terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os Blogueiros Progressistas, teorias da conspiração e Feminazis: Da "docilidade" à estupidez.

Pin It
Estou de férias, viajando e com pouco acesso, mas não pude deixar de tomar conhecimento do absurdo dos ataques que o Idelber vem sofrendo por ousar criticar os "blogueiros progressistas". Eduardo Guimarães e Rodrigo Vianna resolveram tomar as dores de Luis Nassif, e da pior maneira.

Este é meu ultimo post sobre este caso.

Dizem eles que o Nassif cometeu erros e blablabla, mas logo partem para sua defesa, como se esta fosse a dos Blogueiros Progressistas. Como se a crítica fosse contra o movimento e não contra as atitudes imbecis de um blogueiro inconsequente.

Respeito tanto o Rodrigo quanto o Eduardo. Ambos sabem disso. Já tomamos cerveja várias vezes, conversamos e mesmo que já até tenhamos tido um ou outro desentendimento, penso que existe um profundo respeito entre nós.

-----
Conversei com o Rodrigo ontem, um bom papo. Conseguimos convergir bastante. Meu respeito por ele permanece inabalável. Um blogueiro que sabe discutir e debater.
-----
Posso até discordar de alguns pontos levantados pelo Idelber, mas uma coisa é criticar estes comentários, outra é tentar desqualificá-lo. Outras críticas feitas por ele eu assumo também como minhas. Não à toa que eu e outros criamos a tag #eblog, buscando nos diferenciar e definir como eminentemente de Esquerda - visto que dentro do #BlogProg existem os que não se encaixam no perfil.

O Nassif errou. Ponto. Tanto nos posts, quanto na maneira de agir e nas supostas desculpas. Isto está posto, não se discute. O problema são as tentativas de achar "algo mais" para, então, justificá-lo. Mesmo em parte.

Eu não entendo o porque de tanta defesa do Nassif, mas nenhuma palavra em defesa das feministas atacadas. Nenhum comentário sobre o que reclamam a Lola, a Semíramis... Parece que não existem. O Idelber pode ter deslizado em alguns pontos - especialmente na generalização quanto aos blogueiros progressistas - mas seus pontos mais importantes foram relegados ao segundo plano ou sequer tratados.

Nosso inimigo principal está na direita. Mas mesmo entre nossos "amigos" parece haver os que divergem enormemente. Feminista não tem que ser "dócil", "boazinha". Tem que lutar por seus direitos e ter nosso apoio. Isto é ser de esquerda.

Recomendo a leitura do post do Dandi sobre esta "necessária" docilidade das feministas.

Só posso lamentar o post feito pelo Eduardo contra o Idelber. Se ele fala em unir e não dividir, fez o inverso e atacou um de nossos mais importantes e significativos blogueiros. Tudo isto para defender o Nassif.

Nosso objetivo é, especialmente, o de nos identificar como Esquerda e aos nossos blogs e o de buscar visibilidade, espaço, pois já vimos que não podemos ou devemos depender dos grandes blogs.

Vejam o post do Rogério, do Conexão Brasília Maranhão, em que faz alguns comentários sobre a posição do Idelber. Ilustra bem as críticas que posso colocar contra o que foi dito pelo Idelber.

Mas vejam o respeito e o tratamento. Muito diferente do que alguns vem fazendo.

Quando ao Nassif, não canso de repetir. Não é a primeira vez que ele faz das suas. Já me censurou em seu blog, deletou minha conta do blog, atacou as feministas, fez pouco caso e pediu desculpas visivelmente forçado e sem vontade.

Leiam o excelente post da Lola, também, sobre o caso.

O que mais me impressiona em toda esta confusão é a total e completa ignorância por parte dos que tão cegamente defendem o Nassif do feminismo. e o corporativismo em sequer buscar compreender o ponto crítica em que tocou o Nassif. Não se importam em saber qual o problema, mas em levantar conspirações e em defender "os seus".

Não podemos ter críticas ao termo ou mesmo à forma de organização dos progressistas? Temos de concordar com tudo?

Não podemos criticar a falta de mulheres na entrevista com o Lula?

Tudo isto é dividir, quebrar, separar, "causar?

Pessoalmente penso que não. Atitude péssima estão tendo os que estão passando por cima da decência para abusar de um corporativismo ultrapassado de desnecessário.

Mesmo em suas "desculpas", Nassif apela para os ataques às mal educadas, violentas e grossas feministas.

Ao admitir que errou, coloca "poréns" que fazem das vítimas as algozes. Que as feministas que o "atacaram" são violentas, são intolerantes e etc... Elas deveriam ser dóceis, não?

Mas o que mais me irrita nisto tudo é a posição - ou falta de posição - das feministas ligadas aos progressistas. Caladas. Alguumas, uma ou outra, no máximo tentam contemporizar, e acabam piorando a situação. Ficam entre apoiar, ou ao menos não criticar, a teoria conspiratória anti-progressistas, e defender as feministas e as críticas absurdas contra elas.

