quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O ocaso dos "Comunistas" ou a Surrealpolitik do PCdoB

Pin It
O PCdoB é um partido engraçado. Nele convive um Netinho de Paula, vulgo "espancador de mulheres", com um Protógenes Qureiroz e um Gustavo Petta aqui ou ali. E também com um onipresente Aldo Rebelo, o amigo da Miss Moto-Serra de Ouro.

Só gente boa. Um é um spammer acusado de roubar dados de alunos do ProUni, outro o melhor amigo dos ruralistas e por aí vai... Já o Protógenes dá declarações como: “Seria uma honra suceder o Kassab, uma das melhores administrações da história de SP”. Disse tudo! Oportunismo e falta de noção na mesma frase é coisa pra poucos.
O PCdoB é, ainda, famoso no Movimento Estudantil pela sua tática de fraudes e intimidação através de seu braço "juvenil", a UJS (União da Juventude Socialista).

Tive a oportunidade, aliás, de presenciar tais tentativas de fraudes tanto em Recife (na FIR, quando eu fazia parte do Diretório Acadêmico de RI) quanto em São Paulo (na eleição do ano passado do CA de Direito da PUCSP). Em ambos os casos membros da UJS tentaram roubar urnas, intimidar alunos e, no caso da FIR, chegaram a montar uma chapa-fantasma com alunos do primeiro ano que sequer sabiam o que significava "PCdoB" para conseguir eleger representantes para o congresso da UNE seguinte.
---
Atualização 10/02:
O Hugo Albuquerque, que fez parte do CA de Direito da PUC me corrigiu via Twitter:
"O imbróglio da UJS na PUC foi no Conune de 2009, não na disputa do nosso CA."
---

Em ambos os casos, felizmente, não conseguiram seu intento. Mas o modus operandi, infelizmente disseminado, sempre teve sucesso, daí o domínio perpétuo deste grupo na UNE.

Agora, não satisfeitos com tudo isto, resolveram chutar o balde. Em São Paulo o partido decidiu se aliar com ninguém menos que Gilberto Kassab, notório higienista e cria do Coiso, José "extrema-direita" Serra. Seus métodos para tratar o povo são famosos: Intimidação, porrada, descaso, desrespeito...

Mas, oras, Kassab quer poder e seu partido, o DEM - partido de sustentação da Ditadura que muda de nome mas mantém a ideologia criminosa - está minguando. Nada melhor que, então, fundar outro partido e se aliar com a "esquerda" (se você considerar que um PDT com Paulinho da Força ou um PSB com Chalita e Marcelinho Carioca são "esquerda", apesar da Erundina) para se manter por cima.
Já o PCdoB, cansado de ser o cachorrinho de estimação do PT, sempre do lado do dono, resolveu aproveitar o momento e "esquecer" quem é Kassab. Tudo por poder e cargos de segundo, quiçá terceiro escalão, além da secretaria que vai cuidar dos rios de dinheiro investidos na Copa de 2014. Aí está a razão.

A @cynaramenezes, no Twitter, cunhou o melhor termo para descrever a situação: Surrealpolitik, a "Realpolitik Comunista" (tremendo SIC no "comunista").

Não há termo melhor.

Kassab pode deixar o DEM, mas não pode deixar de ser quem é. E não importa o quanto Protógenes admire a figura - ou apenas esteja querendo uma boquinha:
“Seria uma honra suceder o Kassab, uma das melhores administrações da história de SP”
 E o malabarismo da direção municipal do PCdoB não ajuda.

"A decisão partiu do convite feito pelo prefeito e leva em conta o contexto debatido da movimentação política dele, em direção à base de apoio do governo Dilma (Rousseff)", explica Wander Geraldo da Silva, presidente do diretório municipal
O que será que sua militância canina irá dizer ou fazer agora? Lembro que, quando a questão era apenas especulação - ainda que a aliança do Aldo Rebelo com o DEM não seja - critiquei a possibilidade e militantes do PCdoB, ao invés de simplesmente esclarecerem a questão, se limitaram a me atacar, chamar de McCarthy e de caçador de comunistas... Engraçado, a falta de argumentos é sintomática.
 Enfim, o PCdoB oficialmente morreu, ainda que alguns digam o contrário, como por exemplo, Paulo Victor Gomes, do diretório do PCdoB em Goiás:
A ñ ser q Kassab tenha renascido com outro espírito,progressista,acho equívoco a decisão do PCdoB local de participar de sua administração.
Pois é, o Kassab é o mesmo, mas o partido deve ser o PDB, Partido da Democracia Brasileira! Um partido filhote da Ditadura defendendo a democracia! Fundado exclusivamente para que ele e diversos parlamentares não percam o cargo ao mudar de partido - é permitido sair de um partido para fundar outro sem a perda do mandato -, ele já nasce a cara da "democracia" brasileira: Na base do jeitinho, da brecha na lei.

A política brasileira dá cada vez mais mostras de que está doente, talvez de forma incurável.

Nasce então um partido sem ideologia, apenas interessado em poder, que tem José Serra como patrono e mentor intelectual (do crime) e cuja cria comandará a legenda - já que não comanda São Paulo, ou ao menos não se importa - e, desde já com o PCdoB como aliado. Quem poderia imaginar isto...? Como o PDB não tem o objetivo de ser efetivamente um partido, mas uma ponte, quem aposta na fusão dos ex-Demos com o PCdoB?



Estou ansioso para ver os comentários de alguns "blogueiros progressistas" sobre o caso.

------