quinta-feira, 29 de julho de 2010

Catalunya, Touradas e a Independência

Pin It
A grande vitória da Catalunya e dos catalães em proibir as touradas não está em proibir esta barbaridade, mas em mostrar à Espanha sua autonomia e que os catalães cansaram de se subordinar às decisões espanholas acima das suas próprias.

Que falamos de uma vitória dos defensores dos animais é óbvio, mas olhando mais atentamente veremos que todo o processo de deu a partir de uma iniciativa popular que foi então votada pelo Parlament e aprovada. Tudo isto à revelia da Espanha, que não legislou ainda sobre a questão e, ao menos para os catalães, pouco importa se o farão.


A decisão vem logo depois da marcha com mais de um milhão e meio de catalães em Barcelona (cuja população perfaz 1.6 milhão) para exigir respeito ao seu Estatut, sua constituição regional.

Nacionalistas, regionalistas e insatisfeitos em geral se juntaram à marcha convocada por mais de 1400 organizações catalãs e que contou com o apoio de todos os grandes partidos, à exceção dos franquistas "Populares".

O Estatut havia sido aprovado pela população, pelo Parlament e pelo parlamento espanhol, mas o PP recorreu da decisão soberana do povo ao Tribunal constitucional espanhol - famoso por ilegalizar partidos bascos e referendar a tortura contra o povo - que revogou diversos pontos "polêmicos", como a idéia de que a Catalunya é nação, sobre o uso do catalão de forma preferencial no ensino e na administração regional e outras questões relacionadas à impostos, aeroportos e fronteiras.

A insatisfação catalã com sua união à Espanha é patente. Sequer a vitória da seleção Espanhola foi suficiente para acalmar os ânimos, pelo contrário, a população catalã se dividiu entre os que não deram a mínima e entre os que torciam fervorosamente contra, com raros "espanholistas" apoiando a seleção que, de Espanhola, não tinha nada.

Eram 7 catalães, 3 bascos, um asturiano.... Um total de 14 jogadores não-espanhóis dos 23 convocados. A seleção "espanhola" não passa de um mito.

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que esta multidão se reuniu em Barcelona no dia anterior à final, para protestar contra sua situação frente à Espanha que fica com boa parte dos impostos pagos pelo povo e apenas devolve crise, dívidas e prejuízos.
Voltando ao caso das touradas, a Catalunya não só demonstrou sua força e autonomia, como ainda bateu de frente com os brios nacionalistas espanhóis. A direita faxista, representada pelo PP e pelo pequeno partido de extrema-direita no Parlament, o Ciudadanos/Ciutadans, reclamou da decisão e ameaça correr chorando para a justiça (sic) espanhola. Para estes faxistas, as touradas são um evento cultural espanhol, símbolo da cultura e da identidade espanhola. Talvez até seja, mas é apenas uma razão além para que a Catalunya a proíba.

La extrema derecha y el ultraderechista PP quieren que las corridas de toros sean consideras "fiesta de interés cultural general", de forma que los pueblos del estado español, no tengan capacidad para abolir este tipo de festejos.
El ultraderechista PP ha avanzado que pedirá en el Congreso posfranquista y en el Senado "que se regule por ley" que las corridas de toros sean "fiesta de interés cultural general", de forma que los pueblos del estado español "no tengan capacidad para prohibir" este tipo de festejos taurinos.
Se não vencem na democracia, tentam vencer no tapetão. É a saudade dos tempos de Franco em que simplesmente fuzilavam os discordantes.

Os votos favoráveis ao fim das touradas refletiram bem a divisão entre nacionalistas e espanholistas. Foram 68 votos a favor e 55 contrários.

Os Nacionalistas votaram em peso pela proibição, notadamente a ERC e a ICV, onde TODOS os parlamentares votaram da mesma forma. CiU votou majoritariamente pela proibição e o eterno indeciso e vacilante PSE acabou não apoiando com força a iniciativa.

Enfim, uma vitória para os animais e uma grande vitória para a Catalunya!
------
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

robb disse...

Olha sinceramente NESTE assunto nem ligo para a questão da autonomia catalã, as touradas deveriam ser proibidas no mundo todo - se é que existe outro país além da Espanha que tem isso como algo "cultural". Como se a tortura e morte de um animal à vista de milhares de pessoas tivesse algo a ver com cultura.

Independente disto, parabéns a Catalunha se torna ainda mais bela e nobre agindo assim.

Jo disse...

Boa entrada. Só tenho a corrigir o dado da população da Catalunha, que é superior anda por 6-7 milhões de pessoas.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Jo: 1.6 milhão é a população de Barcelona, foi o que quis dizer!=)

robb: Claro, ambas as vitórias forma importantíssimas. Mas o que quis colocar foi o significado, que vai além da proteção dos animais - e ñ exclúi.

Postar um comentário