É lamentável!

Aliás, crítica qe surgiu logo no início e que permanece: O petismo.

Mas isto é pra outro post. Adianto apenas que muita gente, desde o começo, se sentiu desconfortável em participar pelas louvações à Dilma e ao PT. eu fui mesmo assim e fique decepcionado com algumas demonstrações. Mas dado o momento e as promessas, continuei firme e forte. Mas mesmo hoje, o problema continua. Em breve retornarei ao assunto.

Abaixo copio o texto que postei na caixa de comentários tanto do blog do Rodrigo Vianna quanto no do Eduardo Guimarães.
Alguns pontos: A blogosfera não se resume aos blogueiros progressistas. Os blogueiros progressistas são um grupo dentro desta.

O petismo exacerbado e arraigado nos progressistas afastou e ainda afasta muita gente do movimento, o que é uma pena, mas cada vez mais dou razão aos que tem o pé atrás.

Esta defesa absurda e inconsequente que está sendo feita do Nassif, com ataques inclusive a outro grande blogueiro de esquerda, o Idelber, é vergonhosa, e me faz ter dúvidas dos verdadeiros objetivos deste grupo.

Que eu saiba não é nosso objetivo - ou ao menos não acordamos com isto na fundação - defender de forma cega um de nossos membros. Nassif está errado. Atacou as feministas ou ao menos permitiu o ataque e depois fez pouco caso. E isto precisa ser denunciado e não louvado, assim como aos que o criticam.

Estamos ficando cegos?

Há quem ache que estejamos, nós, os ditos progressistas, além de críticas. Que somos intocáveis. Não, não somos. E críticas são bem vindas. As críticas ao comportamento grotesco do Nassif não são críticas aos progressistas ou a nada do tipo. Não é divisionismo.

A defesa que alguns grandes vem fazendo do Nassif é que suscitou críticas aos progressistas. A inconsequencia e cegueira das defesas e a teoria de conspiração de que querem acabar com o movimento.

As críticas ao nome "progressistas" é antiga e data de ANTES da formação do grupo. E eu mesmo, que estive presente em todo o processo, tenho sérias críticas ao nome e nem por isso quero ou tento "destruir" o grupo!

Estou seriamente temeroso deste processo que entramos, de ataques ao Idelber porque este tem críticas aos progressistas e ao comportamento do Nassif.
E o qe completei em outro post do Eduardo:
Edu, você realmente acha que defender cegamente o Nassif - e nem uma palavra sobre o que pensam as feministas - é o melhor caminho? E além disso ainda descascar o Idelber com comentários depreciativos e uma pesquisa do passado dele? Definir em um post quem é o Idelber?

Você leu as desculpas do Nassif e os comentários de feministas como a Lola e a Semíramis? NAssif não se desculpou. Ele apenas lamentou que existem feministas não dóceis e que, por isso, fooi atacado.

Isso é se desculpar? Ou é apenas posar de vítima e esperar a cavalaria?

Edu, o Nassif não vem errando de hoje. Sim, ele peitou a Veja, ele tem uma história. Mas errou. Foi sexista, foi Machista e permanece tendo este mesmo posicionamento. E não pode ser criticado?

Este corporativismo entre os Blogueiros Progressistas me parece incompreensível. Nós não erramos? Não podemos ser criticados?

Esta cruzada contra o Idelber é vergonhosa.
E, de forma totalmente icompreensível, eis que o Eduardo respondeu ao meu comentário, mas com ataques gratuitos.
Ninguém “atacou” o Idelber, foi ele quem atacou gente que não fez nada para merecer isso. Você participou do Encontro e sabe muito bem que houve uma votação que escolheu o nome “progressistas” e se comprometeu a acatar a escolha, de forma democrática. Enquanto a briga ficou entre você, seus amigos e o Nassif, eu só tentei apaziguar os ânimos. Depois que o Idelber começou a me atacar e aos meus companheiros mentindo descaradamente, dizendo que foi proposital não termos mulheres na entrevista com Lula, quando todos sabem muito bem que Ivana Bentes, Conceição Oliveira, Conceição Lemes e Helena (amigos do presidente) desistiram na última hora – e o Planalto exigiu definição dos nomes uma semana antes da entrevista -, aí eu reagi mesmo. O Nassif pediu desculpas, acho que ele errou, mas pediu e reconheceu o erro. Mas você quer mais. Quer uma mutilação de sua imagem, quer sua execração pública. Nem se ele rastejar aos pés dessa turma não será poupado. Quem lhes deu esse direito? Eu te conheço, moço. E, agora, todos aqueles de quem você puxou o saco até descobrir que não estava adiantando e se revoltar desse jeito.
------