo, não renuncia ao uso de armas nucleares em qualquer hipótese e afirma que pode utilizá-las em alguns casos, o que mantém o perigo nuclear.
3. Dentre as exceções para o uso destacam-se a não-disposição de armas nucleares (sem, porém citar os países sob os quais existem apenas suspeitas) e que CUMPRAM as obrigações dentro do TNP.
As declarações de Ahmadinejad - seja quais forem as críticas, justas ou não, feitas à ele - são corretíssimas! Os EUA e seus aliados tem o direito divino de ameaçar, de possuir armas, de sequer assinar o TNP (Israel, Paquistão, Índia) e nada acontece.
"El OIEA presiona a países que no tenemos armas nucleares bajo la excusa de la no proliferación mientras que es complaciente con los países que sí tienen armas nucleares y que quieren conservarlas para mantener su superioridad sobre los demás"
Os inimigos não podem nem pensar em enriquecer urânio, nem que seja para a medicina! Mesmo que a AIEA declare que não tem qualquer prova para condenar o Irã, não importa, da mesma forma que invadiram o Iraque sob acusações falsas, a bola da vez é o Irã.

Mais engraçado foi, quando vi na Globonews e depois li no site da FoxNews a notícia de que um deputado democrata quer processar e prender Ahmadinejad por supostamente incentivar um genocídio contra Israel...
"New York Rep. Steve Israel called for Mahmoud Ahmadinejad to be arrested and tried for "incitement to genocide" following the Iranian president's speech Monday at the United Nations in which he tried to vilify the United States and its allies. The Democratic congressman argued that Ahmadinejad's past calls for the destruction of the state of Israel -- specifically his call in 2005 for Israel to be "wiped off the map" -- constitute a violation of the United Nations' genocide convention.
"Incitement to genocide is a punishable act and instead of giving him another platform at the U.N., he should be tried," the congressman said in a written statement.
Calls for Ahmadinejad to be hauled before an international court are not new. The U.S. House of Representatives passed a resolution in 2007 calling for the U.N. Security Council to charge him. Israeli diplomats have called for similar charges. "
Só mesmo rindo! Um deputado dos EUA, país que apoia Israel e incentiva, financia e comemora o genocídio contra os Palestinos querendo acusar processar alguém por crimes semelhantes! E, pior, um deputado do país terrorista, do país que é o maior criminoso internacional querendo ter direitos sobre o chefe de Estado de outro!

Aliás, qualquer tipo de processo que tivesse por base as traduções grotescas e manipuladas feitas sobre as palavras do Ahmadinejad já seria nulo. Se bem que os EUA já invadiram o Panamá, desrespeitando qualquer lei internacional conhecida, e prenderam seu ex-aliado, o Noriega... Tudo é possível, mas o Irã não é o Panamá.
------