quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SPAM eleitoral e Roubo de Dados Sigilosos

Pin It
Receber SPAM eleitoral de candidatos é um lugar comum na política brasileira em época eleitoral. Não importa se incômodo e até ilegal, é sempre a mesma coisa a cada nova eleição.

Pedidos de apoio, de confiança, autopromoção, vitrine de supostas realizações, promessas... Tem de tudo!

Chato, mas normal.

A coisa torna-se pior quando, além do SPAM em si, este ainda vem de um candidato de ideologia diametralmente oposta à sua. A solução mais simples é simplesmente lamentar, descadastrar e denunciar ao Eleitor2010 e, talvez, ao Ministério Público.

Mas o que acontece quando, além de receber o SPAM, do transtorno, ao tentar se descadastrar você descobre que, de alguma maneira, o servidor de SPAMs continha meu nome completo, ligado ao meu e-mail sem que, porém, você jamais tenha disponibilizado abertamente estes dados em conjunto?

De que forma o candidato e sua empresa de SPAM conheceriam meu nome completo (que nunca uso nas redes sociais, mas que não é segredo) e ligaria à minha conta de e-mail particular?

Denunciei o caso ao Eleitor2010:
Recebi SPAM do Candidato a Deputado Estadual Ricardo Salles (DEM-SP) enviado por e-mail sem ser solicitado. Além de ter sido cadastrado em uma lista de e-mails do "Movimento Endireita Brasil" sem saber ou pedir, ao tentar descadastrar percebi que, de alguma forma, o servidor de SPAMs continha meu nome completo, ligado ao meu e-mail, mostrados na mensagem da imagem em anexo "RAPHAEL MUNIZ GARCIA DE SOUZA; (XXXX@terra.com.br), você tem certeza que deseja não receber mais nenhum e-mail de Movimento Endireita Brasil?". Tento compreender como o candidato ou a empresa de marketing direto responsável - zartana - teve acesso a estes dados, senão por meios ilegais.
E, além disto, fui atrás do candidato, no Twitter. Que não me deu nenhuma resposta satisfatória, se limitando a dizer que alguém deve ter cadastrado meu nome em sua mailing. Não, candidato, isto não aconteceu. Não sou de extrema-direita ou compactuo com os ideais do "Endireita Brasil", na verdade, desprezo tal movimento e ideais, e meus amigos sabem disso.

Aliás, nenhum amigo meu, mesmo brincando, cadastraria meu e-mail com meu nome completo. Primeiro porque raros conseguem lembrar do nome completo e, segundo, porque não faria sentido, em uma brincadeira, ir tão longe.

A empresa responsável pelo SPAM (que também me mandou logo depois um SPAM do Beto Richa, e sequer sou eleitor do Paraná, mas desta vez sem mencionar nome completo e e-mail) chama-se Zartana Marketing Direto, de São Paulo, que também usa o nome de Virid Interatividade Digital.
No mercado desde 1996, a Virid Interatividade Digital possui expertise para garantir total integração entre tecnologia e resultados. Atua com foco em email marketing desde 2004 e trabalha ativamente na disseminação das boas práticas na comunicação digital. 
Enviei ao e-mail da empresa (suporte@zartana.com) questionando seus métodos e buscando saber como tiveram acesso aos meus dados e porque me enviaram, sem permissão, SPAM eleitoral:
Recebi do Candidato Ricardo Salles (DEM-SP) um SPAM sem ter pedido, vindo de sua empresa. Mas este não é o maior problema. Ao tentar descadastrar recebi a msg em anexo. Consta meu nome completo e e-mail. Não me lembro de ter dado à sua empresa nem permissão para que me enviasse SPAMS e MUITO MENOS para usarem dados que só poderiam ter sido obtidos de forma ilegal. Exijo saber como a empresa teve acesso ao meu nome completo e ligou ao meu e-mail, ou serei forçado a procurar o Ministério Público para esclarecer o fato.
Grato, Raphael Garcia
E eis a resposta da empresa, que coloca toda a culpa no candidato que, até agora, não me deu mais nenhuma resposta:
Boa tarde Raphael,

Primeiramente, gostaria de esclarecer que a nossa plataforma, Zartana, é utilizada por várias empresas para envios e gestão de email marketing. São empresas de vários segmentos: e-commerce, bancos, editoras, ongs, associações, entre outras. 

Não enviamos as mensagens, nossos clientes são os responsáveis pelos seus envios, porém, nosso trabalho não se limita ao fornecimento da plataforma. Trabalhamos constantemente no aculturamento do mercado e dos nossos parceiros e clientes para promover o uso, com ética, desse meio de comunicação.

Caso algum de nossos clientes esteja fazendo mal uso, enviando mensagens sem permissão, o melhor a fazer é reportar spam, pois dessa forma, a informação chegará até nós e poderemos advertir esse cliente e expor os benefícios de ações de email marketing dentro das boas práticas.
Informo que seu email já foi retirado da base de cadastro do cliente que havia seu email cadastrado e estamos entrando em contato com o mesmo solicitando explicações a respeito deste assunto para tomarmos as devidas providências.

Gostaríamos de contar com sua ajuda para combater a prática de envio de e-mails não-autorizados. Sempre que este tipo de situação ocorrer, por favor entre em contato conosco para que possamos verificar o ocorrido e tomar as providências necessárias.

Desde já agradecemos a compreensão.

At,
Luciane Basto
Data Intelligence
Imagino que a empresa tenha, querendo ou não, responsabilidade pelo e-mail enviado, afinal, passou por seus servidores. Vamos levar isto até o fim.
------