domingo, 10 de julho de 2011

MRSP: Movimento Separatista ou simplesmente imbecis?

Pin It
Engraçado, eu fiquei sabendo do "protesto", ou mesmo comemoração dos membros (se forem 30 é quase formação de quadrilha e, pros padrões desse povo, uma multidão) do MRSP, o glorioso Movimento República de São Paulo e pensei em ir, mas bem a tempo lembrei que tinha coisa mais importante pra fazer na vida do que registrar um ato pífio e sem sentido de um grupo que não só não tem ideologia como nem deve saber o que isto significa.

Racistas, carregados de preconceito contra nordestinos e qualquer outro brasileiro (que eles consideram "imigrantes" de forma pejorativa), apenas talvez com exceção dos camaradas de extrema-direita, ou mesmo neonazistas, de movimentos separatistas e supremacistas do Rio Grande do Sul, são um grupo vazio, cuja existência se deve apenas a uma visão deturpada do que foi a "Revolução" de 1932, em que São Paulo chegou a passar fome quando tentou se revoltar contra Getúlio Vargas.

Se bem que, pouco importa que visão tenham de 32, ou mesmo se é totalmente deturpada (já que em se tratando de história, podemos ter várias visões sobre um mesmo acontecimento), a verdade é que suas reivindicações são frouxas, mesmo ridículas.

Fico me perguntando quais as diferenças entre os paulistas e os demais brasileiros que sejam significativos o suficiente para exigir uma separação. Seria cultural? Religiosa? Linguística? Ou é apenas um reflexo do ódio que alguns sentem contra os nordestinos que vieram em massa para cá ao longo dos anos ajudar a construir a cidade, mas sempre foram marginalizados e empurrados para as periferias, como se fossem lixo?

Ou talvez seja a forma pela qual parte de uma elite racista (que normalmente se esconde e deixa apenas os mais incapazes participar dos movimentos mais visíveis) encontrou para expulsar os indesejáveis de sue "país"?

E, ainda, pode ser a forma encontrada de reclamar que São Paulo é rica e não tem que sustentar o Brasil (não que isto seja uma verdade, obviamente).

As razões, enfim, se limitam ao preconceito e... ao preconceito. E a noções deturpadas socio-políticas.

Vejam os "princípios" do grupo:
- Restaurar São Paulo em aspectos culturais
- Promover a identidade do povo Paulista
- Valorizar Patrimônios Históricos
- Resgatar o Orgulho de ser Paulista
- Lutar pela autonomia legislativa e tributária de São Paulo
- Defender o ideal da independência do Estado de São Paulo, pacífica e democraticamente, através da forma plebiscitária

O primeiro ponto define. Restaurar a cultura de São Paulo ao tempo "pré-Nordestinos", quando havia, talvez, Bandeirantes assassinos dizimando índios (um tipo muito estranho de "herói" tem esse estado)...  Mas me pergunto, vão devolver o suor e o sangue dos imigrantes explorados (especialmente, mas não só, do nordeste) que ajudaram a construir São Paulo e transformá-lo no que ele é hoje?

Me pergunto, aliás, o que vem a ser esta "identidade do povo paulista"... Vão voltar a falar Nhengatu? E me pergunto o que seria resgatar o "Orgulho de ser Nazista, ops, Alemão, ops Paulista".


Aliás, cabe lembrar que, quem me conhece sabe minha posição em relação a movimentos separatistas. Sou próximo do movimento nacionalista basco, tenho enorme simpatia pelo catalão e galego e dou meu apoio a outros de igual importância pelo mundo, como o corso, palestino, tâmil e etc, mas o movimento paulista não difere só em tamanho destes, mas em substância.

Não há um único elemento que não seja racista ou supremacista para se defender a independência de um estado que não tem nenhuma diferença significativa do resto do Brasil, tampouco uma história separada além de um episódio/aventura ridículo(a) em 1932 que sequer é consenso quando toca na idéia da independência.

Mas na verdade a idéia deste post nem era a de me alongar tanto na tentativa de descrever tal grupo, mas tão somente atentar para um detalhe que denunciar a capacidade de seus membros de raciocinar.

Reparem na foto abaixo, umas das piadas-pronta que encontrei no G1 (que dá visibilidade a este tipo de piada, mas esconde manifestações legítimas e sérias:
Alguém me explica porque um movimento SEPARATISTA, que quer SEPARAR São Paulo do Brasil usa bandeiras que contem o mapa... do Brasil!???

Sim, a bandeira de São Paulo, hoje, tem um mapa do Brasil como símbolo nada menos que focal e me pergunto porque os gênios do MRSP sequer tiveram o trabalho de, não sei, resgatar a bandeira de 1932?

Eita, não dá, ela TAMBÉM tem, ou tinha, o mapa do Brasil, vide a primeira imagem do post... Ah, mas tem explicação, é pra simbolizar a herança histórica... Mas... Se tem herança histórica ao ponto de homenagear e ter orgulho, pra que separar?

Vergonha alheia é pouco pra descrever esse povo.
------